Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

domingo, 16 de maio de 2010

Serviços hospitalares

Como utente de um serviço de Saúde Publico, venho prestar algumas declarações quanto ao serviço prestado na Medicina Física e Reabilitação do Hospital de S. António dos Capuchos. O serviço para amputados, o que melhor conheço é um dos melhores na prestação dos cuidados necessários.

Sendo uma amputação sempre traumática para quem a sofre, existe uma equipe multidisciplinar que trata o doente, dando-lhe o apoio que necessita conforme a situação.

Uma amputação não escolhe idades e, por isso, encontram-se crianças que, geralmente sofrem de doenças congénitas ou apresentam ausência de membros; nos jovens, que geralmente sofrem acidentes graves; nas pessoas de meia idade sofrendo de acidentes traumáticos e infecções crónicas e os idosos que sofrem de diabetes com grangena, ou tumores malignos. Por tudo isto nos propomos dizer algo sobre este assunto de que fui protagonista e encontrei companheiros cujas amputações foram resultantes de todas estas situações.

Todos iniciamos com uma consulta de avaliação e onde são receitados os primeiros tratamentos conforme a necessidade, que pode ser proveniente de outras doenças, de que o doente é portador. Geralmente todos são dirigidos para o ginásio onde começam por fazer exercícios de levantamento dos membros inferiores e exercícios de fortalecimento dos membros superiores; seguem-se tratamentos com mangas de aperto para redução dos cotos e em caso de necessidade ultra-sons para inflamacções que existam. Depois, segue-se treino de marcha com ortoproteses e, finalmente massagens com creme e enfaixamento dos cotos. Os tratamentos são efectuados, por terapeutas com especialização especifica e auxiliares que nutrem muito carinho e dedicação pelos doentes, de modo que, já não existe profissional e doente, mas apenas dois amigos cujo trabalho tem a mesma finalidade, que é uma recuperação o mais completa possível, com mais ou menos duração, no tempo. Diariamente, os médicos visitam os seus doentes, informando-se do seu estado de saúde durante o tempo que estiveram fora do hospital, procurando resolver qualquer situação anormal, nem que seja preciso encaminhar para outros profissionais de saúde, consultas ou exames diagnósticos. Todo este interesse leva o doente a sentir-se bem e a confiar plenamente em quem o acompanha, nestes momentos tão dolorosos para a sua vida.
Quem precisa de transporte também lhe é fornecido pelos serviços hospitalares ou centros de saúde. Ao meu grupo calhou o serviço prestado pela ambulância da Fresénius, cujos tripulantes Luís e Daniel nos deixaram saudades que são para toda a nossa vida, pois a maneira afável de nos tratarem a alegria que nos transmitiam ao longo do percurso feito até ao hospital e na volta para casa nunca poderemos esquecer.

Quando chega a altura do receituário das próteses o tratamento passa a ser outro, pois inicia-se o processo de marcha, com meios auxiliares adequados, andar em passadeiras, subir e descer escadas, subir e descer rampas, caminhar em piso liso e no exterior, a fim de deixar o doente o melhor preparado possível para a vida do novo dia a dia.

Achamos que, em traços largos deixamos descrito, como é o dia a dia de um doente amputado,( de um ou dois membros), nesta Instituição de Saúde Pública da cidade de Lisboa.

Anderson

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...