Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fisioterapia 5º dia (30 - 11 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje o meu dia de fisioterapia com a próteses correu muito bem, fiz mais alguns progressos.

Comecei como habitualmente pelas barras, andei para a frente, de costas costas e para os lados durante algum tempo, andar de lado ajuda bastante nas transferências de peso para um lado e para o outro, felizmente não tenho dificuldade para nenhum dos lados, andar para trás também consigo com alguma facilidade, no entanto com a perna esquerda é um pouco mais difícil, é curioso porque é a perna com a amputação mais reduzida, logo acima do joelho, mas a própria prótese não me dá muita liberdade para puxar a perna para trás, já com o lado direito não tenho qualquer problema e o movimento da anca é suficiente para puxar a prótese para trás. Andar para trás ajuda essencialmente na transferência de peso para trás e para a frente, já que é o mesmo movimento que fazemos ao andar normalmente para a frente.

As escadas hoje correram bem, finalmente consegui fazer o impulso que necessito para subir o degrau, até agora só com ajuda é que conseguia subir, nas últimas duas ou três escadas subi completamente sozinho e já não tive receio por causa do joelho esquerdo, agora já o vou conseguindo trancar sem estar completamente esticado. Ao desce-las tentei fazer o mesmo que ontem, consegui desce-las todas, no entanto hoje não correu tão bem, ontem sentia-me um pouco mais confiante, no último degrau o fisioterapeuta deu-me as duas canadianas para eu descer, mas não me senti nada confiante, estava com muito receio, acabei por descer mas bastante inseguro.

O meu dia de fisioterapia acabou no fim de tirar umas medidas aos braços e ao coto esquerdo, para ver (penso eu) a mobilidade de cada um dos membros, tanto o inferior como os superiores.

Não está a ser uma evolução muito rápida, mas pelo que me dizem tenho conseguido superar todas as expectativas, tenho também tentado fazer uma evolução muito segura e corrigir desde o início todas as más posturas que se vão adquirindo ao longo do tempo e que eu neste último ano agravei bastante ao treinar só com uma ortoprótese.

Muito obrigado por acompanharem a minha evolução.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Muito bem Norberto! Gostei.Em frente é que é o caminho.De certo que vais chegar onde mais queres,não tenho duvidas disso.Amigo muita força!
Beijinho.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...