Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 19º dia (29 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje regressei à fisioterapia depois das mini-férias de Natal, nas quais fui "obrigado" a treinar na rampa, escadas e no piso completamente irregular que existe lá na aldeia, tive de utilizar todas as técnicas que me ensinaram na fisioterapia, foi muito bom, consegui evoluir mais um pouco e isso notou-se hoje durante a fisioterapia.

Comecei o meu treino fora das barras, levantei-me da cadeira e comecei a andar um pouco no ginásio, em seguida e depois de contar as minhas aventuras nas férias a terapeuta disse-me para irmos às escadas largas, para lá chegar tive de subir a rampa, consegui sem dificuldades. Já nas escadas experimentei subir conforme tinha feito nas férias, hoje a confiança eram muito maior e acabei por conseguir subir todos os degraus usando apenas as canadianas, sinto-me cada vez mais confiante, para descer também voltei a fazer o mesmo que fiz nas férias, só com as canadianas, meto-as no degrau de baixo, dobro ligeiramente o joelho esquerdo e coloco a prótese direita no degraus de baixo, em seguida desço a prótese esquerda, faço isso sucessivamente em todos os degraus até ao fundo das escadas. Ao voltar para o ginásio ainda precisava de descer a rampa, eu queria descer agarrado ao corrimão por causa do piso estar molhado, mas a terapeuta não deixou e tive de descer pelo meio, desci muito devagar e consegui descer tudo sem percalços pelo meio.

De volta ao ginásio andamos todos a treinar o equilíbrio usando as bolas e passando-a de uns para os outros, no início sentados e fazendo-a rodar à volta do corpo e em seguida passava-mo-la para outro, numa fase mais avançada estávamos todos em pé.

Ainda tive tempo para ir às escadas de madeira do outro ginásio, são umas escadas mais pequenas, num lado com degraus altos no outro baixos e são muito estreitas. Subi pelas baixinhas sem apoiar as canadianas nos corrimões e desci pelas altas sem precisar de me apoiar, nunca tinha conseguido sem me encostar, pois as escadas são muito estreitas. A subida foi feita pelas altas, já foi muito diferente, mais difícil e tive mesmo de apoiar as canadianas nos dois lados, não havia outra solução, por último desci pelas baixinhas e foi muito simples.

Foi assim o meu regresso das mini férias, o treino foi muito preenchido e muito positivo. Obrigado a todos por continuarem a seguir a minha evolução e por todo o apoio que me têm dado.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Norberto fico contente por ver que a fisioterapia te corre muito bem,pois tudo vai em função de todo o esforço que tens tido.
Foi bom andares em vários pisos irregulares,levou-te a aprenderes mais e com melhor perfeição.da minha parte desejo que tudo te corra muito bem! Beijinho.
Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...