Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fisioterapia 128º dia (17 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana, por isso aproveitei para treinar bastante, para isso contribuiu bastante o facto de finalmente pudemos treinar novamente no corredor grande, onde treinei sobretudo a marcha sem canadianas.

Comecei o treino a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência no 4,5 e fiz 1500 pedaladas, ainda ponderei ir até às 2000, mas já havia outros amputados à espera para ir fazer o treino deles na pedaleira, a seguir levantei-me da cadeira e fui andar um pouco para o pátio com uma canadiana, dei por ali umas voltas, fui também até ao corredor e nessa altura estavam a abrir o corredor grande, já estava fechado à cerca de 6 meses por causa de uma obra no edifício do lado, obra essa que tinha fragilizado parte da estrutura daquele corredor, entretanto foi feita uma muralha de segurança e hoje reabriu, não quis ser o primeiro a passar por lá e por isso enquanto outro amputado foi até ao fundo eu fui dar uma volta pelo pátio, atravessei o ginásio e voltei para o início do corredor grande, fui até ao fundo dele e voltei para o início do corredor, nessa altura a terapeuta chegou ao pé de mim, retirou-me a canadiana e disse-me para andar sem apoios, comecei a andar com muito cuidado e apesar de vários desequilíbrios fui conseguindo dar bastantes passos, na única vez que os contei dei mais de 50 seguidos, atravessei o corredor três vezes e parei no fundo, a seguir a terapeuta disse-me para ficar parado e tentar rodar para o lado esquerdo sem tocar na parede ou no corrimão, na primeira tentativa não consegui, mas na segunda consegui dar meia volta, mas quando parei a terapeuta disse-me para continuar a rodar até ficar de frente para ela, o receio era muito grande e quando comecei tive de me apoiar uma vez no corrimão, mas a seguir consegui e fiquei de frente para ela, no entanto quando eu pensava que só precisava de rodar mais um pouco e me apoiar no corrimão ela disse-me para dar a volta para o lado direito, mais uma vez tive algum receio, mas acabou por correr bem e consegui sem me apoiar, depois seguimos em frente e fiz mais uma vez o corredor todo praticamente sem tocar no corrimão, a seguir a terapeuta foi tratar de outros amputados e eu ainda dei mais umas voltas por ali.

Mais tarde voltei para o corredor pequeno e a terapeuta aproveitou para ir comigo às escadas que existem ali, ela disse-me para tentar subir apenas com uma canadiana e sem me apoiar no corrimão, mas eu disse-lhe logo que não é possível, ela disse-me então para tentar meter apenas a prótese esquerda no primeiro degrau, isso eu consegui mas tive de ser muito rápido para me conseguir manter equilibrado, depois disso apoiei-me no corrimão e subi os degraus sem dificuldade nenhuma, para descer também foi muito simples, nessa altura chegou lá o técnico da casa ortopédica (Sr Paulo Castanheira da Magumbo) e esteve-me a fazer um pequeno ajuste no joelho da prótese direita, quando a estava a testar chegou o carro que me ia buscar e tive de acabar por ali o meu treino.

