Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Crónicas da paulito - "Deita cá para fora" (crónica 4)

O sistema de saúde em Portugal é uma autêntica anedota, isto porque, se gastam milhões em coisas sem importância e não se pensa que este dinheiro poderia servir para outras coisas.
Vejam só a festa que foi feita ao Sr. Papa Bento XVI? Nada contra e respeito todos os crentes, agora o que não entendo é o motivo por ser ter gasto quantias exorbitantes para que este senhor visite o nosso país. E paramos só porque ele vem cá? Então esse dinheiro todo não poderia reverter para a reconstituição de algumas unidades de saúde que apresentam inúmeras dificuldades? Pois se estávamos mal, agora estamos bem pior com a quantia que saiu do nosso governo para este evento gigantesco que não lhe encontro qualquer tipo de explicação.
As queixas por parte dos utentes acerca do nosso sistema de saúde são inúmeras, mas são raras as vezes que lhes prestam atenção.
Os médicos fazem o que querem, pois todos nós sabemos o tempo que temos de esperar que eles cheguem e, se decidirem sair a meio de uma consulta eles fazem-no. Não estou a generalizar, apenas a basear-me em situações pessoais e outras que tenho presenciado.
As listas de espera nos hospitais não terminam, não temos médicos, os enfermeiros são poucos e fazem greves atrás de greves, as maternidades fecham, isto são exemplos das inúmeras situações degradantes que se vivem no nosso país. Obrigam assim os utentes a usufruírem de serviços privados caríssimos e que muitos deles não conseguem pagar. Chegam a pedir empréstimos para pagar um direito do cidadão que é o direito à saúde. Isto é normal? Obrigam-nos a pagar o que temos e o que não temos para que tratem de nós?
Há muito para mudar. São necessários mais apoios aos utentes, pois ninguém tem culpa de adoecer ou que lhe aconteça algo e, se somos uma sociedade, devemos apoiar-nos uns aos outros. Logo o nosso governo devia apostar mais na saúde, em apoios psicológicos, físicos, isto é, dar ajuda aos utentes a todos os níveis, especialmente aos mais desfavorecidos. Não devíamos gastar as poucas economias que nos restam em eventos sem utilidade imediata, dar atenção ao que realmente nos faz falta. Se todos ajudarmos, um passo de cada vez fará toda a diferença.
Nunca é demais darmos atenção às necessidades básicas do nosso país.

Celeste Maria Pinheiro Pereira
Licenciada em Ciências da Comunicação
A frequentar o II ciclo de estudos em Ciências da Comunicação UTAD

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...