Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Treino com as próteses

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje foi mais um dia de treino com as próteses, ao poucos tenho conseguido evoluir, mas não é fácil.

Tenho de aprender várias movimentos, movimentos esses que são naturais com as "nossas" pernas, mas com as próteses ainda não conseguem ser, estou-me a referir às transferências de peso de uma prótese para a outra, controlar o tamanho dos passos para que sejam semelhantes e também tenho de aprender a fazer os movimentos na diagonal que permitem um andar mais correcto e menos esforçado para além de ajudar nas transferências de peso.
Não tem sido fácil, no entanto, já consigo fazer algumas coisas ,como é o caso das diagonal para o lado esquerdo e respectiva transferência de peso, para o lado direito também já vou conseguindo mas o passo acaba por ser mais pequeno, por isso tenho de rectificar o tamanho do passo do lado esquerdo, pois é mais simples devido a ser uma amputação mais curta, conseguindo dessa forma avançar sem dificuldade com a prótese.

Agora vou actualizando o "Biamputado" todos os dias, a cada dia que passa vão existindo algumas melhorias e novas experiências, algo que não se verificava no passado enquanto só treinava com a ortoprótese, uma vez que cheguei a um patamar que já não era possível evoluir mais.

Muito obrigado a todos os visitantes do "Biamputado"
Norberto Mourão

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Uma manhã bem passada na companhia de outras pessoas com dificuldades em andar.

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

A cada dia que passa a minha confiança vai aumentando. No Sábado fui a um encontro muito interessante com várias pessoas que têm muitas dificuldades em andar, outras não conseguem andar.
Fui convidado para esse encontro para mostrar como é possível andar com as próteses, mas foi arriscado por dois motivos:
- Primeiro porque ainda não tinha andado com as canadianas, à excepção daquele bocadinho em casa na sexta-feira quando trouxe as próteses, andei na rua sozinho, senti-me muito bem.
- Segundo porque andei junto à água da piscina, o piso estava molhado por isso corria o risco de uma das canadianas escorregar, mas o importante foi sem dúvida dar uns passos e dessa forma todos verem que é possível voltar a andar, mostrar a minha força de vontade e coragem para o fazer.

O resto da manhã foi passada já dentre da piscina, numa primeira fase a nadar e depois a fazer umas das coisas que mais prazer me dá, canoagem, andei muito tempo no kayak, andei sozinho, aprendi a controlar melhor a pagaia, também já consigo controlar o Kayak nas curvas assim como em linha recta e felizmente não tenho grandes desequilíbrios, nunca caí na água :)

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O primeiro dia do resto da minha vida

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje, dia 18 de Novembro de 2010 tem sido um dia excelente, o dia em que finalmente recebi as minhas próteses, estou radiante por finalmente as ter recebido e pelo trabalho feito pela casa ortopédica (Magumbo em Lisboa).

Em Setembro começou-se a construção das próteses, foi um processo muito moroso dada a complexidade da minha situação física, recordo que do lado esquerdo perdi a perna acima do joelho (transfémoral) e do lado direito perdi toda a perna (desarticulação da anca), por isso foi necessário fazer um trabalho muito complexo, que ia desde os moldes numa fase inicial até ao movimento das duas próteses depois de terminadas, por forma a não haver uma fricção entre as duas próteses e eu poder movimentar as duas sem mais dificuldades do que aquelas que a minha situação já implicava.

Foi um trabalho que eu acredito que deu muito prazer a todos, a mim porque finalmente recebi as próteses, ao Sr. Paulo Castanheira(Técnico) e toda a equipa dele porque o trabalho foi excelente e correu muito bem e por fim a todos os médicos que me viram hoje pela primeira vez com as próteses e eu dei lá uns passas nas barras.

Este dia não podia acabar melhor sem fazer mais uma das minhas aventuras, até hoje ainda só tinha andado nas barras, tanto na casa ortopédica como hoje no hospital, mas como amanhã não há fisioterapia devido à cimeira da NATO eu precisava de continuar a treinar, só existe uma forma para eu treinar sem ser nas barras do hospital, é treinar com canadianas, por isso decidi trazer as minhas canadianas para casa e assim que cheguei a casa meti-me em pé e comecei a andar com as canadianas (a terapeuta que me desculpe, mas eu não podia ficar parado um fim de semana inteiro :)), correu muito bem para uma primeira vez e sem ser com alguém experiente ao lado.