Foi assim o meu treino de hoje, mais uma vez muito produtivo, diversificado e com resultados muito bons. Bom fim-de-semana e muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fisioterapia 127º dia (16 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia muito produtivo, parte do treino foi igual ao de ontem e voltei a fazer algo que já não fazia à algum tempo.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a força no 4,5 e fiz 1500 pedaladas, a seguir levantei-me e fui até ao pátio, desci pelo degrau com as duas canadianas, encostei uma delas e fui para o circuito dos pinos, andei até meio e a terapeuta já não me deixou acabar, disse-me para ir com ela para um lado do pátio treinar o baixar e o levantar do chão só com uma canadiana, fiz o mesmo que tinha feito ontem, mas a terapeuta na descida meteu uma almofado por baixo do meu joelho esquerdo, assim não batia com força no chão e não voltava a furar as calças, a descida acabou por ser muito suave e nem precisava de almofada, já para subir tudo foi diferente, tentei fazer o mesmo que tenho feito, estiquei a prótese esquerda, apoiei a ponta do pé no chão e tentei fazer força contra o chão para depois me levantar, no entanto não foi isso que aconteceu, tentei várias vezes, o pé da prótese esquerda nunca chegou a prender no chão, fui rastejando para trás com os joelhos das duas próteses e numa das vezes bati com o joelho da esquerda com muita força no chão, até lá ficou uma marca azul da tinta das calças, como consequência destas tentativas falhadas fiquei com as calças cheias de pequenos furos (acho que não vou ganhar para calças), só me restava uma solução para me levantar, a ajuda da terapeuta, ela meteu o pé dela encostado ao pé da próteses esquerda, assim já não escorregava e consegui subir, no entanto o pé da prótese ficava em cima do pé da terapeuta, tive de passar todo o peso para o lado direito e retirei a prótese esquerda de cima do pé da terapeuta, depois disso levantei-me normalmente, fomos a seguir para outro lado do pátio treinar o equilíbrio afastado da parede, já à muito tempo que não treinava desta forma, estava muito inseguro e com dificuldade em encontrar um ponto de equilíbrio, quando finalmente consegui a terapeuta foi colocando uma bola em várias posições e eu tinha de lhe tocar, foi complicado mas aos poucos fui conseguindo, a seguir ela foi-me passando a bola, eu para lhe passar a bola tinha de esticar os dois braços e lança-la de cima da cabeça, era muito difícil, estava muito inseguro e uma vez estava mesmo a ver que me desequilibrava para a frente, mas acabei por me conseguir equilibrar, no fim do treino de equilíbrio a terapeuta deu-me a mão para eu andar sem apoios, nos primeiros passos apoiei-me na mão dela, mas aos poucos fui-a largando e atravessei todo o pátio sem me apoiar nela, na outra ponta tentei dar a volta para o lado esquerdo e quase que conseguia, só me faltou mais um passo, seguimos depois até à entrada para o ginásio e raramente toquei na terapeuta, para subir o degrau da entrada para o ginásio apenas me apoiei na porta, depois voltei a andar sem apoios, consegui fazer a curva para o lado esquerdo e fui assim até chegar às barras, nas barras estive pouco tempo a treinar o equilíbrio, estava bastante cansado e fui-me sentar na marquesa, entretanto começou a visita médica e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito intenso e no geral muito positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fisioterapia 126º dia (15 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Assim dá gosto ir à fisioterapia, tive um treino bem diferente do que tenho vindo a fazer, muito produtivo, com novas experiências e com uma enorme conquista.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao corredor, comecei a andar por ali sem apoios e correu muito melhor que ontem, cheguei mesmo a dar vários passos sem qualquer desequilíbrio, entretanto o ginásio abriu e fui para a pedaleira de braços, meti a força nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir a terapeuta disse-me para ir até às barras treinar o equilíbrio na Tábua de Freeman e deu-me uma bola para a ir rodando à volta da cintura, fui conseguindo dar algumas voltas seguidas, depois ela disse-me para me virar para o espelho e para ir mandando a bola contra ele, nunca tinha tentado fazer aquilo antes, estava a ter bastantes desequilíbrios, mas aos poucos fui conseguindo mandar a bola e segura-la, no máximo consegui três vezes seguidas sem me apoiar nas barras, no fim deste treino saí da Tábua de Freeman e ainda com a bola nas mãos tinha de dar um passo em frente, parar e passar a bola à terapeuta, fomos fazendo isso muitas vezes, mas não estava a ser fácil, por isso a terapeuta disse-me para ir andando com a bola na mão mas sem a mandar para ela, tinha na mesma de dar um passo, parar e voltar a dar outro passo, esse exercício já correu melhor, no exercício a seguir tive de me meter de lado, levantar os braços com a bola nas mãos e andar de lado, para o lado esquerdo consegui sem precisar de me apoiar nas barras, já para o lado direito foi muito mais difícil e tive de me agarrar várias vezes nas barras.

