Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 31 de maio de 2011

Fisioterapia 118º dia (31 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

O tempo está muito inconstante, ontem chovia muito e hoje está sol, já deu para treinar no pátio e experimentei andar com um apoio diferente.

Comecei o meu dia a descer a rampa e a seguir fui até ao ginásio, sentei-me na cadeira da pedaleira de braços e fiz 500 pedaladas com a força no 5, a seguir levantei-me, encostei uma canadiana e fui com a terapeuta até às escadas, fomos às escadas do nosso serviço, esta terapeuta (relembro que a nossa terapeuta está de férias) nunca tinha ido comigo às escadas, ela estava com receio e pensava que eu tinha dificuldades nas escadas, no primeiro degrau ela estava-me a agarrar nas calças para me ajudar a subir, eu disse-lhe que não tinha problema nenhum nas escadas e que já tinha andado por quase todas as escadas do hospital, disse-lhe também que ela não precisava de me segurar nas calças, a seguir subi todos os degraus sem dificuldade nenhuma e também os desci sem dificuldade nenhuma, ao chegar ao fundo das escadas disse à terapeuta que ia ficar por ali a andar só com uma canadiana, ela foi tratar dos outros amputados e eu fiquei por ali a andar, nos primeiros passos estava a ter algumas dificuldades em avançar a prótese direita para a frente da esquerda, mas aos poucos fui conseguindo corrigir esse meu erro, de qualquer forma não é fácil, o músculo do coto da prótese esquerda quando fica em extensão à retaguarda acaba por não permitir que a prótese vá muito para trás, isso dificulta depois no avançar da prótese direita, esta situação acontece principalmente quando o chão é irregular, enquanto estive a andar com uma canadiana fui até ao pátio, dei lá algumas voltas e subi o degrau para o ginásio apoiado na porta.

Um pouco depois e em conversa com a terapeuta dei-lhe um exemplo de um rapaz que está exactamente como eu, mas somos como um espelho, ele tem o coto do lado direito e a desarticulação do lado esquerdo, o acidente dele já foi à uns anos e ele neste momento consegue andar sem qualquer apoio em terrenos direitos, mas anda sempre com a auxilio de uma bengala, nessa altura a terapeuta disse-me para virar a canadiana ao contrário para ela funcionar como uma bengala, eu estava com algum receio, inicialmente fui até às barras para me sentir seguro, consegui sem dificuldades, depois agarrei a outra canadiana para sair das barras e andar com ela levantada, a outra continuava a fazer de bengala, preferi andar a canadiana na mão esquerda levantada para me sentir mais seguro, fui andando muito devagar e com algum receio, mas acabou por correr muito bem a primeira experiência, ainda andei pelo ginásio e pelo corredor, dei a volta e quando cheguei ao ginásio acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, bastante bom e com esta nova experiência a andar com uma bengala, já é mais um passo em frente e correu muito bem. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fisioterapia 117º dia (30 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou uma nova semana, com muita chuva e logo de manhã tive de fazer várias coisas que não são habituais.

Estou sozinho em casa desde o Sábado e por isso tive mesmo de me desenrascar, não tive dificuldades em colocar as duas próteses, mas ao sair de casa estava a chover bastante e tinha de descer a minha rampa, ela tem uma inclinação de 45% e no início só tem um corrimão, esse corrimão é baixo, o que complica bastante, para dificultar ainda mais as coisas, a prótese esquerda estava rodada para fora, comecei a descer com muito cuidado, felizmente os pés das próteses não escorregaram na rampa e apesar da força que estava a fazer com os braços, os joelhos das próteses nunca destrancaram, a seguir subi a outra rampa que dá acesso à rua principal, com toda aquela chuva a rampa estava bem lavada e voltei a não ter problemas, esperei depois pelo carro que já estava quase a chegar.

