Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 12 de março de 2010

Um pouco de mim....



Olá a todos, vou contar-vos um pouco da minha história desde o meu acidente.

No dia 29 de Setembro de 2009, eu vinha do trabalho em direcção a casa, faltavam apenas 10 curvas, mas tive a infelicidade de ter apanhado a tinta branca de uma passadeira, nessa altura a roda traseira da mota fugiu totalmente, em seguida voltou a agarrar e a sacudir a traseira para o outro lado, eu saltei do banco agarrado ao volante e acabei por ficar em cima do depósito da mota, com o volante a tremer muito e a fugir para o lado esquerdo da estrada, indo embater nuns pinos de betão que serviam para os carros não estacionarem no passeio.
A minha perna direita ficou logo amputada(desarticulação da anca) pelo volante da mota assim que a roda dianteira bateu no 1 pino de betão, depois a perna esquerda bateu directamente no 3º pino e ficou também amputada, embora esta no inicio apenas abaixo do joelho, no entanto teve de ser cortada acima do joelho, pois o joelho ficou completamente desfeito.
Tive a sorte de ser socorrido por excelentes profissionais, dos quais destaco principalmente a equipa dos Bombeiros Voluntários de Camarate, também estiveram no acidente um médico e um enfermeiro da VMER do Hospital de São José. Importa lembrar que durante todo este tempo estive consciente e felizmente sem dores.
Quando cheguei ao Hospital já tinha o Bloco Operatório preparado para me receber, a operação durou 6 horas.
Contra todas os prognósticos dos médicos(na melhor das hipóteses cerca de um mês e meio a dois meses só nos Cuidados Intensivos), estive apenas 7 dias nos Cuidados Intensivos e cerca de um mês na Infermaria, ao certo desde o dia 29\09\2009 até ao dia 05\11\2009.
Neste momento faço fisioterapia no Hospital dos Capuchos, onde sou acompanhado por uma equipa excelente composta por médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicóloga. Os resultados têm sido excelentes como poderão confirmar nos videos que se encontram aqui no blog.

Norberto Mourão

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
A partida sou muito suspeita por comentar este post...tocou-me...tinha a noção que teria sido um acidente terrível, mas não nesta escala. Impressiona-me que a vida se desvaneça assim tão rapidamente. Hoje o mundo pertence-me, e amanhã sou pó e nada....é bum orgulho muito grande para mim participar nesta iniciativa e farei de tudo para fazer a diferença. Muitas vezes dizemos que somos amigo deste ou daquele, mas quando este ou aquele precisam de nós, não somos capazes de fazer nada para osajudar....hoje, tal como tu, tento fazer a diferença no meio daqueles que nada fazem....Boa sorte...o mundo é teu...abraça-o! Friends for life!

Sara Lima disse...

Bem é impossivel esta historia nao sensibilizar as pessoas... Estas pessoas sao verdadeiros exemplos a seguir! É fantastico ver a força e coragem que as pessoas que sofrem este tipo de acidentes têm para continuar com a sua vida!

Mas tem de ser mesmo assim... Têm de acreditar que se estão vivos é porque tinha de ser assim. E se estão vivos só têm de agradecer e viver da melhor forma possivel!

Muita força para estas pessoas, e em particular para este caso! As maiores felicidades e coragem pra continuar com essa luta!

Bruno disse...

dura pa quem tem duas pernas entao pa ti deve ser ainda mais mas agora ves quem sao os teus verdadeiros amigos. todas as pessoas devem apoiar e sem penas nem descriminação como ha.

Bruno disse...

e admiro a tua coragem e optimismo quem me dera ter metade da tua coragem para vivr a vida sem tristezas, força e espero q xejas muit feliz

Unknown disse...

ola norberto
quero aqui deixar uma mensagem de esperança e força para a tua recuperaçao.
no dia do teu acidente ficamos muito abalados pela tua gravidade e tentamos o melhor pra te socorrer e a prova que deus existe es tu pela capacidade de reaçao e força de vontade a voltar a vida normal eu e em nome de TODOS os bombeiros de camarate desejamos as rapidas melhoras e que possas ir a pesca comigo brevemente.
um grande abraço e força nas canetas...
Diogo Ferreira
Bombeiro de 3ª classe

Anónimo disse...

Ola Norberto
Eu sou Carla uma desconhecida para ti mas amiga de muitos bombeiros ce Camarate, desde do o acidente que tenho acompanhado a tua historia (por parte do Diogo) sempre que ele te acompanha a Fisioterapia veem para casa com outro alegria por seres como es...Lutador, Corajoso e acima de todo com vontade de lutar pela vida, é uma vida nova e diferente mas felismente tas bem... Força e Esperança é todo aquilo que eu te desejo Bjs

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...