Quando acabei o treino nas barras fui fazer outro treino, o de ir para o chão e levantar-me de seguida usando apenas uma canadiana, a terapeuta colocou um tapete de esponja no chão para os meus ténis não escorregarem e eu não me aleijar quando fosse para o chão, estava com algum receio, descer não me estava a parecer nada simples e estava com receio de cair, a única forma que eu vi para conseguir descer era da mesma maneira que consigo apanhar as coisas do chão, colocando a canadiana à frente, a prótese direita um pouco para trás e inclinando-me para a frente até apoiar a mão no chão, a seguir coloquei a outra mão e fui andando com as mãos para a frente até destrancar o joelho esquerdo e descer lentamente, para me levantar fiz o mesmo que faço dentro das barras mas também só usei uma canadiana, levantei-me ali três vezes e depois fui até ao pátio para tentar fazer o mesmo lá no meio, no piso irregular e sem nada por perto, ao chegar lá a terapeuta estava por perto, mas com outro amputado, a intenção era eu fazer tudo sozinho sem ninguém por perto, voltei a fazer o mesmo que tinha feito no ginásio, mas quando destranquei o joelho esquerdo ele acabou por descer mais rapidamente e até fiz dois pequenos furos nas calças, ainda assim correu bem a descida, o chão é que é muito duro, para subir também correu tudo bem e não precisei da ajuda de ninguém, quando fiquei de pé a terapeuta disse-me para meter a canadiana na altura certa (baixei-a um pouco para a descida ser mais simples), mas sem qualquer apoio, eu não estava a conseguir encontrar um ponto de equilíbrio, por isso ela teve de vir para perto de mim e segurar-me ligeiramente, mesmo assim não foi fácil e se demorasse mais algum tempo tinha-me desequilibrado muito, voltámos depois para o ginásio e acabei o meu treino a andar nas barras, sem qualquer apoio e com as mãos nos bolsos.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito produtivo e com experiências novas que são fundamentais para mim. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fisioterapia 125º dia (14 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o dia de regressar à fisioterapia depois dos feriados e do fim-de-semana, a nossa terapeuta também regressou das merecidas férias e por isso o meu treino já foi mais intenso e diversificado.

Comecei por descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, meti a força no 4,5 e fiz 1000 pedaladas, custou-me bastante porque ainda ando cansado de todos os eventos em que participei nestes dias, a seguir levantei-me da cadeira e saí pela porta de acesso ao pátio, levantei uma e estive a andar um pouco com a bengala, esta terapeuta ainda não me tinha visto a andar assim, estive ali pelo pátio, fiz o percurso dos pinos sem problemas e voltei para o ginásio pelos corredores, entretanto a terapeuta disse-me para andar apenas com uma canadiana e para ir andando até à rua, fui até ao fundo da rampa juntamente com outros amputados e esperamos lá por ela, a seguir subi a rampa com a bengala para ela ver como subo, não correu tão bem como nas últimas vezes, seguimos em frente e eu fui apenas com a bengala, foi a primeira vez que andei apenas com a bengala sem uma canadiana levantada na outra mão, mas a terapeuta ia-me a acompanhar, fui assim até uma parte onde tinha de passar no meio dos carros, aí virei a moleta para fazer de canadiana e passei de lado pelo meio dos carros, no primeiro carro passei a andar com a prótese esquerda à frente e depois virei-me ao contrario para ir com a direita à frente, com a direita é muito mais difícil e cansativo, depois de passar pelo meio dos carros chegamos a uma rampa, subi-a sem grandes dificuldades, mas como já não treinar assim à quase três semanas custou-me mais a chegar ao cimo da rampa do que o habitual, para descer correu tudo bem, voltamos depois pelo meio dos carros, tive de andar sempre de lado, aí notou-se mesmo a falta de treino em situações destas, ao chegar depois à rampa para o nosso pavilhão a terapeuta queria que eu descesse sozinho, era algo que eu conseguia fazer, mas hoje disse-lhe para ir ao pé de mim, não me sentia nada seguro, comecei a descer, logo nos primeiros passos o joelho da prótese direita destrancou e eu tive de me apoiar no corrimão, a seguir troquei a canadiana para a mão esquerda e voltou a acontecer o mesmo, acabei por descer a rampa toda apoiado no corrimão, a seguir entrei no pavilhão e a terapeuta disse-me para largar a canadiana, para andar sem apoios, dei dois ou três passos sem problemas, depois desequilibrei-me e apoiei-me no corrimão, voltei a tentar e mais uma vez me desequilibrei, depois de passar a parte do corrimão as coisas ainda pioraram mais e tive de ir até ao ginásio sempre apoiado na mão da terapeuta, já à muito tempo que não me corria tão mal quando tentava andar sem apoios, a falta deste tipo de treino nas últimas semanas fez-me muita falta e isso hoje notou-se claramente, quando cheguei ao ginásio acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, teve momentos em que as coisas correram bem, mas outros que correram bastante mal, agora sei que o meu treino vai ser bem mais intenso e diversificado, por isso já vou mais motivado para a fisioterapia e de certeza que as coisas vão começar a correr muito melhor. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fisioterapia 124º dia (09 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana por causa dos feriados, foi por isso um dia em que aproveitei para fazer um treino ainda mais intenso.