Quando cheguei ao Hospital já chovia menos, desci a rampa sem problemas, mas ao chegar ao entrar no nosso pavilhão tive de secar bem as borrachas das canadianas, depois de as secar fui andando devagar, como não consigo limpar os pés num pano ou num tapete tive de continuar com eles todos molhados por baixo e escorregavam bastante, quando o ginásio abriu fui para as barras e estive a endireitar a prótese, pois continuava rodada para fora, a seguir estive a treinar o equilíbrio, primeiro estando apenas parado, a seguir levantando ambos os braços ou alternadamente e com eles em cima fui rodando o corpo para os dois lados, depois treinei em cima da tábua de freeman, com o balanço para os lados, e mais tarde de frente e para trás, enquanto fazia este treino chegaram os médicos para a visita médica, durante toda a visita estive em cima da tábua de freeman.

No fim da visita médica fui andar só com uma canadiana, saí do ginásio e virei para o lado esquerdo, para o lado direito o chão estava molhado e era perigoso, fiz aquela parte do corredor uma ou duas vezes, a seguir estive a treinar sem apoios, no início não correu muito bem, apesar de conseguir dar cerca de 15 a 20 passos seguidos eles eram muito irregulares, tão depressa dava passos pequenos como muito grandes, tinha de fazer muitas acelerações para me manter equilibrado, mas felizmente fui conseguindo travar quase sempre sem precisar de me apoiar no corrimão e também consegui passar muitas vezes à frente da porta, estive a andar por ali durante largos minutos, por último voltei para o ginásio e fui para a pedaleira de braços, meti-a de forma a ter os braços esticados, com a força quase no 5 e fiz 1000 pedaladas, cheguei ao fim tão cansado que nem conseguia fazer mais 50 e acabei por ali o meu treino de hoje.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, com várias dificuldades e desafios antes de chegar ao Hospital e por lá com um trabalho muito intenso. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fisioterapia 116º dia (27 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana, voltei a fazer um treino baseado na correcção daqueles meus erros quando ando só com uma canadiana.

Comecei o meu dia a descer a rampa, fui a seguir até ao ginásio e sentei-me na cadeira para iniciar o treino na pedaleira de braços, fiz 500 pedaladas com a força no 5, a seguir levantei-me e a terapeuta disse-me para andar um pouco com as duas canadianas, isto porque normalmente tenho tendência para avançar demais as canadianas, a terapeuta disse-me que devemos avançar cerca de 11cm em relação ao pé, eu por vezes devo avançar mais de 20, logo ando inclinado para a frente, mas foi fácil corrigir esse aspecto e logo a seguir deixei uma canadiana para tentar corrigir o outro erro, não conseguir avançar tanto a prótese direita, hoje comecei logo a avançar bem a prótese direita, só foi mais difícil no pátio, naquela parte que é ligeiramente a descer, também estou com um problema um pouco chato, quando dou um passo para a frente com a prótese direita, naturalmente a esquerda vai para trás, nessa altura sinto ali uma pequena dor na zona da articulação da anca esquerda, ontem falei com os médicos e hoje um deles esteve a ver o que se passava, marcou uma ecografia para se analisar melhor, mas à partida não é nada de mau, a seguir continuei o meu treino só com uma canadiana, percorri os corredores, o pátio, andei também pelo ginásio e fui uma vez à rampa, subi-a e desci-a sempre apoiado no corrimão para não esforçar demasiado o coto esquerdo, acabei por não sentir aquele desconforto na articulação, a seguir fui para o corredor, estive a treinar sem apoios, sempre ao pé do corrimão e com a canadiana do outro lado levantada, fui conseguindo andar relativamente bem, passei várias vezes à frente da porta e até cheguei a dar passos maiores, tanto com a prótese direita como com a esquerda, ao dar esses passos até parecia que não usava próteses, por último voltei para o ginásio e acabei por lá o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, continuo a corrigir os meus erros, aos poucos tenho conseguido e também me vou sentindo cada vez mais confiante. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fisioterapia 115º dia (26 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje o dia está mais fresco, deixamos de ter temperaturas acima dos 30º, o que para mim é muito bom, pois pude treinar melhor e sem "fugir" do sol. No treino de hoje tive uma especial preocupação, corrigir os erros que ainda vou fazendo quando ando só com uma canadiana.

