Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 20 de abril de 2010

Crónicas da paulito - "Deita cá para fora" (crónica 1)

Depois de várias semanas de árduo trabalho, conseguimos atinguir o nosso principal objectivo - levar o "Biamputado" e a sua história a boca de muita gente. No entanto, o nosso trabalho não termina aqui, queremos que cada vez mais e mais pessoas conhecam a história do Norberto e a divulgem e que este exemplo de vida seja uma força para aquelas que passam pelos mesmos problemas.
Ao contactar directamente com outros casos de biamputação cresci enquanto ser humano. Inicialmente não fazia ideia que tanta gente passa-se por este flagelo e isso assustou-me. Mas passa. Seja devido a acidentes rodoviários ou qualquer outra razão. Chocou-me e ainda choca, saber que estas pessoas se vêm muitas vezes abandonadas à sua própria sorte. Muitas ficam impedidas de trabalhar e com a bola de neve do seguro nas mãos - o estado português deixa-os desta forma "orgulhosamente sós". E apesar de tudo isto, ainda existem pessoas com força suficiente para continuar a sua batalha diária e acredito que um dia ainda vão ganhar a guerra da vida. É por isso que sou tão tua amiga Norberto. Viste a areia correr-te por entre os dedos e nunca fraquejas-te e mais do que cada um de nós, os ditos "normais" sabes o que o valor da vida vale. Simplesmente estas pessoas não desistem porque disistir nunca foi a sua palavra de ordem. E agora vamos reflectir acerca de nós: temos uma vida normal, temos trabalho, temos saúde, temos amigos, temos um carro, temos uma familía...enfim temos tudo para ser felizes. Mas para nós há sempre alguma coisa que fica a faltar, somos insaciavéis...Estranho, incompreensível e difícil de explicar.
Provavelmente cada um de nós deveria passar pelo menos cinco minutos de biamputação e talvez conseguisse reflectir acerca de tudo isto.
Moral da história: vamos pensar pois a insegurança de hoje pode ser a certeza de amanhã e vice-versa...
Ontem assustei-me. Mas hoje tenho a certeza que estou neste projecto para vencer. Porque se fosse comigo também gostava que me ajudassem. E tu? Vais ignorar?


Olinda Guedes Tuna, Licenciada em Ciências da Comunicação, Mestre em Relações públicas e publicidade

1 comentário:

Marisa R. disse...

De facto não dá para taparmos os olhos e fingirmos que está tudo bem à nossa volta... Há inúmeras situações que deveriam ser urgentemente alteradas! As pessoas que se deparam com este tipo de problema e que as limita na sua vida não deviam ser esquecidas pelo Estado, deviam ser amparadas, bem tratadas, deviam ser-lhes dadas todas as possibilidades de recuperação para que um dia possam ter uma vida "normal", quero com isto dizer que lhes fossem dadas ferramentas para um dia puderem ser independentes, realizar as suas tarefas diárias!
Mas para isso, mais do que se apontar o dedo ao Estado, temos que apontar o dedo a nós mesmos! É preciso mudar mentalidades acima de tudo! Ainda há pouco tempo vi uma peça em que que uma menina que vivia num prédio, não sei de quantos andares, e que se deslocava numa cadeira de rodas tinha que o fazer pela garagem, isto porque os responsãveis pelo prédio referiam ser anti-estética a colocação uma rampa no edifício! Mas que loucura é esta??? Que sociedade é esta em que vivemos??? É urgente nós começarmos a mudar essa realidade no nosso dia-a-dia! Um exemplo disso é este blog, onde vocês expõem estes problemas e sensibilizam as pessoas para ajudarem!
Há muita coisa a mudar de facto, a nossa maneira de pensar, a nossa maneira de agir, e a luta por uma sociedade mais justa e por um Estado que ajude as pessoas que verdadeiramente necessitam e não pessoas que sem problemas de saúde ficam em casa sem fazer nada e com um vencimento no fim do mês: o rendimento de inserção social!!!
Olhem para quem precisa de ajuda!!!
Parabéns pelo blog e muita força para todos os que passam por situações difíceis na vida!

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...