Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fisioterapia 108º dia (16 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia e logo da melhor maneira possível, todo o treino correu muito bem e consegui bater um novo record a andar sem apoios.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, não estava com vontade nenhuma, pensei reduzir a resistência da pedaleira de braços, mas acabei por meter no 4,5, também era para fazer 500 pedaladas, mas senti-me tão bem que fiz 1000, a seguir estive a andar só com uma canadiana e fui em direcção ao Centro de Formação com o estagiário, pelo caminho tive de subir a rampa, subi-a só com uma canadiana, ainda assim no fundo apoiei-me no corrimão para me endireitar, a seguir entrámos no Centro de Formação para eu ir subir as escadas, mas nessa altura a terapeuta chamou-nos porque ia começar a visita médica, dei a volta e fiz todo o caminho de volta e a rampa desci-a agarrado ao corrimão para ser mais rápido.

No fim da visita médica fomos então para o Centro de Formação, desta vez fui eu e a terapeuta, fiz o caminho da mesma forma que tinha feito antes, depois as escadas subi-as apenas apoiado no corrimão e sem nenhuma canadiana, foi uma subida tranquila, sempre com o joelho esquerdo esticado, a descida foi feita de frente, com uma mão no corrimão e a outra na parede, desci sem qualquer problema, a seguir voltámos para o nosso pavilhão, fiz todo o caminho só com uma canadiana, incluindo descer a rampa, assim que cheguei ao ginásio a terapeuta disse-me para ir andar sem canadiana com o estagiário, saímos do ginásio, virámos à esquerda e fui logo até ao fundo do corredor sem me desequilibrar e precisar de me apoiar no estagiário, lá dei a volta e fiz depois todo o corredor para o outro lado, como estava a correr tão bem disse-lhe para seguir em frente e sair do pavilhão, acabei por dar 86 passos seguidos, pelo meio fiz algumas acelerações mas consegui sempre travar e controlar os passos, depois começamos a fazer outra coisa, dava 10 passos e parava, voltava a dar mais 10 e voltava a parar, fiz isso bastantes vezes, a intenção deste treino era controlar melhor os passos e sobretudo as acelerações que acabo por fazer várias vezes para me tentar equilibrar, pelo meio quando estava parado o estagiário pedia-me para dar um passo para o lado, consegui sempre, também tentei fazer a curva, mas ainda não foi hoje que consegui, voltámos depois para o ginásio e acabei por ali o meu treino.

Esta semana está a começar muito bem, tanto a andar só com uma canadiana, pois já consigo avançar mais a prótese direita, como sem apoios, andar com as mão livres é muito bom e até deu para bater palmas pelo meio. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fisioterapia 107º dia (13 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia muito cansativo, treinei várias situações nas escadas, voltei a andar bem sem apoios e fiz bastantes exercícios de equilíbrio.

Comecei por descer a rampa e fui até ao ginásio, como a pedaleira estava ocupada pedi para me darem a bola e estive a treinar o equilíbrio com ela, mandando-a contra a parede, a seguir fui dar um passeio só com uma canadiana, estive a andar pelos corredores e pelo pátio até à terapeuta me dizer para ir até com ela e com outro amputado até às escadas do Centro de Formação, ao chegar lá larguei a canadiana no fundo e tentei subir apoiado apenas no corrimão, a intenção era subir normalmente como se estivesse com a canadiana na outra mão, mas não consegui, não conseguia dar o impulso suficiente para subir e tive de subir com a canadiana na outra mão, ao chegar ao cimo das escadas a terapeuta disse-me para esperar por ela, ia ao ginásio com o outro amputado, enquanto esperei fui descendo o primeiro patamar de escadas e fui tentando subir utilizando apenas o corrimão, no entanto desta vez tentei com a prótese trancada, desta forma já consegui, fui subindo e descendo várias vezes, passado um pouco a terapeuta chegou, ainda voltei a subir mais duas vezes e a seguir desci todos os degraus, nesta descida a terapeuta disse-me para me apoiar só no corrimão, mas não foi possível, precisava de mais um apoio, esse apoio foi feito na parede, tocando nela apenas com três dedos, fomos depois para o nosso serviço, fui sempre só com uma canadiana, incluindo a descer a rampa.