Comecei o meu dia a descer a rampa, o ginásio ainda estava fechado e por isso fiquei a treinar sem apoios no corredor, sempre perto do corrimão e com a canadiana do lado oposto levantada, os primeiros passos foram complicados, estava a ter dificuldades em me equilibrar, mas aos poucos fui melhorando e comecei a fazer uma média superior a 20 passos seguidos e consegui passar à frente da porta sem qualquer dificuldade, a seguir o ginásio abriu e eu fui até à pedaleira dos braços, nela tive a preocupação de a afastar um pouco para que os braços ficassem esticados, à medida que ia dando as pedaladas fui-me sentindo bem e não tive nenhum sintoma vascular no braço esquerdo, nem ao nível da cor, nem ao nível do cansaço, sem esses problemas consegui fazer 1000 pedaladas com a força quase no 4,5 e ainda era capaz de fazer mais, depois da pedaleira de braços fui até ao pátio com a terapeuta, hoje era outra terapeuta, a nossa foi de férias, esta nova terapeuta foi-me dizendo para corrigir o que ainda faço mal quando ando só com uma canadiana, sempre que começo a andar tenho algum receio e dessa forma não avanço tanto a prótese direita, muitas vezes ela acaba por ficar ao lado da esquerda em vez de avançar, fui tentando corrigir esse erro e aos poucos fui conseguindo, é tudo uma questão de confiança, à medida que me vou sentindo mais à vontade e confiante acabo por conseguir avançar bem a prótese direita, por vezes o apoio na canadiana é tão pequeno que até consigo levanta-la para andar sem qualquer apoio, neste treino andei por todo o pavilhão e também andei bastante tempo no pátio, onde tive mais dificuldades para tentar corrigir este erro e não cheguei a conseguir, foi numa parte do pátio onde o piso desce ligeiramente, a prótese direita ou ficava ao lado ou mesmo um pouco atrás, por enquanto ainda não me sinto seguro para a avançar nessa situação, por último voltei para o ginásio porque faltava pouco tempo para a visita médica, com o fim da visita médica acabou também o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, grande parte dele a tentar corrigir os meus erros quando ando só com uma canadiana, fui conseguindo e até já vou andando ligeiramente mais rápido, agora tenho de insistir nestes pormenores e dar continuidade à minha evolução, pois já sei que irei ter alta hospitalar assim que deixe de evoluir. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fisioterapia 114º dia (25 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltou a estar muito calor e mais uma vez tentei-me resguardar do sol, o dia de fisioterapia correu bem e voltei a fazer um treino que já não fazia à algum tempo.

Ao calçar a prótese esquerda de manhã tive alguns cuidados para que ela ficasse bem calçada, quando cheguei ao Hospital ela estava boa, desci depois a rampa sem problemas, o ginásio já estava aberto e fui logo para a pedaleira de braços, fiz 500 pedaladas com a força ligeiramente acima do 4, a seguir levantei-me e fui até ao pátio, desci o degrau com as duas canadianas e encostei logo a esquerda, a terapeuta já tinha o circuito dos pinos montado, hoje era um circulo e nós tínhamos de contorna-los aos ziguezagues, só dei uma volta por causa do sol, entretanto a terapeuta disse-me para ir para junto da parede e largar a canadiana, fiquei de costas para a parede, a cerca de 10cm, sentia-me muito inseguro e muito tenso, nessa altura o estagiário era para me mandar uma pequena bola, mas eu não me sentia nada seguro e disse-lhe que não era capaz, a terapeuta disse depois para ele apenas segurar na bola e a movimentar para eu tocar nela, nessa altura eu só esticava o braço, nem era capaz de rodar a cabeça, continuava muito inseguro, à medida que fui fazendo esse treino fui ganhando confiança, depois ele começou a mandar a bola para mim e eu já fui conseguindo agarrar e enviar para ele, aos poucos ele foi-se afastando e eu fui conseguindo agarrar sempre a bola, a seguir a terapeuta foi buscar uma bola grande, o estagiário fui mandando a bola para mim, nesta altura a minha maior dificuldade era agarrar a bola sem me encostar atrás na parede, o mesmo acontecia quando enviava a bola para ele, aos poucos fui conseguindo fazer as compensações dos músculos abdominais para não me encostar atrás, fui um treino muito bom mas muito difícil e cansativo.

