Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 15º dia (16 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Felizmente o céu tem estado limpo e por isso tem sido possível treinar em todos os lados, ginásio, corredor, escadas e rampa, tendo um treino completo as evoluções são mais significativas.

Hoje estive pouco tempo nas barras, já me sinto bastante confiante a andar e por isso prefiro deixar um pouco de lado o aquecimento nas barras e andar pelo corredor, mais uma vez andei até ao fundo do corredor e voltei para o ginásio, correu bem a minha caminhada e já foi mais rápida.

Tentei subir as escadas sem recorrer muito ao apoio lateral nas duas paredes, mas é complicado porque são estreitas, ainda assim reduzi a força nos braços para fazer mais força com a prótese esquerda, senti-me bem e por vezes o apoio lateral era bem menor. A descida voltou a correr bem como ontem, desci de uma forma segura, consegui transferir bem o peso para a prótese direita e assim destrancar o joelho esquerdo facilmente.

Voltei a treinar na rampa, consegui subir um pouco mais rápido e só com as canadianas, não preciso de subir encostado a uma parede ou mesmo ao corrimão, vou pelo meio da rampa, quando cheguei lá em cima tinha um objectivo em mente para a descida, passar só com as canadianas umas marcas amarelas que existem no chão (para os carros não estacionarem), no fim dessas marcas é quando a rampa começa a ficar mais inclinada e eu ainda não tinha conseguido, por isso hoje tinha esse objectivo, comecei a minha descida muito devagar, os meus passos nem chegam a ultrapassar o outro pé, o receio de cair é muito grande e ainda não é fácil transferir o peso para o lado direito, também faço muita força nas canadianas, mas lá fui andando aos poucos e não só passei as marcas como consegui descer a rampa toda, sempre só com as canadianas, apenas tive um percalço pelo meio, não estava a conseguir passar o peso para o lado direito e destrancar o joelho esquerdo, quando cheguei ao fundo a inclinação já era menor e por isso já parecia que estava a andar a direito, esta descida demorou cerca de 10 minutos, mas aos poucos tenho a certeza que vou ser mais rápido.

Já no ginásio tentei-me sentar na cadeira sozinho, hoje foi a primeira vez que consegui de uma forma suave, os médicos dizem que tenho tido uma boa evolução, principalmente nestes dias sem chuva em que posso treinar em todos os lados.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

2 comentários:

Cristina Sousa disse...

Norberto,estás muito bem gosto de te ver com esse optimismo!!!
Aos pouco vão-se vendo os teus progressos... em cada etapa a que te propões,continuação de bom trabalho.
Beijinho.
Cristina Sousa.

Peter Guttridge disse...

It is nice to see that you are still making good progress. I hope you have a really good Christmas and that next year will be a very good one for you.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...