Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fisioterapia 188º dia (13 - 12 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia muito preenchido, onde fiz muitos exercícios e dei continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, como a pedaleira de braços estava ocupada, assim como as barras, decidi ir até ao degrau do ginásio para o pátio e estive a tentar subir o degrau sem qualquer apoio, no início precisei sempre de dar um pequeno toque na porta, mas depois comecei a dar bem o impulso para subir e consegui sem me apoiar, estive a fazer este exercício durante bastante tempo, depois agarrei na canadiana e comecei a andar aos círculos, subindo e descendo o degraus usando apenas a canadiana, correu muito bem, o último exercício que fiz ali no degrau foi a descer o degrau encostado ao lado direito, descia com a canadiana na mão esquerda e com a mão direita apoiada no aro da porta, já tinha tentado descer desta maneira e não tinha conseguido porque o apoio do lado direito não me dá confiança nenhuma, mas hoje consegui, a seguir fui até ao corredor grande, quando lá cheguei encostei a canadiana e estive a andar sem apoios, fui tendo sempre em atenção o baloiçar dos braços, o tamanho dos passos e fui tentando olhar em frente, percorri o corredor para os dois lados, depois percorri novamente o corredor para os dois lados, mas desta vez a andar aos ziguezagues, a seguir fui até ao fundo do corredor para depois voltar a andar de costas, correu bastante bem e consegui dar bastantes passos seguidos sem me apoiar, entretanto chegou lá a terapeuta e montou um percurso bastante apertado que tive de percorrer a andar aos ziguezagues com a canadiana, na primeira vez tive de andar de frente e nos espaços mais apertados junto às paredes precisei de passar a andar de lado, fiz todo o circuito para os dois lados, a seguir voltei a fazer todo o percurso, mas desta vez para a andar para a frente até à parede do lado direito e a seguir de costas até ao outra parede, sempre sem tocar nelas nem nos objectos do circuito, por último fiz todo o percurso a andar sempre de costas, quando acabei voltei para o ginásio, ao chegar lá a terapeuta disse-me para o atravessar para os dois lados a andar sem apoios, a seguir disse-me para andar de lado, mas nessa altura disse-lhe para se aproximar de mim, preciso de me sentir confiante para conseguir andar assim sem apoios e ainda precisei de me apoiar duas vezes nela, mas só para evitar dar um passo em frente, para finalizar o treino a terapeuta deu-me a canadiana e disse-me para andar o mais rápido que conseguia, é claro que ainda ando bastante devagar, acelerei o máximo que conseguia, a prótese esquerda até avança rápido, no entanto a direita como não tenho coto nenhum é mais difícil, faço o movimento da anca, mas a velocidade é sempre a mesma, atravessei o ginásio três vezes a andar o mais rápido que conseguia, quando acabei já me doía bastante a lombar do lado direito por causa do esforço que fiz para avançar a prótese do lado direito mais depressa, acabei nessa altura o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, com bastantes exercícios, tenho vindo a andar mais só com uma canadiana porque é essa a forma como irei andar na rua, deixando definitivamente uma canadiana quando ando na rua, tal como já faço quando vou para a fisioterapia. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

1 comentário:

Anónimo disse...

força amigo... o mais complicado já passou :)

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...