Mais tarde e já no ginásio estive a ver e a acompanhar com muita atenção o treino de uma biamputada, ela tem dois cotos curtos e eu tenho tentado passar a minha experiência para ela, nesta fase ela já anda sozinha com o auxilio de um andarilho e com duas ortopróteses, enquanto ela foi andando eu fui acompanhando de perto, fui só com uma canadiana e a espaços fui andando sem nenhuma, ela acabou por tentar pela primeira vez andar com uma canadiana e com a outra mão no corrimão, eu fui recordando aqueles tempos e consegui-me meter na perfeição na pele dela, dos receios e das dúvidas dela, ao voltar-mos para o ginásio eu fui até às barras, estive a treinar o equilíbrio com a tábua de freeman, treinei com ela a oscilar de forma lateral e no fim para a frente e para trás, ao acabar este treino de equilíbrio acabei também o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, já à bastante tempo que não fazia treino de equilíbrio com bola no pátio e afastado da parede, apesar do início ter sido muito complicado acabei por conseguir fazer todo o treino e aumentar o grau de dificuldade no fim. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fisioterapia 113º dia (24 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje esteve muito calor 33º, por isso resguardei-me o mais que pude e fiz um tipo de treino diferente e mais uma vez consegui fazer algo que nunca tinha conseguido.

Voltei a não calçar bem a prótese esquerda, quando cheguei ao hospital ela estava a sair, coloquei-a outra vez na posição certa, levantei-me do carro, dei uns saltinhos para o ar sair e ela ficar presa, a seguir desci a rampa sem problemas e fui um pouco para o corredor, enquanto o ginásio estava fechado estive a andar sem apoios junto ao corrimão, de seguida fui até à pedaleira de braços, fiz 500 pedaladas com a força no 4.5, voltei a sentir os mesmo problema do braço esquerdo, mas já não foi tão intenso, no fim da pedaleira fui até ao pátio só com uma canadiana, para andar no circuito que a terapeuta preparou, estava aos ziguezagues e eu tinha de o contornar sempre pelo lado de fora, só o fiz uma vez porque estava ao sol e estava muito calor, vim depois para a entrada do ginásio, onde tentei com a ajuda da terapeuta e do auxiliar, subir o degrau para o ginásio sem apoios, neste caso sem canadianas, foi um para cada lado, apoiei as mãos nos ombros deles e tentei dar um impulso para a frente e dessa forma subir, acabei por conseguir, a seguir desci esse degrau de costas, era muito mais difícil, mantive as mãos nos ombros deles mas fiz muito mais força, voltei a tentar subir mais duas vezes, na primeira em vez de me apoiar nos ombros apoiei-me nos braços e quase não fiz apoio nenhum, na segunda já só me apoiei no braço da terapeuta, mas como me sentia mais inseguro acabei por fazer mais força, a segui fui para o ginásio, fazer um treino específico para aprender a dar aquele impulso, fui para junto da parede e com os pés desencostados dela (cerca de 40cm), encostei-me para trás, a seguir tinha de dar o impulso para a frente e tentar-me equilibrar sem me apoiar na marquesa, que entretanto se tinha levantado até ao máximo, aos poucos fui conseguindo dar o impulso necessário para me levantar, fui tentando muitas vezes, a seguir estive a treinar o equilíbrio com a bola, esticando os braços com a bola o máximo que conseguia para cima e depois rodando-a à volta da cintura, entretanto estive a brincar com a bola e deixei-a cair, nessa altura agarrei a canadiana e meti-a na mão direita para a seguir tentar apanhar a bola, consegui apanha-la do chão apoiando-me apenas na canadiana e inclinando-me para a frente, nunca tinha conseguido apanhar a bola do chão sem ser nas barras, para acabar o meu treino, fui para as barras e estive a treinar em cima da tábua de freeman (tábua de balanço) e acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito preenchido mas estive quase sempre no ginásio, resguardado do sol e do calor, deu para fazer muitos exercícios novos e conseguir apanhar algo do chão apoiando-me apenas numa canadiana, foi algo que nunca tinha conseguido. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fisioterapia 112º dia (23 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Mais uma semana de fisioterapia, hoje está muito calor e acabei por sofrer um pouco com isso, ainda assim fiz todo o treino e acabei por conseguir fazer algo que ainda não tinha conseguido.

