Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 14º dia (15 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje está um dia muito bonito, o céu limpo e o chão está seco por isso já pude ir treinar em todos os lados, acabou por ser um dia bastante preenchido e com experiências novas.

Comecei por andar no corredor antes do ginásio abrir, fiz o corredor todo para os dois lados, consegui controlar melhor o avanço da canadiana esquerda, permitindo dessa forma andar a direito, sem o corpo rodado para o lado direito.

No ginásio começou a minha primeira experiência, tinha de passar da cadeira para o chão e depois levantar-me. Consegui passar bem da cadeira para o chão, em seguida e com algum esforço meti-me de joelhos, por fim só me faltava levantar, mas aí começaram os problemas e acabei por não conseguir, ainda não sei qual é a melhor forma de o fazer e também ainda não tenho o equilíbrio e confiança necessários para fazer força na prótese e dessa forma meter-me de pé, uma vez que não foi possível meter-me de pé, passei do chão para a marquesa e fiquei sentado, depois tive de fazer o percurso inverso, passei da marquesa para o chão sem dificuldades e do chão para a cadeira experimentei algumas maneiras, nenhuma delas era muito segura e não estava a conseguir, pensei um pouco e vi qual seria a melhor forma de o fazer, agarrei com as duas mãos na cadeira, uma de cada lado e de costas para ela, aproveitei a força que consigo fazer com a prótese esquerda e levantei-me muito facilmente.

As escadas correram melhor que nunca, subi muito bem e quase sem fazer ajustes no posicionamento, a descida foi muito suave, todos os degraus seguidos e sem grandes paragens, consegui manter o tronco direito e dessa forma destrancar bem o joelho.

Como estava sol pedi para ir à rampa, consegui subir bem a rampa com as duas canadianas, sem qualquer receio e ainda ia na conversa, ao descer tentei mais uma vez só com as canadianas, mas ainda não foi possível, ainda assim já desci mais um bocadinho, mas quando a rampa fica um pouco mais inclinada mete um pouco de receio por isso desço o resto agarrado ao corrimão.

A outra experiência do dia foi ao sentar-me, não na cadeira mas na marquesa, encostei-me à marquesa e pensei em sentar-me dobrando os dois joelhos como fazia antigamente antes do acidente, para isso bastou-me apenas destrancar em primeiro lugar o joelho direito, apoiar bem as canadianas no chão e depois dobrar o joelho esquerdo, foi muito simples agora tenho de experimentar isso na cadeira.

Muito obrigado a todos e desculpem-me por ter feito um texto demasiado longo, mas não queria deixar nada de fora.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Parabens!!!estives-te muito bem.De facto mereces um grande abraço,pelo trabalho efectuado.
Fico muito satisfeita pelos teus progressos.Haverá um momento em que tudo voltará ao normal."Se encontrares um caminho sem obstáculos,pensa que talvez não te leve a lado nenhum".Sei que Amas o que fazes,serás bem sucedido.
Tudo de bom para ti.
Beijo grande.
Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...