Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 11º dia (10 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje foi o dia em que mais "brincamos" na fisioterapia e foi um dia muito preenchido.

Para o início do treino os terapeutas tinham algo preparado, um jogo com várias bolas, as mais pequenas de borracha em que algumas tinham picos que nos ajudam a segura-las e existiam duas bolas pesadas, uma de 2kg e a outra de 5kg. Eu fiquei no standing mas sem os vários apoios existentes nele, estava solto mas lá dentro para evitar cair, havia outros amputados que tinham as ortopróteses colocadas e também os terapeutas, o jogo consistia em passarmos aleatoriamente as bolas uns para os outros mantendo o equilíbrio, com isso ia-mos fazendo a rotação do corpo e transferências de peso para apanhar as bolas, começamos com as mais pequenas e terminamos com a de 5kg, ao fim de um bocado já passava-mos a bola muito rapidamente o que significava que já não nos estávamos a preocupar tanto com o equilíbrio e estávamos mais confiantes, foi muito bom para todos e conseguimos atingir os objectivos para os quais se destinava o jogo.

Depois do jogo estive a andar no corredor com o terapeuta, ele foi insistindo comigo no tamanho dos passos mas sobretudo em avançar as canadianas de forma idêntica, tenho sempre a tendência de avançar mais a canadiana direita do que a esquerda, por isso estivemos a tentar corrigir esse aspecto, fui andando pelo corredor e também andei num piso irregular de calçada que existe no hospital, embora andasse mais devagar consigui sem problemas.

Hoje foi possível voltar a treinar na rampa, o piso não estava escorregadio e por isso foi possível tentar subir, na última vez subi com uma mão no corrimão e a outra na canadiana, hoje já subi só com as canadianas e embora os passos fossem muito pequenos consegui subir, lá em cima aproveitamos para ir experimentar outras escadas, eram só três degraus mas muito mais largos e difíceis, não tinha o mesmo tipo de apoio e tive de estudar várias formas para as subir, quando encontrei a que me dava mais confiança tentei, à media que fui subindo o meu apoio do lado direito (apoio fixo) ia ficando mais baixo, isso aumentava as dificuldades mas consegui subir tudo, no entanto custou-me muito subir o último degrau. Descer ainda foi pior, não conseguia chegar com a mão ao apoio fixo e sem ele ainda não sou capaz, por isso o terapeuta decidi-o sentar-se e dessa forma eu já conseguia apoiar a mão na perna dele, era um apoio muito instável e foi muito difícil mas acabei por conseguir, nos outros degraus já me podia apoiar, o que tornou o resto mais simples, depois das escadas tinha de descer a rampa, tentei desce-la com as duas canadianas, embora tivesse a noção de que ainda não consigo decidi arriscar nos primeiros centímetros, até desci mais do que estava à espera, no entanto quando a inclinação aumentou agarrei-me ao corrimão e desci o resto sempre agarrado a ele, ainda assim já me senti mais confiante do que da última vez que tinha ido à rampa.

De volta ao ginásio só me faltava uma coisa que ainda não tinha conseguido, era sentar-me sozinho na cadeira, ontem apercebi-me que se agarra-se a cadeira com a mãe esquerda era mais fácil destrancar o joelho direito, tentei fazer isso e consegui mas sentei-me ainda de uma forma um pouco brusca, tenho de melhorar esse aspecto.

Foi um dia recheado, acabei já muito cansado mas com um sentimento de dever cumprido, nunca desisti e embora algumas das situações fossem muito complicadas acabei por conseguir ultrapassa-las.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

3 comentários:

Cristina Sousa disse...

Muito bem!!!mais uma etapa ultrapassada.Em todas as"coisas" e passos da tua vida,há algo de maravilhoso para descobrires e desfrutares!Tens um coração alagado de esperanças,mesmo que continues a falar um pouco dos teus medos...
Lembra-te que em todos os momentos da vida,mesmo que sombras vejas,vai estar num lugar qualquer próximo de ti, uma luz a iluminar o paço seguinte e um dia chegará o momento em que estás preparado.
A ansiedade por vezes é muita e pode-se tornar inemiga da pressa.Importa que te sintas bem com o trabalho efectuado,não és de ficar de braços cruzados nem (sentado) há espera do beneficio.
Só tens de continuar a tua luta diária,para te sentires com o "dever comprido".
Grande Amigo:Tudo de Bom e muita Sorte! Beijinho.
Cristina Sousa.

Anónimo disse...

Muito bem!
Beijinhos

Natalia disse...

Amigo, sinto questás a ser mt corajoso e, tudo vai acontecendo na tua vida. Os medos são próprios de todos nós, por isso vamos perdendo isso agindo com cautela mas sempre tentando... Tudo aquilo, que hoje fizeste foi mt importante , porque sei bem o que ra rampa.A tua força de vontade vai tendo o seu prémio com o qual me congratulo. Continua o teu caminho com a determinação que te caracteriza. Parabéns e um abraço amigo. Natália

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...