Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 21º dia (31 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje foi o último dia do ano, um dia muito bom na fisioterapia em que fiz coisas novas.

Tal como ontem, comecei a andar nas barras sem as canadianas, apenas apoiado nas mãos de terapeuta, em seguida ela foi-me levando até ao corredor (fui só para o pequeno porque o chão estava molhado), ao chegar lá a terapeuta deixou-me sozinho e sem as canadianas, para eu andar apenas com uma mão no corrimão e sem qualquer apoio do outro lado, consegui para ambos os lados apesar do receio inicial.

Quando a terapeuta voltou não trouxe as canadianas, fui com ela para as escadas e subi até ao primeiro andar utilizando apenas o corrimão do lado direito e uma tábua que existe do lado direito. Foi mais fácil mas subir assim obrigava-me a fazer mais força na prótese esquerda, quando voltar a subir só com as canadianas talvez já consiga fazer a força necessária para não esforçar tanto os braços e me equilibrar melhor. A descida também foi mais simples, mas descer sem as canadianas implica avançar mais a prótese direita, o que não é fácil uma vez que não tenho qualquer alavanca que me ajuda a avançar a prótese.

Depois das escadas aproveitei para descansar um pouco até chegar lá um dos médicos, fui com ele tirar algumas fotos que irão ser usadas num congresso onde vão dar o meu exemplo como sendo um exemplo de sucesso, uma vez que consigo andar com as próteses, calça-las sozinho e a evolução tem sido muito positiva. Tiramos fotos tanto vestido com roupa normal como de calções com elas à mostra para se ter uma noção de como são as duas, também fizemos fotos nas escadas mas para ir até lá e uma vez que o chão estava molhado fui com as minhas mãos nas da terapeuta, já me sinto mais confiante, no regresso a terapeuta deu-me apenas uma das mãos, embora com receio consegui tão bem como no início quando comecei a andar agarrado às duas mãos dela.

Foi um dia muito positivo e deixa-me cheio de esperanças para o ano novo que já chega esta noite.

Muito obrigado a todos, um feliz ano novo.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Norberto,pelo que apresentas-te ao longo deste ano vejo que foi um bom ano na tua recuperação.
Acreditar em algo não o viver é desonesto,e tu sempre acreditas-te na tua luta diária.
Que o próximo ano te traga tudo de muito bom nos teus passos seguintes.Vou estar sempre aqui para te dar uma palavra de conforto, mereces ter os amigos do teu lado.
Desta e sempre Amiga um grande beijo,desejando-te um excelente Ano.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...