Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

domingo, 21 de agosto de 2011

Fisioterapia 151º dia (19 - 08 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Esta semana de fisioterapia foi mais pequena, só tive fisioterapia duas vezes por causa do feriado, por isso hoje tive de aproveitar bem o dia, trabalhei bastante, fiz exercícios novos que foram muito puxados, mas que me iram ajudar a melhorar a minha marcha.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, hoje já puxei mais um pouco, meti a resistência nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas a um bom ritmo, a seguir agarrei numa canadiana, levantei-me e fui até ao pátio, a terapeuta tinha feito um circuito com os pinos e eu fiz-o duas vezes, depois fui até ao corredor grande, larguei a canadiana e estive por ali a andar sem apoios durante algum tempo, tive sempre a preocupação de tentar fazer os movimentos naturais com os braços, mas no início não foi nada fácil, passado um bocado agarrei na canadiana e fui até ao ginásio, ao chegar lá a terapeuta disse-me para ir até às barras e estivemos a fazer vários exercícios, no primeiro fui mandando a bola contra a parede e segurava-a de seguida, se estiver nas barras este exercício já começa a ser simples, de seguida a terapeuta disse-me para me virar para ela e fomos passando a bola um para o outro, fizemos passes de frente, de lado, por cima como se estivesse a fazer um lançamento no futebol, também fizemos passes com a bola a bater no chão, fomos sempre variando esse tipo de passes para que os meus movimentos para lançar a bola, segura-la e me equilibrar fossem bastante diversificados, a seguir fizemos outros exercícios novos e bastante complicados, juntei as duas próteses o máximo que conseguia, depois tinha de dar um pequeno passo para a frente (5 a 10cm centímetros) e a seguir voltava à posição inicial, tentando afastar as próteses o mínimo possível, para a frente se o passo fosse muito pequeno eu conseguia, mas para trás era muito difícil, raramente consegui sem me apoiar nas barras, o objectivo deste exercício é tentar fechar mais as próteses quando ando, de seguida fizemos mais dois exercícios muito cansativos, a terapeuta foi buscar um elástico e prendeu-o na próteses esquerda e nas barras, depois tive de abrir e fechar a perna, o esforço era bastante grande, mas fui conseguindo, a seguir virei-me de frente e tive de avançar e recuar a próteses, dando um passo em frente, o elástico fazia bastante força e no fim estava bastante cansado, quando acabei esses exercícios a terapeuta disse-me para sair das barras e fomos dar uma volta sem canadianas, saímos do ginásio virámos à direita e fomos andando pelos corredores, por vezes ela dizia-me para começar a andar mais depressa e para parar, fomos fazendo isso várias vezes até ao fundo do corredor grande, depois fizemos o caminho para o ginásio a fazer o mesmo exercício, quando chegámos ao ginásio voltei para as barras, desta vez para treinar o equilíbrio em cima da tábua de Freeman e fiquei por ali até ao fim do treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito cansativo e com exercícios novos que me vão ajudar bastante no futuro. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...