Passados cerca de 5 minutos fui andar sem canadianas, com o auxílio do estagiário, no início foi complicado, tive dificuldades em dar os primeiros passos, mas fui melhorando, fomos até ao fundo do corredor, ao voltar-mos para trás aproveitei que estava a andar bem e saí pela porta do nosso serviço, a seguir dei a volta apoiado no corrimão e voltámos lá para dentro, nessa altura o corredor em frente estava cheio de pessoas e por isso virámos à esquerda, tentei fazer a curva sem me apoiar, mas quando estava quase a acabar a curva desequilibrei-me um pouco e tive de me apoiar, só faltava mais um ou dois passos, seguimos depois pelo corredor e atravessámos o pátio, neste percurso acabei por me apoiar várias vezes, entrámos a seguir no ginásio e fui para junto da parede, estive a treinar o equilíbrio tocando na bola, olhando depois para ambos os lados rodando o corpo ao máximo, também me tentei inclinar para a frente mas esse movimento não consigo fazer, sinto-me muito inseguro, por último e para finalizar o meu treino fui até à pedaleira de braços e fiz 500 pedaladas quase no 5.

Foi assim o meu de fisioterapia, muito cansativo, o calor também não ajudou nada mas correu tudo muito bem, esta semana foi muito positiva, espero que a próxima também seja. Muito obrigado a todos e bom fim de semana.

Norberto Mourão

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fisioterapia 106º dia (12 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje fiz quase todo o treino só com uma canadiana, andei por todo o pavilhão, quase sempre sozinho e com muito menos receio que nos outros dias.

Comecei o meu dia a descer a rampa, ontem de tarde tinha ido à casa ortopédica para reduzirem cerca de 2 milímetros à prótese esquerda, ao descer a rampa não senti grande diferença, no entanto a andar a direito já estava a ser mais fácil avançar a prótese direita e não tinha de compensar tanto a diferença de altura, fui depois para a pedaleira de braços, fiz 750 pedaladas quase no 5, a seguir saí pela porta que dá acesso ao pátio, larguei a canadiana da mão esquerda e estive a andar por ali, sempre afastado das paredes, dei a volta ao pátio, andei pelos corredores, fui até ao ginásio, depois voltei a dar a volta ao contrário, acabei por andar só com uma canadiana durante bastante tempo e nas vezes que fui parando nunca me sentei ou encostei.

Mais tarde fui buscar a outra canadiana e nessa altura fui tentando andar com as duas levantadas, estava com boas expectativas depois do que consegui ontem e como a diferença na altura das próteses era mais pequena ainda me sentia mais confiante, no entanto não correu nada bem, dei poucos passos seguidos, estava a ter grandes dificuldades em dar o primeiro passo sem me desequilibrar e mesmo quando consegui acabei por dar poucos pensos, penso mesmo que o máximo que dei foram 11 passos, naquela fase do treino já estava cansado e começava a sentir dores nas costas, como também já estava na hora da visita médica fui para dentro do ginásio e sentei-me na marquesa, já na visita médica, quando os médicos chegaram ao pé de mim estiveram a falar sobre as minhas conquistas de ontem, de já começar a andar sem apoios, mas disseram-me para ter cuidado e não arriscar de mais, já estou a ultrapassar os objectivos que eles tinham para mim, que passavam por andar com duas canadianas, agora já ando com uma e começo a dar uns passos sem nenhuma, quando a visita médica acabou eu acabei também o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, não teve emoções tão grandes como as de ontem, mas foi igualmente positivo, tenho vindo a aumentar a confiança apenas com uma canadiana, já vou dando passos maiores e até consigo fazer melhor as curvas, sem apoios também vou acabar por conseguir. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fisioterapia 105º dia (11 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje ao nível do treino tive o melhor dia de sempre na fisioterapia, já consegui muitas vitórias, todas elas muito gratificantes, mas a de hoje foi a melhor de sempre.