Ainda em casa quando calcei as próteses, não meti tanto spray para colocar melhor a prótese esquerda, por isso ao chegar ao hospital a prótese estava bem calçada quando saí do carro, depois comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, sentei-me na pedaleira dos braços e fiz 500 pedaladas no 4.5, no início pensei em fazer as 1000, mas à medida que ia avançando também ia sentindo um desconforto no braço esquerdo por causa do problema vascular, já à algum tempo que não tinha problemas, a segui fui dar uma volta só com uma canadiana, saí pela porta do ginásio, passei os corredores e fui até ao pátio, andei lá um pouco à volta do pátio até a terapeuta fazer o circuito dos pinos, hoje tinha uma sequência de espaços, uns normais e outros estreitos, nos normais passava de frente sem problemas, nos estreitos tinha de passar de lado, fiz aquele circuito várias vezes e pelo meio fui descansando um pouco à sombra, neste treino consegui andar sem grandes dificuldades para os dois lados, relembro que até agora tinha muitas dificuldades em andar de lado para o lado direito, fui a seguir para o ginásio porque já lá estavam os médicos para a visita médica.

Mais tarde fui sozinho até ao pátio para andar sem apoios, andei perto do corrimão e com a canadiana no outro lado, mas sempre com ela levantada, fui dando alguns passos sem precisar de me apoiar e à medida que fui ganhando confiança fui tentando baloiçar os braços, da mesma forma que todos andam, sendo a marcha muito mais natural, a seguir o estagiário veio ter comigo para eu largar a canadiana e andar com as duas mão livres, em vez de andar com a canadiana levantada, comecei na porta do ginásio, virei à esquerda e fui até ao fundo do corredor, até lá precisei de me apoiar uma vez, depois dei a volta apoiado no estagiário e no corrimão, a seguir fiz todo o corredor até à porta de entrada do nosso serviço, lá parei um pouco e disse ao estagiário para virar-mos à direita, finalmente consegui fazer a curva sem precisar de me apoiar no estagiário ou no corrimão, fiquei bastante satisfeito, continuámos em frente e fomos até à porta para o pátio, nesta porta tem um pequeno desnível, tentei passa-lo sem me apoiar na porta ou no estagiário, dei um passo um pouco maior para passar logo essa parte, mas depois ao avançar a prótese direita acabei por me desequilibrar e tive de me apoiar no estagiário, fui depois até um dos bancos do pátio e sentei-me nele, entretanto o estagiário foi buscar as duas canadianas e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, tive de parar várias vezes por causa do calor, mas correu tudo bem, e finalmente consegui fazer a curva sem canadianas e sem me apoiar em lado nenhum. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fisioterapia 111º dia (20 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois do dia de "folga" na fisioterapia ontem, em que tive uma reunião com vários presidentes de escolas e depois fiz dois treinos muito intensos, hoje estava bastante cansado, isso sentiu-se logo no início do meu treino, acabou por correr tudo bem e já consegui atingir uma das minhas grandes metas.

