Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 7º dia (03 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje quando cheguei ao Hospital ainda era cedo, o ginásio ainda não estava aberto e por isso decidi começar logo a andar, levantei-me da cadeira de rodas no corredor com a ajuda do corrimão e de uma canadiana, depois fui andando por lá até o ginásio abrir, nessa altura voltei-me a sentar na cadeira e fui para as barras. Para além de andar nas barras também fiz um novo treino de equilíbrio, eu ficava parado no meio das barras enquanto o fisioterapeuta me passava uma bola, passava para a frente ou para os lados e eu tinha de a agarrar e passar para ele, noutro exercício tinha de rodar a bola por trás das costas ou levantar os braços com a bola e voltar a passa-la para ele, o último exercício com a bola consistia em rodar o corpo e agarrar a bola, o fisioterapeuta nessa altura estava atrás de mim. Foram vários exercícios muito bons e que não só melhoravam o equilíbrio como também me obrigavam a transferir o peso para um ou para o outro lado.

Hoje fui sozinho até às escadas, consegui subir sem dificuldade, já consegui fazer o impulso na perna esquerda e puxar a perna direita para trás, foi uma subida rápida e sem percalços, na descida também correu tudo bem e já vinha a meio quando apareceu o Sr. Paulo Castanheira, técnico da casa ortopédica (Magumbo), ficou impressionado ao ver-me já a subir e a descer as escadas sozinho (diz que sou maluco :) ), só recebi as próteses no dia 18-11-2010 e com apenas 7 treinos na fisioterapia já são enormes os avanços.

De volta ao ginásio tentei-me sentar sozinho na cadeira, com as canadianas e sem o apoio em algo fixo (barras, standing ou corrimão), numa primeira tentativa só foi possível com um ligeiro apoio nas barras, numa segunda tentativa e já com o fisioterapeuta por perto também não consegui, tenho grandes dificuldades em destrancar o joelho direito e com o joelho trancado não é possível sentar-me, é algo que tenho de treinar bastante e tenho a certeza que em pouco tempo vou conseguir.

Muito obrigado a todos pelo vosso apoio.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Norberto,Parabens por este dia!
É muito bom ver-te lutar com toda a determinação.Mais uma vez confirmas o quanto és grande:de coração e sentimentos.Mostras a todos nós,que a "Vida" não terminou naquele dia,apenas começou uma etapa
repleta de novos valores.
Ainda bem que és muito (Maluco)pois assim consegues sempre ultrapassar,cada obstáculo a que te propoêm.Vejo-te vencer sempre com muita ousadia.
"Porque o mundo pertence a quem se atreve." Tudo de muito bom para ti,um beijo grande.

Cristina Sousa

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...