Comecei o meu dia a descer a rampa e a seguir fui até à pedaleira de braços, voltei a fazer 500 pedaladas no 5, desde que comecei a fazer a pedaleira de braços, os sintomas vasculares que me limitavam muito na marcha só com uma canadiana quase desapareceram, por isso vou continuar a fazer este treino todos os dias e de preferência logo no início, fui a seguir para as barras treinar o equilíbrio com a bola, mandando-a contra a parede, aos poucos ia-me afastando da parede e ia também aumentando a força com que mandava a bola, fiquei por ali uns 15 minutos, depois do treino de equilíbrio fui andar um pouco só com uma canadiana, fui sozinho, saí pela porta do ginásio, dei a volta pelos corredores até ao pátio, lá dei uma ou duas voltas ao pátio e voltei a seguir para o ginásio.

Mais tarde a terapeuta disse-me para ir para perto da parede e largar a canadiana, eu apoiei-me ao standing, de seguida ela disse-me para andar sem apoios, mas eu disse que assim não conseguia, que precisava que ela ou o estagiário ficasse à minha frente, acabou por ficar o estagiário à frente e a terapeuta atrás, fui andando assim até à porta do ginásio, apoiei-me muitas vezes no estagiário, ao sair do ginásio viramos à esquerda, a terapeuta saio de trás de mim e fomos até ao fundo do corredor, nessa altura a terapeuta disse-me para ir até à porta de entrado do nosso serviço e para contarmos quantas vezes é que eu me apoiava no estagiário, comecei então a andar, o estagiário estava muito perto de mim, eu tinha pouco espaço para avançar e no fim disse-lhe para se afastar um pouco e dar-me mais espaço para conseguir avançar as próteses, naquele percurso precisei de ma apoiar nele 7 ou 8 vezes, demos a volta e fizemos novamente o corredor todo, desta vez nunca precisei de me apoiar nele, o meu record era de 30 passos sem qualquer apoio, hoje dei 72, atravessei o corredor de uma ponta à outra, a seguir fiz o mesmo mas em direcção à porta da entrada, lá dei a volta e fiz outra vez o mesmo, nesta última vez voltei a dar 72 passos, mas conseguia dar mais, só parei quando fiquei encostado à parede, fui controlando melhor os passos, principalmente as acelerações que normalmente faço para procurar novamente o equilíbrio, mas que quase nunca consigo reduzir a velocidade, a seguir e já com uma canadiana estive a treinar a velocidade dos passos, andando o mais rápido que conseguia e a seguir reduzia a velocidade, no início também não conseguia com uma canadiana, espero por isso aprender a controlar sem apoios, por último voltei para o ginásio e estive a fazer alongamentos com uma bola grande e a ajuda do estagiário, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi excelente, consegui dar mais um enorme passo na minha recuperação, sei que não vai ser fácil andar sem qualquer apoio, quer seja uma canadiana ou uma bengala, no entanto estou no bom caminho e já consigo dar bastantes passos com as duas mãos livres, é uma sensação excelente. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fisioterapia 104º dia (10 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais um dia repleto de trabalho e no qual consegui fazer novas conquistas, algo que nunca tinha conseguido.

Comecei por descer a rampa e fui logo para a pedaleira de braços onde fiz 500 pedaladas com a força no 5, a seguir fui andar um pouco só com uma canadiana, a terapeuta já tinha o circuito feito mas eu fui até lá pelo lado mais distante, saí pela porta do ginásio e fui andando pelos corredores até chegar ao pátio, quando lá cheguei fui até ao circuito, mas sozinho não me sentia confiante para o fazer, era um pequeno caminho, bastante estreito, em curva e tinha de o fazer de lado só com uma canadiana, esperei pela terapeuta e comecei a andar, sempre muito devagar, com muito receio, por vezes a prótese direita acabava por arrastar em vez de levantar e dar o passo para o lado, o coto esquerdo também foi ficando muito cansado e já sentia algumas dores no pulso direito, isso porque acabo por fazer muita força na canadiana, quando cheguei ao fim fui até à entrada do ginásio e estive a descansar um pouco.