Comecei por descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, meti a força no 4,5 e fiz 1250 pedaladas a um ritmo muito forte, acabei muito cansado e fiquei sentado cerca de 2 minutos a descansar, a seguir levantei-me e fui andar só com a bengala, saí do ginásio e fui até ao pátio, no desnível para o pátio não tive nenhuma dificuldade, dei algumas voltas ali no piso irregular e também no circuito dos pinos que a terapeuta tinha feito, hoje não senti aquele desconforto provocado pela prótese esquerda e por isso pude treinar normalmente, a seguir dei mais uma volta até ao ginásio e regressei de seguida para o pátio, estava a conseguir avançar bem a prótese direita, os passos estavam a ser semelhantes e até estava a andar ligeiramente mais rápido, entretanto voltei para o ginásio para descansar um pouco.

O meu descanso foi nas barras em cima da tábua de Freeman a treinar o equilíbrio, primeiro estando apenas parado e depois com a bola, fui levantando os braços com a bola, rodando para os dois lados e também fui passando a bola à volta da cintura, depois saí das tábua de Freeman e estive a treinar o levantar do chão apenas com uma canadiana, nessa altura o médico chefe estava lá no ginásio e esteve-me a ver a levantar do chão, usei a mesma técnica que tenho usado nos últimos tempos, a terapeuta disse-me que o nome desta técnica é técnica do elefante, levantei-me três vezes e nunca me precisei de apoiar nas barras, para além disso já foi mais fácil manter o equilíbrio assim que fico de pé, agora só preciso de experimentar levantar-me fora das barras, ainda não fiz a experiência porque não é fácil ir para o chão de forma controlada, mas tenho de tentar um dia destes.

No fim do treino nas barras fui até à rampa, ao chegar lá fiquei apenas com a bengala na mão direita e fui fazendo a curva para a começar a subir, no início é complicado por causa do desnível lateral que ela tem, de qualquer forma consegui sem tocar no corrimão, no resto da rampa é mais fácil e acabei por subir sem problemas, para descer meti a canadiana na mão esquerda, até agora nunca tinha conseguido descer com ela na mão esquerda, mas hoje consegui, foi muito difícil e demorei muito tempo, mas nunca me apoiei no corrimão e nenhum dos joelhos destrancou, fiquei bastante satisfeito por ter conseguido sozinho, voltei depois para o ginásio com a bengala e antes que começa-se a visita médica dei mais uma volta até ao pátio e regressei, acabei depois o meu treino no fim da visita médica.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, estive sempre a trabalhar, no tempo que fui descansando aproveitei para fazer outro tipo de treino e consegui pela primeira vez descer a rampa com a canadiana na mão esquerda sem precisar de me apoiar no corrimão. Bom fim-de-semana e muito obrigado.

Norberto Mourão

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fisioterapia 123º dia (08 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a treinar bastante só com a bengala e fui também à rampa, mas a meio foi tendo um pequeno problema que me condicionou o treino.