Muito obrigado a todos os visitantes do "Biamputado"

Norberto Mourão

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Entrevista para o " Esta Jornal"

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Saiu esta semana a entrevista que eu deu a uma amiga minha para o "Esta Jornal", que é um jornal de Abrantes. Nessa entrevista falei um pouco sobre o que me aconteceu, como tem sido a minha evolução e o que pretendo fazer no futuro.

Vejam a entrevista completa e vão acompanhando a minha evolução, prometo ter notícias para muito breve, notícias essas relacionadas com a construção das próteses.

Para lerem a entrevista basta clicarem no título, vai abrir a página do "Esta Jornal"

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

terça-feira, 26 de outubro de 2010

JOÃO SILVA,FOTOGRAFO PORTUGUÊS FERIDO COM UMA MINA NO AFEGANISTÃO

Olá a todos o visitantes do "Biamputado"

Hoje não venho falar sobre mim, venho por causa de uma notícia que me marcou bastante, um trágico acidente com uma mina no Afeganistão ferio com gravidade um fotógrafo português.
"Em África do Sul, o fotógrafo de guerra é conhecido pela sua paixão. Acompanhou todo o período violento do apartheid até à democracia. Agora, João Silva voltou a surpreender. "Aqueles que o conhecem não ficaram surpreendidos ao saber que, durante esta provação, ele continuou a fotografar", disse Bill Keller, editor-executivo do "The New York Times". "O João sofreu ferimentos muito graves nas pernas, entre outras feridas, mas ele é extraordinariamente forte e tem um espírito indomável", acrescentou.

Segundo o diário norte-americano, os médicos conseguiram assistir o repórter segundos depois da explosão. Fizeram torniquetes, administraram-lhe morfina e colocaram-no dentro do helicóptero. João Silva foi operado na base da NATO de Kandahar, tendo depois sido transferido para Cabul, onde o examinaram antes de ser evacuado para o hospital das Forças Armadas Norte-americanas na Alemanha. É a este hospital que chegam muitos feridos de guerra das forças norte-americanas e aliadas.

Esta informação foi retirada do JN

Olhando para tudo o que tenho passado desde o meu acidente, acabo por ter uma percepção do caminha a percorrer por este nosso camarada, vai ser um longo caminho e espero poder ajuda-lo de alguma forma no futuro, nem que seja apenas contando-lhe a minha história e dando-lhe força para que continue, pois a vida não acabou ali, ainda temos muito para viver e para aprender.

Do fundo do meu coração desejo as mais rápidas melhoras ao nosso camarada João Silva.

Muito obrigado a todos
Norberto Mourão

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A fase mais aguardada

Olá a todos os visitante do "Biamputado"

Nestas últimas semanas começou uma das fases mais aguardadas neste percurso até voltar a andar, trata-se da construção das próteses.
Para já pouco posso falar acerca do assunto, mas a minha felicidade é tanta que não consigo guardar só para mim. Neste momento já estão as duas próteses construídas, já experimentei as duas,embora apenas uma de cada vez, ainda não chegou o dia de experimentar as duas ao mesmo tempo, mas penso que o dia já será amanhã, estou muito ansioso.
Tanto a esquerda como a direita encaixam na perfeição, sinto-me muito bem com elas e até sinto que se estivesse com as canadianas já iria conseguir andar. O caminho vai ser muito difícil, as duas próteses vão ter joelhos articulados e a ortoprótese de treino tem o joelho trancado, vai ser muito difícil adaptar-me a eles, assim como controlar os passos dobrando-os, mas vai ser uma fase muito boa, onde vou reaprender a andar e a ter o controlo dos joelhos.

Quando a construção estiver acabada irei colocar aqui no blog algumas fotos das próteses, assim poderão ver como são, também irei meter outras já comigo em cima delas e com uma roupa mais normal, para que possam ver que não irá existir diferença entre o passado e o futuro.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Faz hoje um ano

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje faz um ano que tive o acidente, foi no dia 29\09\2009.

A minha vida mudou radicalmente, foi e ainda está a ser muito complicado, mas felizmente tive os meus amigos e familiares ao meu lado, a darem-me muito apoio e eu fui conseguindo ultrapassar todas as dificuldades que foram aparecendo.
Comecei a fazer fisioterapia, a evolução foi excelente desde o inicio, comecei por fazer exercícios na marquesa, depois meteram-me em pé ao fim de dois dias, foi uma sensação incrível, uma enorme alegria, uns dias depois comecei a dar os primeiros passos, fui sempre conseguindo fazer o que me pediam, a confiança aumentou muito e mesmo quando cheguei a um ponto em que pensava para mim próprio, já não existe mais nada que eu possa fazer, já faço tudo, estava errado, pois, o que pensava ser impossível acabava por se tornar num novo desafio, mais uma vez voltava a conseguir à primeira tentativa, embora fosse com muito medo, mas nunca desisti. Hoje foi mais um dia em que isso voltou a acontecer, desci as escadas sozinho, os meus braços tremiam na primeira escada, não era do esforço, mas sim do medo, do receio de cair, de não conseguir descer, na minha cabeça só me começava a passar um pensamento, desistir e esperar pela fisioterapeuta, mas a persistência acabou por ser maior, mais uma vez não desisti e dei o passo e frente,é certo que demorei mais tempo do que das últimas vezes, mas foi muito mais gratificante.