Ao fim de alguns minutos fui com a terapeuta, o estagiário e outro amputado até ao serviço 11 (hoje fiquei a saber que lá é uma enfermaria), mas ao contrário do costume não fomos pela rampa, fomos logo pelas escadas do nosso serviço, já não as subia à muito tempo, talvez mais de 2 meses e nunca as tinha subido só com uma canadiana e a outra mão no corrimão, pois as vezes que tinha tentado antes nunca tinha conseguido, naquele corrimão só conseguimos meter as pontas dos dedos, hoje já os consegui subir sem problemas, isso porque já consigo fazer força e dar um impulso com a prótese esquerda, lá subimos todos os degraus e saímos pela porta que existe naquele patamar, nessa porta há um degrau muito alto, desci-o apoiado à porta e sem problemas, a seguir tentei descer o passeio só com uma canadiana, mas não consegui, tenho de fazer dois movimentos, o de avançar a prótese direita e o de destrancar o joelho esquerdo, acabei por precisar da ajuda da terapeuta e do estagiário, a seguir entramos no pavilhão e subi até ao 2º andar com uma canadiana e apoiado no corrimão, acabou por correr melhor que na última vez, para descer usei as duas canadiana, logo no primeiro degrau o joelho esquerdo esticou e eu tive de me apoiar na parede, nos outros já desci normalmente, sempre que chegava ao último degrau de cada vão de escadas descia de frente, fiz isso até à terapeuta me dizer para tentar descer o mais de frente possível, foi o que tentei a seguir, coloquei-me de frente quando ainda faltavam 2 degraus, o receio era tanto que comecei a fazer muita carga nas canadianas, com isso o peso na prótese esquerda era tão pouco que o joelho destrancou e eu acabei por descer suavemente, fiquei surpreendido, correu mesmo muito bem, todos os outros degraus desci da mesma forma, incluindo os da rua que são mais altos, depois desci o pequeno passeio só com uma canadiana, desta vez não desci de frente mas sim de lado, acabei por conseguir, fiz depois todo o caminho de volta para o ginásio, só com uma canadiana, incluindo a rampa, não foi fácil desce-la, vou fazendo várias batotas, deixo sempre a prótese direita atrás para me sentir mais seguro e dessa forma vou conseguindo descer, fiz depois o resto do caminho até ao ginásio e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, trabalhei muito, fui aumentando a minha confiança a andar só com uma canadiana e finalmente consegui descer escadas de frente com as duas canadianas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fisioterapia 103º dia (09 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Começou mais uma semana de fisioterapia e nesta semana vamos dar especial relevância ao treino só com uma canadiana e também sem nenhuma, foi exactamente por aí que passou parte do treino de hoje.

Comecei por descer a rampa e como o ginásio ainda não estava aberto fiquei pelo corredor, larguei uma das canadianas, levantei a outra e comecei a andar sem apoios junto ao corrimão, consegui dar vários passos seguidos, a seguir o ginásio abriu e fui até à pedaleira de braços, fiz apenas 500 pedaladas no 5(vai de 0 a 8), depois da pedaleira de braços fui até ao pátio para fazer o circuito dos pinos, hoje eles estavam colocados em ziguezague e eu tinha de os contornar sempre por fora, as curvas eram muito acentuadas, larguei logo uma canadiana quando desci o degrau e fui andando sozinho pelo meio do pátio, fiz o circuito dos pinos três vezes e voltei para o ginásio, mais precisamente para as barras, treinar o equilíbrio em cima da tábua de fremann, enquanto me equilibrava em cima dela fui passando um pequeno rolo de esponja à volta do corpo, não tinha lá a bola e por isso usei o rolo, entretanto chegaram os médicos para a visita médica e eu mantive-me em cima da tábua de fremann, mas desta vez fui metendo as mãos nos bolsos enquanto me tentava equilibrar, fui conseguindo manter-me equilibrado durante algum tempo sem me apoiar nas barras, um dos médicos disse que nem ele com as pernas dele conseguia equilibrar-se assim em cima da tábua e muito menos com as mãos nos bolsos.