Cheguei ao hospital muito cedo, por isso fiquei a treinar no corredor enquanto o ginásio não abriu, pousei uma canadiana e estive a andar perto do corrimão sem apoios, já não andava ali à algum tempo, mas estava confiante porque quando ando com a bengala não faço muita força nela, tal como esperava, acabou por correr bastante bem, fiz aquela parte do corredor muitas vezes, não tive problemas em avançar a prótese direita nem em passar à frente da porta, os passos estavam a ser muito parecidos e não cheguei a fazer muitas acelerações provocadas por pequenos desequilíbrios, entretanto o ginásio abriu e eu fui até à pedaleira de braços, meti a força nos 4,5 e fiz 1250 pedaladas, nas últimas 250 acelerei bastante a velocidade e acabei muito cansado, no total foram mais de 15 minutos, depois da pedaleira de braços estive a andar com a bengala, fui até ao pátio pelos corredores e não tive problema nenhum em passar o desnível entre o corredor e o pátio, a seguir dei várias voltas ali no pátio, sempre com a preocupação de avançar bem a prótese direita e fui conseguindo, no entanto comecei a sentir um desconforto provocado pela prótese esquerda, ela estava ligeiramente rodada para fora e magoava-me na parte de trás, entretanto fui até ao ginásio para a rodar, depois de a rodar voltei a dar a volta pelos corredores até ao pátio, mas no piso irregular voltei a sentir o mesmo desconforto, ainda fui rodar a prótese mais uma vez, ficou um pouco melhor mas não estava como desejaria, por isso já não voltei para o pátio e fui até à rampa para a subir só com a bengala, consegui subi-la toda sem tocar no corrimão, para descer coloquei a canadiana na mão esquerda e comecei a descer, mas ainda no início da rampa o joelho da prótese direita destrancou ligeiramente e eu desci o resto apoiado no corrimão, a seguir voltei a subir outra vez, mas agora tentei subir mais rapidamente e sem pausas entre os passos, correu muito bem e fui bastante rápido, já para descer as coisas voltaram a não correr bem, o joelho direito voltou a destrancar ligeiramente quando ia quase a meio, precisei de me apoiar no corrimão e desci o resto da rampa assim, fui a seguir até ao ginásio e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, ficou um pouco condicionado por aquele problema na prótese esquerda, estava com receio de fazer uma bolha, mas felizmente não fez nada, amanhã espero que esteja melhor. Muito obrigado.

Norberto Mourão

terça-feira, 7 de junho de 2011

Fisioterapia 122º dia (07 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi mais um dia em que treinei muito, voltei a andar com a bengala e também voltei a tentar-me levantar do chão apenas com uma canadiana.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, meti a força no 4,5 e fiz 1500 pedaladas, foram quase 20 minutos sem parar, quando terminei estava bastante cansado, tanto que ao levantar-me da cadeira cheguei a meio e voltei-me a sentar porque perdi a força, descansei um minuto e já me levantei bem, de seguida saí para o pátio com as duas canadianas e fiz as trocas para andar com a bengala, a terapeuta preparou um circuito com os pinos e eu estive a fazer o circuito várias vezes, a seguir voltei para o ginásio pelos corredores, ao chegar lá dei a volta e fiz novamente todo o percurso até ao pátio, dei mais umas voltas no circuito dos pinos e voltei para o ginásio, durante todo o tempo estive a tentar avançar bem a prótese direita e em grande parte consegui.

No ginásio fui até às barras para voltar a treinar o levantar do chão só com uma canadiana, usei a mesma técnica que usei nas últimas vezes, meti-me de joelhos, coloquei as mãos no chão com uma canadiana no braço direito, a seguir estiquei a prótese esquerda de forma a apoiar a ponta do pé no chão, depois fiz força para trás de forma a trancar o joelho e fui andando com as mãos para trás até me levantar a ficar com as mãos no chão, nessa altura pousei a canadiana no chão, no entanto ela estava muito alta e tive de a apoiar mais longe, felizmente ali tinha um apoio fixo onde a meter, mas na rua isso pode não acontecer e é algo que não me posso esquecer, a seguir fiz força na canadiana e levantei-me, mas ao ficar de pé tive de me apoiar nas barras, na segunda tentativa ajustei logo a canadiana e voltei a fazer o mesmo processo, desta vez correu tudo normalmente e só quando me levantei é que me voltei a apoiar nas barras, ainda me levantei mais duas vezes, nelas não cheguei a precisar de me apoiar nas barras e até já comecei a dar impulso para me levantar, se conseguir dar um bom impulso poderá ser que me consiga levantar sem qualquer apoio, depois de me levantar a ultima vez já não fiz mais nada e acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, hoje optei por não arriscar a andar com a bengala na mão esquerda, mas andei muito mais tempo e o esforço acabou por ser menor, também voltei a treinar o levantar do chão e já se notam bem as melhorias, tanto a nível do tempo que demoro como do esforço que preciso de fazer. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fisioterapia 121º dia (06 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Mais uma semana de fisioterapia, esta vai ser mais curta por causa do feriado de sexta-feira, por isso tenho de a aproveitar bem, foi o que comecei a fazer hoje, quase não parei, treinei bastante apenas com a bengala, voltei à rampa só com ela e ainda tive tempo para fazer uma nova experiência que ia correndo mal.