Hoje ao chegar ao Hospital a prótese esquerda tinha voltado a desencaixar, penso que já sei qual é o problema, quando a calço de manhã coloco um produto próprio que ajuda a encaixar a prótese, no entanto devo andar a meter demais e ela acaba por escorregar, tive depois de me levantar e dar uns saltinhos para o ar sair, a seguir desci a rampa e fui para o ginásio, assim que cheguei lá voltei a sair, mas com a terapeuta e outro amputado, fomos dar uma volta só com uma canadiana, saímos do nosso serviço e subimos a rampa, eu apoiei-me no corrimão logo no início mas depois não me voltei a apoiar nele, depois ao andar a direito eu fui ficando para trás, estava a andar bastante devagar, a terapeuta perguntou-me se eu estava bem e eu disse-lhe que o meu coto esquerdo estava muito cansado, sentia que o tendão do lado de dentro do coto estava bastante esticado e isso estava-me a dificultar bastante, devem ser efeitos do treino de ontem na canoagem, fomos a seguir para as rampas onde já fomos várias vezes, eu descansei no fundo durante alguns minutos, entretanto chegou lá o estagiário e eu a seguir comecei a subir, acabou por correr bem e deixei de sentir o coto cansado, subi as duas rampas sem grandes dificuldades, para descer só precisei de um pequeno apoio da terapeuta no primeiro passo, a seguir desci calmamente, ao chegar ao fundo das rampas voltei a descansar um pouco enquanto esperava pela terapeuta, depois tive de passar de lado à frente de alguns carros e pelo meio deles, seguimos em frente e tive de descer a última rampa, a do nosso serviço, a prótese esquerda já estava muito rodada para fora, eu estava-me a desequilibrar bastante e por isso acabei por descer metade da rampa apoiado no corrimão, ao chegar ao ginásio sentei-me um bocado para descansar, pois estava bastante cansado.

Mais tarde fui para as barras, hoje tinha metido na minha cabeça que me iria levantar sozinho, na primeira tentativa meti a canadiana no chão, levantei-me até ficar com as mãos no chão, mas depois não consegui agarrar a canadiana, precisei de me agarrar às barras e subi, voltei a tentar outra vez, mas agora coloquei logo a canadiana no braço direito, voltei-me a levantar como tinha feito anteriormente, e desta vez como já tinha a canadiana no braço acabei por a conseguir apoiar no chão e levantar-me, no entanto assim que fiquei de pé tive de me apoiar logo na barra do lado esquerdo, ainda tentei uma última vez, fiz exactamente o mesmo que nas outras duas vezes, no entanto o pé da prótese esquerda desta vez não estava encostado na base das barras, acabei por me levantar na mesma sem problemas, voltei a apoiar a canadiana no chão e levantei-me, nesta última vez ainda tentei não me apoiar na barra do lado esquerdo, aguentei um pouco mas tive mesmo de me apoiar, de qualquer forma consegui-me levantar sozinho sem apoios extra, mas é muito cansativo, o esforço que tenho de fazer para me levantar é muito grande, acabei depois ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, estava muito cansado mas consegui fazer tudo e ainda me consegui levantar sozinho do chão, o que é muito bom e fundamental para o futuro. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fisioterapia 110º dia (18 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje já tive um dia melhor, os problemas respiratórios eram bem menores, ainda assim antes de sair de casa usei a bomba da asma e tomei um comprimido, o dia de fisioterapia acabou por ser positivo e com novas conquistas.

Quando cheguei ao Hospital estava a chover e ao sair do carro a prótese esquerda tinha-se desencaixado, mas como o sistema de encaixe desta prótese é por vácuo, apenas precisei de me levantar e dar uns saltinhos para retirar o ar, fiz isso rapidamente para descer a rampa sem me molhar muito, fui a seguir até às barras para fazer treino de equilíbrio com a bola, a terapeuta mandava-me a bola, eu tinha de a segurar, dar um passo em frente e depois mandar para a terapeuta, ainda precisei de me apoiar nas barras muitas vezes, mas no geral correu bem, também estive a fazer o mesmo exercício mas de lado, dava um passo para o lado esquerdo e voltava a enviar a bola, por último subi para a tábua de freeman, estive a rodar a bola à volta da cintura e também a fazer transferências de peso para ambos os lados.