Depois da visita médica ainda fiquei mais um pouco a treinar com uma bola, enviando-a contra a parede, afastei-me bastante dela e fui mandando a bola com força, dessa forma treino o equilíbrio com movimentos rápidos, tanto para lançar a bola como para a agarrar, de seguida saí das barras e fui para perto da parede, afastei-me cerca de 30cm dela, larguei a canadiana e estive a tentar endireitar a minha postura, tanto ao nível da inclinação do corpo que fica um pouco para a frente, como ao nível da distribuição do peso, essa parte já é mais complicado rectificar, a forma como me sinto seguro é com o peso em cima da prótese direita, muito porque a prótese esquerda é ligeiramente mais alta, o que me permite andar melhor, por último o estagiário meteu-se à minha frente, a terapeuta atrás e fui começando a andar sem canadianas, apenas me ia apoiando nos braços do estagiário caso fosse preciso e só em último caso, saímos do ginásio e viramos à direita, seguimos até ao fundo do corredor, demos a volta e percorremos todo o corredor até à porta de entrada do nosso pavilhão, pelo meio fui-me apoiando muitas vezes, o meu treino acabou quando cheguei ao fim do corredor.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, fui andando só com uma canadiana, treinei muito o equilíbrio e por fim andei sem apoios, o treino equilíbrio ajuda muito na marcha sem apoios, penso que estou no bom caminho para melhorar ainda mais. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fisioterapia 102º dia (06- 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do0 "Biamputado".

Esta semana de fisioterapia passou muito rápido, hoje já é sexta-feira e como habitualmente acontece em todas as sextas-feiras, tive um treino muito intenso.

Comecei por descer a rampa e fui para o ginásio, a terapeuta disse-me para ir treinar o equilíbrio nas barras com a tábua de freeman(tábua de balanço), foi o que fiz, coloquei-me em cima dela e fui-me tentando equilibrar sem tocar nas barras, ao fim de alguns minutos a terapeuta decidi-o dificultar ainda mais as coisas, deu-me uma pequena bola de borracha que eu tinha de ir rodando à volta da cintura enquanto me equilibrava em cima da tábua de freeman, era muito complicado mas ao fim de algum tempo acabei por conseguir roda-la 7 vezes seguidas antes de me apoiar nas barras, a seguir saí de cima da tábua e estive a mandar a bola contra a parede e por último estive a passar a bola ao Anderson Freitas () e ele passava para mim, pelo meio a bola caiu várias vezes, eu fui-a sempre apanhar, enquanto caía nas barras era muito simples, apenas me inclinava para a frente e apanhava-a, já quando saía das barras nunca a consegui apanhar do chão, sentia receio de cair e por isso nunca me inclinei o suficiente, tive de usar as duas canadianas, encostei-as à bola e dessa forma enviei-a para outro amputado lá do serviço.

No fim do treino de equilíbrio fui com a terapeuta dar a mesma volta dos últimos dias, só com uma canadiana, larguei-a logo no ginásio e fui andando até à rampa, subi-a agarrado ao corrimão para não cansar logo as costas e de seguida fomos em frente até às outras duas rampas, hoje o objectivo era tentar avançar a prótese direita para a frente da esquerda, mas raramente consigui, ainda assim já não fica tão atrás quando estou a subir a rampa menos inclinada, já na outra acaba por ficar ainda mais atrás e nem a consigo meter ao lado, já cheguei ao cimo das duas rampas cansado e com dores nas costas, ainda assim preferi não descansar e desci logo, pedi à terapeuta para me dar a mão e comecei a descer, fui ganhando confiança e a partir de meio larguei a mão da terapeuta, na outra rampa já desço melhor e sem qualquer ajuda da terapeuta, depois voltamos a subir as duas rampas, na primeira tive de ir acelerando ou abrandando a marcha conforme a terapeuta me pedia, na segunda era mesmo impossível, estava bastante cansado, com dores nas costas e no pulso direito, mas mais uma vez não descansei e apesar da terapeuta estar ao meu lado não lhe pedi para me dar a mão no início da descida, fui conseguindo muito devagar, com passos muito pequenos, a prótese direita ficava sempre para trás e mesmo no fim da descida tentei mete-la ao lado da esquerda, no entanto desequilibrei-me muito e tive mesmo de me apoiar no braço da terapeuta, de qualquer forma foi uma boa descida e já consegui descer quase toda a rampa sozinho, no fundo das rampas a terapeuta disse-me para passar atrás dos carros que estavam lá estacionados, mas tinha de passar a andar de lado porque o espaço era muito apertado, passei o primeiro a andar com a prótese direita à frente, foi muito difícil, nos outros já andei com a esquerda à frente, acabou por ser mais fácil, quando acabei de passar atrás do último carro vi que já lá estava o sr que me vai buscar todos os dias, fui buscar as minhas coisas e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, já me começo a sentir bem só com uma canadiana, mas ainda ando com muito cuidado e com receio de cair, ainda assim tenho melhorado bastante. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fisioterapia 101º dia (05 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o meu centésimo dia de fisioterapia desde que recebi as próteses, a diferença entre o primeiro dia e o dia de hoje é muito grande, mas ainda me falta aprender mais algumas coisas, sobretudo uma que estive a tentar hoje.