Comecei a dia a descer a rampa e fui para a pedaleira de braços, meti a força no 5 e fiz 500 pedaladas, a seguir levantei-me, virei a canadiana do lado direito para fazer de bengala, levantei a do lado esquerdo e fui dar uma volta ali pelo nosso serviço, saí pela porta, virei à direita e fiz os corredores até à porta para o pátio, ao chegar lá também chegou a terapeuta para me chamar, os médicos já estavam no ginásio para a visita médica, fui na mesma pelo pátio e tentei descer apoiado apenas na bengala, mas não consegui, precisei de fazer um pequeno apoio com a canadiana do lado esquerdo, depois atravessei o pátio sem dificuldades, subi o degrau para o ginásio com as duas canadianas e sentei-me numa cadeira.

No fim da visita médica voltei a dar mais uma volta, saí pela porta do ginásio, fiz os corredores e consegui passar muito bem aquele desnível para o pátio, a seguir dei várias voltas ali no piso irregular e fui pedir à terapeuta para fazer um circuito com os pinos, ela fez um com várias curvas, fiz o circuito três vezes, sem nenhum desequilíbrio e da mesma forma que fazia só com uma canadiana, o que quer dizer que já me sinto bastante confiante e que tenho vindo a melhorar bastante, entretanto decidi fazer uma nova experiência, trocar a bengala para a mão esquerda e levantei a canadiana da mão direita, sentia-me muito inseguro, mas comecei a andar, no entanto ao fim de alguns passos desequilibrei-me bastante, tentei apoiar a bengala num ponto que me daria o equilíbrio que precisava, mas a bengala foi mais para a frente e eu desequilibrei-me ainda mais, nessa altura apoiei a canadiana da mão direita no chão, acabei por me conseguir equilibrar e voltei para o ginásio com as duas canadianas.

Depois de descansar um pouco fui até à rampa só com a bengala na mão direita e a canadiana da mão esquerda levantada, ao chegar lá encostei a canadiana, tentei subir a rampa só com ela e sem me apoiar no corrimão logo no início, onde a rampa é mais inclinada, acabei por conseguir fazer a curva sem tocar nele e subi toda a rampa sem me apoiar, lá em cima dei a volta, meti a canadiana na mão esquerda e comecei a descer a rampa muito lentamente, no início correu tudo bem, mas antes de chegar a meio o joelho da prótese direita destrancou ligeiramente e isso desequilibrou-me, apoiei-me no corrimão e desci o resto da rampa apoiado, fiz a seguir o caminho para o ginásio e acabei por lá o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, a evolução só com a bengala tem sido bastante positiva e já me sinto confiante para começar a tentar andar só com ela, sem a canadiana da mão esquerda levantada, hoje também tive aquele susto, mais um para juntar aos outros que já tive, mas felizmente nunca caí. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fisioterapia 120º dia (03 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia e como habitualmente faço à sexta-feira, foi um dia de muito trabalho em que tentei fazer coisas novas e consegui.

Comecei por descer a rampa e no fundo estavam outros amputados, um deles tem umas canadianas com amortecedores, eu pedi-lhe para me deixar experimentar as canadianas, pois nunca tinha experimentado umas daquelas, subi a rampa com elas, mas sentia-me tão inseguro que estava a alargar muito a minha base sustentação, assim como a base das canadianas, para descer também era muito difícil e cheguei ao fundo com os pulsos cansados, depois sentei-me numa das cadeiras que lá estão e ficámos ali até ao ginásio abrir.

