Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 18º dia (21 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje foi o meu último dia de fisioterapia antes do Natal, mas isso não fez com que me desleixa-se do treino.

Comecei o dia nas barras, mas andei lá pouco tempo porque já estava planeado para o início um treino no chão (deitar-me e levantar-me). Ao contrário da última vez que tinha tentado, hoje consegui passar bem para o chão, ainda que com uma mão na marquesa e outra na cadeira, em seguida meti-me de joelhos, foi muito simples e já consegui equilibrar-me muito bem, sem necessitar de estar agarrado, a partir daqui só me faltava levantar, tentei de várias formas, com a ajuda da terapeuta e agarrado ao standing acabei por me conseguir levantar, fazendo força na prótese esquerda e também com os braços,mas precisei de me agarrar à terapeuta e também que ela me ajuda-se a trancar o joelho esquerdo, em seguida tentei descer para o chão, destranquei em primeiro lugar o joelho direito e depois com a ajuda dos braços consegui descer, por fim tinha de me voltar a levantar, fiz o mesmo que anteriormente e já consegui melhor, não precisei de me agarrar tanto à terapeuta mas ainda precisei que ela me ajuda-se a trancar o joelho esquerdo. O esforço é muito grande e acabei cansado.

Voltei a ir sozinho para o corredor, mas como o piso estava um pouco molhado fui com bastante receio, dei os passos com segurança, bastante devagar e certamente não estavam a ser tão certos como têm sido, mas a segurança é muito mais importante e por isso limitei-me a ir com atenção para não cair.

Nas escadas hoje as coisas não correram tão bem, a terapeuta queria que eu subisse sem apoios fixos, eu tentei, esforcei-me mesmo muito mas não consegui, acabei por encostar sempre uma das canadianas à parede e ainda assim o receio não me estava a permitir fazer força na prótese esquerda, ao fazer força o corpo rodava e eu desequilibrava-me e isso tirava-me a confiança, ainda assim fui subindo degrau a degrau, muito lentamente e em alguns com a ajuda da terapeuta, nos últimos encostei as duas canadianas à parede e subi muito bem. A descida foi feita de costas e com as mãos nos corrimões , para treinar os movimentos que tenho de fazer ao subir, ainda que o trabalho do joelho esquerdo seja o oposto, tinha de o destrancar e puxar a prótese direita para trás, consegui com relativa facilidade, na próxima vez tenho de experimentar com pelo menos uma canadiana.

Agora durante uns dias vou estar de férias, por isso desejo a todos um Feliz Natal.
Muito obrigado
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Pelo trabalho e determinação,que tens mostrado ao longo deste período...
Dou-te os meus parabéns!!!
Estives-te muito bem.

Um beijo grande.
Feliz Natal.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...