Comecei o dia a descer a rampa e fui depois até ao ginásio, por lá só estive um pouco de pé e fui logo para o pátio, ao descer o degrau para o pátio larguei a canadiana da mão esquerda e fui fazer o circuito dos pinos, hoje era muito complicado para mim, numa primeira parte do circuito estavam os pinos, tínhamos de fazer slowlom entre eles, a seguir tinha uma bola que funcionava como uma rotunda e tínhamos de dar uma volta completa para a seguir passar para a segunda parte do circuito, era um pequeno corredor feito por uns paus e uns pesos de areia, nesse corredor tínhamos de passar de lado, como eu estava só com uma canadiana era mesmo muito difícil e tive de parar várias vezes para descansar o coto esquerdo, estava a ter grandes dificuldades em dar um passo para o lado com a prótese esquerda e depois colocar o peso em cima dela para andar com a direita, cheguei ao fim daquele pequeno percurso já muito cansado e tive de me ir sentar um pouco, ao fim de alguns minutos levantei-me e dei umas voltas ali pelo pátio e também pelo nosso serviço, sempre com uma canadiana, ainda fui até ao wc, nunca tinha ido só com uma canadiana e até estava com receio de escorregar e cair por lá.

Um pouco depois e já no ginásio parei em frente à marquesa e pensei que talvez me consegui-se sentar só com uma canadiana, disse à terapeuta e decidi tentar, no entanto não consegui, mas por muito pouco, tinha de destrancar o joelho da prótese direita e o movimento que conseguia fazer para o tentar destrancar não era o suficiente, ainda assim e caso o consegui-se destrancar também tinha de conseguir fazer o movimento natural para me sentar e não é nada fácil, acabei por ter de me sentar com as duas canadianas, a seguir passei para o chão e tentei-me levantar só com a ajuda das canadianas, tentei-me levantar de várias formas, estando sentando no chão e tentando fazer o mesmo movimento que faço quando estou sentado na marquesa, também tentei de joelhos, virei-me de barriga para baixo e meti-me de joelhos, mas a partir dali já não consigo fazer mais nada, as próteses também não me dão a mobilidade que preciso para me levantar, vou continuar a pensar e tentar descobrir uma forma que me permita levantar sozinho, acabei por me sentar depois na marquesa e levantar-me sem problemas.

Antes da visita médica ainda estive a dar mais uns passeios pelo nosso serviço, sempre com uma canadiana, aos poucos vou melhorando a marcha e aumentando a confiança, isso notasse sobretudo com o tamanho do passo da prótese direita, quando estou mais confiante ela avança para a frente da outra, já quando estou menos confiante e isso acontece sempre nos primeiros passos, a prótese direita no máximo fica ao lado da esquerda, andei por ali algum tempo, depois vim para o ginásio para a visita médica e acabei por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi assim este meu centésimo dia de fisioterapia com as próteses, a evolução tem sido muito grande mas ainda tenho muito mais para evoluir e neste momento o que mais me preocupa é o levantar do chão sem ajuda, vou ter de encontrar uma forma para o conseguir. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fisioterapia 100º dia (03 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Para compensar um pouco o dia de ontem em que não treinei muito, hoje a terapeuta "vingou-se", fiz um treino muito intenso, quase na sua totalidade só com uma canadiana e consegui fazer o que nunca tinha conseguido.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, lá estive apenas um pouco até à terapeuta me dizer para ir até ao pátio que ela ia meter lá os pinos, mas disse para ir só com uma canadiana, no entanto como não consigo descer aquele degrau do ginásio para o pátio disse-lhe que só largava a outra depois de o descer, foi o que fiz, desci o degrau e larguei logo a canadiana, fiz o circuito dos pinos e andei durante muito tempo no pátio juntamente com outros dois amputados, cada um de nós ia tentando rectificar os seus problemas, um (amputado acima do joelho) anda a aprender a trabalhar com o joelho da prótese e a afastar um pouco as pernas, o outro (amputado abaixo do joelho) praticamente não tem problema nenhum, nem se nota que tem uma prótese e eu ando a começar a largar uma canadiana, a ganhar mais confiança e a melhorar a minha marcha, acabamos por ficar por ali a andar durante bastante tempo.

