Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 16º dia (17 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje acabou a semana de fisioterapia, uma semana de sol em que foi possível treinar sem qualquer limitação relacionada com o piso molhado ou escorregadio, foi também a ultimo dia do estágio do terapeuta Tiago, desde já lhe deixo aqui um enorme agradecimento e lhe digo o que todos pensam, é um excelente profissional, ninguém naquele ginásio tem dúvidas disso e todos lhe desejam as maiores felicidades para o resto do curso e para a vida profissional, muito obrigado.

Comecei o dia a andar no corredor como tenho feito nos últimos dias, já me sinto muito bem a andar sozinho, os passos aos poucos vão ficando semelhantes, tanto no tamanho como na duração de cada um, depois voltei-me a sentar na cadeira sem qualquer apoio fixo, já me consigo sentar bem apesar de ainda demorar um pouco até o fazer.

O treino nas escadas hoje foi repartidas em duas partes:
- Primeiro nas escadas pequenas do ginásio, tentei subi as escadas baixinhas com as canadianas e sem apoio, não foi possível porque são bastante estreitas, depois desci pelas grandes também só com as canadianas, com bastante dificuldade e com apoio no lado direito acabei por as descer, ao subir coloquei uma canadiana no degrau de cima e outra no de baixo, fui conseguindo subir dessa forma embora com apoio nos dois lados, mas como já me sinto um pouco mais confiante sei que é uma boa estratégica para as subir, por último desci as escadas pequenas e correu bem.
- A segunda parte do treino foi nas outras escadas, tentei subir conforme tinha feito nas do ginásio, já se notam algumas melhorias, pois consegui subir apenas com uma das canadianas apoiadas na parede, ainda assim a meio das escadas acabei por me desequilibrar para a frente e tive mesmo de meter as mãos no chão, mas esse percalço não me impediu de continuar, subi até ao cimo e desci com as duas canadianas, tentei descer todos os degraus sem me agarrar ao corrimão, mas nuns degraus tive de usar uma pequena ajuda com o corrimão e noutros encostei-me ligeiramente à parede, ainda assim no meio consegui descer um sem me agarrar no corrimão e sem me encostar na parede usando apenas as canadianas, a evolução já é significativa em relação aos primeiros dias.

A rampa correu muito bem, subi muito bem e os passos já são maiores, também consegui descer só com as canadianas e num tempo muito menor, já não fiz tanta força com os braços e por isso não fiquei tão cansado.

No fim do treino e para a despedida do terapeuta Tiago, fui para as barras e tentei andar sem canadianas, como é normal ainda não consegui, no entanto agarrando as mãos dele eu já consegui andar, o apoio nas mãos dele chegou a ser bastante reduzido o que é um excelente sinal, só preciso mesmo de aumentar a confiança para conseguir andar sem qualquer apoio.

Muito obrigado a todos
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Norberto:de dia para dia estás a evuluir bastante na tua luta diária,tens estádo muito bem!
Continua com essa grande vontade de venceres na vida.nada nem ninguem te vai parar,porque tu és um vencedor.
Desta tua amiga,um grande beijo.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...