Quando o ginásio abriu fui até à pedaleira de braços, meti a força ligeiramente acima dos 4.5 e fiz 600 pedaladas, entretanto e sem parar, reduzi a força para um pouco abaixo dos 4.5 e fiz até aos 1000, no total demorei 12m50s, a seguir levantei-me, coloquei a canadiana direita como bengala e levantei a esquerda, dei uma voltinha ali dentro do ginásio e saí pela porta, segui pelos corredores e fui em direcção ao pátio, ao chegar ao desnível do corredor para o pátio e terapeuta estava ao pé de mim e eu disse-lhe que ontem não me tinha sentido confiante para o descer apenas com a bengala, nessa altura ela aproximou-se mais e disse-me para tentar, foi o que fiz com muito cuidado e acabei por conseguir sem qualquer desequilíbrio, depois andei ali pelo pátio juntamente com outro amputado, ele ainda está numa fase muito inicial, ainda anda com uma ortoprótese e com muito cuidado, de qualquer forma eu com a bengala ainda ando mais devagar, fui-me concentrando essencialmente no tamanho dos meus passos e no avanço da prótese direita, aos pouco fui conseguindo melhorar a minha marcha, voltei para o ginásio e ao chegar lá a terapeuta disse-me que tinha estado a observar-me e deu-me os parabéns porque estava a melhorar muito, nessa altura estava um pouco cansado e para descansar fui até à barras, estive a treinar o equilíbrio em cima da tábua de freeman, inicialmente sem nada nas mãos e mais tarde com uma pequena bola, rodando-a à volta da cintura e também elevando os braços o máximo que conseguia, por último, saí das barras e fui até à rampa com a bengala e a canadiana levantada, ao chegar lá decidi arriscar um pouco e subir a rampa apenas com a bengala, comecei a subir da mesma forma que faço só com uma canadiana e até correu melhor, cheguei ao cimo sem estar cansado e sem me doerem as costas, para descer virei a canadiana, deixou de funcionar como bengala e passou a funcionar como canadiana, meti-a no braço esquerdo e comecei a descer, até aqui nunca tinha tentado descer só com uma no braço esquerdo, fui andando lentamente, cada passo não devia ter mais de 5cm, desci até meio e nessa altura o joelho da prótese esquerda destrancou mais do que eu estava à espera, senti-me inseguro e desci o resto da rampa apoiado no corrimão, segui depois para o ginásio e acabei por lá o meu treino.

foi assim o meu dia de fisioterapia, praticamente não parei, treinei muito só com a bengala, também treinei bastante o equilíbrio e finalizei e grande quando subi a rampa só com a bengala. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fisioterapia 119º dia (02 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a dar seguimento eu meu treino com a canadiana ao contrário, fazendo de bengala e treinei também o equilíbrio em conjunto com outros amputados, fizemos um jogo com bola mas acabou de uma forma inesperada.

Comecei por descer a rampa e fui até ao ginásio, sentei-me na cadeira da pedaleira de braços, meti a força no 4, aos poucos foi subindo até aos 4.5 e fiz 1500 pedaladas, a seguir levantei-me, virei a canadiana do lado direito para fazer de bengala, levantei a do lado esquerdo e estive a andar assim, percorri os corredores e fui até ao pátio, ao sair do corredor para o pátio tem um pequeno desnível, não me sentia seguro para o descer conforme tinha vindo a andar até ali e por isso pousei a canadiana da mão esquerda, depois voltei a levanta-la e andei por ali um bocado, voltei a seguir para o corredor, desta vez consegui subir apenas apoiado na bengala, o que acabou por ser fácil, entretanto continuei pelo corredor até ao ginásio, aos poucos me vou sentindo mais confiante e até já consigo avançar a prótese direita para a frente da esquerda, fiquei depois a descansar um pouco.

Alguns minutos mais tarde voltei a dar a mesma volta até ao pátio e no desnível para o pátio voltei a apoiar a canadiana da mão esquerda, no pátio estavam mais amputados, todos já com as suas próteses, a terapeuta deu-nos uma bola para passarmos de uns para os outros, eu sou o que tem uma situação mais complicada, o único biamputado daquele grupo e por isso o que tem mais dificuldade em se equilibrar sem qualquer apoio, estive a ver qual era o melhor sítio para mim, era ao lado de um dos bancos e o piso era mais direito, fui para lá e tentei-me equilibrar, no início disse-lhes para não me passarem a bola, estava a ter muita dificuldade para me sentir seguro, depois consegui encontrar o meu ponto de equilíbrio e pedi para me passarem a bola, fui conseguindo manter-me equilibrado e passar a bola para eles, estivemos por ali a jogar até a bola cair no chão, nessa altura um dos amputados deu um ligeiro pontapé na bola (de borracha com bicos), seria apenas para a bola subir e a apanharmos, no entanto a bola foi para cima do telhado do corredor(equivale a um r/c) e acabou por cair num quintal, tivemos de acabar assim o nosso jogo e voltámos depois todos para o ginásio, entretanto chegaram os médicos para a visita médica e acabei depois o meu treino no fim da visita.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, tenho vindo a evoluir bem no treino com a bengala e aos poucos também vou conseguindo corrigir os erros que já fazia apenas com uma canadiana. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...