Obrigado a todos

Norberto Mourão

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Inicio da nova fase

Olá a todos os visitantes do Biamputado

Nestas últimas semanas a minha recuperação tem-se mantido estável, o treino nas escadas tem vindo a progredir aos poucos, a confiança já é muito maior e até já tenho permissão para subir as escadas sozinho, o resto do treino faço muito bem, já ando pelos corredores e pelas rampas do hospital sozinho.

Como diz o título, hoje iniciou-se uma nova fase na minha recuperação, pois bem, hoje fui fazer o molde para a primeira prótese, vai ser a do lado direito, o lado que tem a desarticulação da anca. Uma vez que eu treino todos os dias com uma ortoprótese do lado esquerdo, já estou habituado àquela altura e já tenho equilíbrio, desta forma tornou-se fácil para mim ficar parado e para o Senhor da casa ortopédica fazer o molde para o lado direito. Esta molde irá agora ser preparado, irei ser novamente chamado para experimentar a prótese daqui a cerca de 15 dias, nesse dia também se vai aproveitar para fazer o molde para o lado esquerdo, caso corra tudo como está planeado. A prótese para o lado esquerdo será mais simples, por isso deverá demorar cerca de uma semana.

Quando todo este processo da construção estiver completo irei começar a fazer treino de marcha com as duas próteses, vai ser muito bom para mim, pois irei poder voltar a andar "normalmente", no inicio com bastantes dificuldades, mas irei trabalhar arduamente para conseguir andar bem e sem canadianas, pois esse é o meu objectivo.

Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 15 de junho de 2010

Mais um enorme passo na minha recuperação

Olá a todos os visitantes do Biamputado

Hoje foi um dia muito importante para mim. Já à bastante tempo que andava a fazer o treino nas escadas de madeira, cerca de quatro degraus com um tamanho normal, à medida que o tempo tem vindo a passar tenho também vindo a ganhar mais confiança, foi essa confiança que me levou a pedir hoje à fisioterapeuta para experimentar subir as escadas que vão dar ao primeiro andar, seria impensável e mesmo hoje pensei que não fosse conseguir, uma vez que as escadas têm um rebordo que sai cerca de 1,5cm, esse rebordo prejudica em muito a minha subida, pois é feita sempre com o pé da ortoprótese encostado à escada, o que leva a que o mesmo fique preso nesse rebordo, não passando desta forma para o degrau de cima, a solução que eu encontrei na minha primeira tentativa foi tentar puxar a ortoprótese para trás e posteriormente para cima, felizmente consegui. Já lá em cima eu pensei que fosse subir o outro vão de escadas para depois descer pelo elevador, mas a fisioterapeuta disse-me para dar a volta e descer as escadas, estava com muito receio, olhar lá de cima para o fundo das escadas era mesmo assustador, mesmo para colocar apenas as canadianas no degrau de baixo foi complicado porque estava com muito receio, mas como nunca fui pessoa de desistir, fui em frente e consegui descer as escadas.
foi muito importante tem conseguido subir e descer aquelas escadas, agora já posso dizer que já faço tudo o que os outros amputados de apenas uma perna conseguem fazer, a luta tem sido enorme, tenho conseguido ultrapassar todas as dificuldades e só pretendo parar quando voltar a andar sem canadianas.

Obrigado a todos os visitantes do Biamputado

Norberto Mourão

sábado, 5 de junho de 2010

Mais uma vitória para o Biamputado

Boa tarde;

tal como referido na introdução deste blog, ele é fruto de uma parceria entre Norberto Mourão e Olinda Guedes. Surgiu fruto do trabalho realizado na unidade curricular Laborátorio de Relações públicas e publicidade na UTAD, Vila Real. Depois deste esforço surgiu finalmente a avaliação da respectiva disciplina - 17 valores. É sem dúvida uma vitória para o blog, para os seus visitantese para nós os seus criadores.

Estamos de parabéns Norberto, estamos de parábens.....


Olinda Guedes

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...