Mais tarde fui com a terapeuta para o corredor para andar sem apoios, mas ao contrário do que tem acontecido quando faço esse treino com o estagiário, a terapeuta não ia à minha frente com os braços esticados, ela ia ao meu lado e de braços cruzados, isso para eu perder os meus medos, acabei por conseguir dar alguns passos enquanto estava perto do corrimão, mas a terapeuta disse-me para passar à frente das portas, deixei de ter o apoio do corrimão caso necessitasse, para dificultar ainda mais, a porta do nosso ginásio estava completamente aberta, a pressão psicológica era muito grande, estava totalmente concentrado e acabei por conseguir, ainda assim ao chegar ao outro corrimão agarrei-me logo, a seguir já não foi tão difícil, passei várias vezes à frente das portas e também fui conseguindo parar quando a terapeuta me pedia, acabei por conseguir andar de forma semelhante à que ando com o estagiário à frente, depois voltei para o ginásio.

No ginásio estive a tentar mais uma vez levantar-me do chão sem qualquer ajuda externa, para isso fui para as barras e meti-me de joelhos, a seguir meti as mãos no chão e tentei-me levantar esticando a prótese esquerda para trás, ao apoiar a ponta do pé da prótese com ela esticada o joelho tranca, com ele trancado eu fui andando com as mãos pata trás, o pé começou a escorregar, a pressão no joelho diminui-o e o joelho destrancou, a seguir tentei de outra forma, apoiei o pé na prótese num dos apoios das barras, dessa forma o pé já não escorregou, o joelho não destrancou e eu consegui-me levantar, mas continuava com as mãos no chão e tinha de me levantar, nessa altura meti a mão esquerda numa das barrar e não me consegui levantar, acabei por voltar para o chão, levantei-me a seguir e apoiado nas barras meti as mãos no chão, desta vez apoiei-me nas barras com a mão direita e já me consegui levantar, tentei depois com uma canadiana na mão direita e também me consegui levantar, amanhã vou tentar fazer tudo seguido, o meu treino acabou depois quando me levantei.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito preenchido, consegui novas conquistas, sobretudo ao andar sem apoios e sem ninguém à minha frente, também consegui levantar-me do chão sem apoios, mas em duas fazes, é muito bom, já me transmitiu muita confiança e já sei que me consigo levantar caso venha a cair. Muito obrigado.

Norberto Mourão

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fisioterapia 109º dia (17 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um treino bastante condicionado por causa de problemas respiratórios, ainda assim tentei fazer o máximo que conseguia.

Comecei por descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, não me estava a sentir muito bem e até já tinha usado a bomba da asma, por isso meti a resistência no 4 e fiz apenas 500 pedaladas, a seguir estive a andar um pouco só com uma canadiana, saí pela porta que dá acesso ao pátio, desci o degrau apoiado na porta, andei por ali pouco tempo e sentei-me num dos bancos do pátio, não estava a respirar normalmente e por isso fui me sentando mais vezes, voltei depois para o ginásio e mais uma vez me sentei, desta vez foi na marquesa e aproveitei para fazer um pouco de exercício com os pesos, mas muito pouco.

Mais tarde fui até ao corredor com o estagiário para andar sem apoios, não correu tão bem como ontem, mas consegui dar bastantes passos, já controlei melhor as acelerações, quando o estagiário me pedia para parar eu conseguia nem que para isso tivesse de dar mais um passo, o que também consegui fazer bem foi dar passos para o lado, uma das vezes tive de dar 3 passos para o lado esquerdo e consegui, para o lado direito é mais difícil mas também vou conseguindo, a seguir fomos em direcção ao pátio, tive de fazer a curva para a direita mas precisei de me apoiar, não está a ser fácil fazer a curva sem me apoiar, não consigo apoiar completamente o pé da prótese esquerda e com isso desequilibro-me, depois da curva fui andando em frente mas já mais desequilibrado, para sair para o pátio apoiei-me na porta, a seguir tudo foi mais complicado, o piso é irregular tem alguma inclinação lateral, o que dificulta muito, fiz o caminho até ao banco quase sempre apoiado no estagiário e sentei-me a seguir com a ajuda dele, por último voltei para o ginásio e acabei ali o meu reino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito condicionado pelos problemas respiratórios, mas ainda assim fui fazendo todo o treino. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...