Mais tarde fomos os três dar uma volta, juntamente com a terapeuta e o estagiário, eu até ali tinha andado sempre só com uma canadiana e assim continuei, fomos dar a mesma volta que tinha dado na sexta-feira, eu subi a rampa apoiado no corrimão para não ficar com dores nas costas, seguimos todos em frente e antes do Pavilhão das Consultas Externas virámos à esquerda, a seguir tivemos de subir duas rampas, eu subi sempre sem me apoiar nos corrimões que haviam na primeira rampa, na outra já não havia qualquer apoio, depois eu esperei lá em cima enquanto ou outros voltaram para o ginásio e a terapeuta juntamente com o estagiário os foram acompanhar, enquanto esperei aproveitei para me sentar um pouco, existiam uns bancos na rampa, mas a inclinação da rampa dificultava um pouco, ainda assim acabei por conseguir sozinho e sem problemas, quando eles chegaram ao pé a terapeuta disse-me para descer só com uma canadiana (a outra também não estava lá), sozinho não conseguia, a terapeuta teve de me ajudar mas da forma que eu me sentia mais seguro, ou seja, ela deu-me a mão dela e assim eu já me senti confiante, apenas estava a tocar no dedo da terapeuta, nem fazia força nenhuma, mas aquele pequeno toque no dedo deu-me a segurança que necessitava para descer a rampa, a outra a seguir já desci sozinho e sem problemas, a seguir e já a direito tive de passar no meio dos carros, era bastante apertado e no último tive mesmo de passar de lado, relembro que nunca tinha conseguido andar de lado só com uma canadiana, fiquei bastante satisfeito, a rampa para o nosso pavilhão também desci só com uma canadiana, ao chegar ao ginásio deram-me a outra canadiana, por último estive a treinar na marquesa o sentar e levantar de várias alturas e acabei por ali o meu treino.

Fui um treino muito intenso, andei quase sempre só com uma canadiana e consegui fazer coisas que nunca tinha feito, descer só com uma canadiana aquela rampa bastante inclinada e também passar de lado entre os carros também só com uma canadiana, amanhã não irei à fisioterapia porque tenho uma consulta na médica de família, por isso só voltarei a escrever o texto na quinta-feira. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fisioterapia 99º dia (02 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Começou hoje mais uma semana de fisioterapia e tive um dia bem mais calmo que o de sexta-feira, aproveitei sobretudo para treinar só com uma canadiana e também com as duas levantadas.

Comecei por descer a rampa e como o ginásio ainda estava fechado fiquei a treinar no corredor, aproveitei para andar sem apoios, já à muito tempo que não treinava ali no corredor, acabou por correr melhor do que estava à espera, consegui dar vários passos e cheguei mesmo a passar todo o corrimão de uma ponta à outra sem lhe tocar ou apoiar a canadiana no chão, entretanto o ginásio abriu e fui até lá dentro, este mês temos lá um estagiário, a terapeuta apresentou-o a todos e até lhe disse para ele tentar descobrir qual é o meu problema, se seria apenas uma amputação ou duas e por onde, ele ao fim de um bocado conseguiu perceber que eram duas amputações mas a terapeuta disse-lhe por onde eram, isto acaba por ser bom para mim, porque demonstra que tenho estado a evoluir bem e que consigo disfarçar um pouco o tipo de amputações que tenho, entretanto tínhamos vindo até ao pátio e eu estava a fazer o circuito dos pinos, dei quatro voltas, sempre só com uma canadiana, a outra tinha o estagiário, acabei por aproveitar para lhe contar a minha história e por falar um pouco sobre a forma como ando.

Um pouco depois voltei para o ginásio e fui para a pedaleira de braços, fiz 750 pedaladas com a força no 5, não fui até às 1000 porque entretanto tinham lá chegado os médicos para a visita médica, quando a visita acabou fui andar um pouco ali pelo serviço e pelo pátio, fui andando só com uma canadiana e também fui tentando levantar as duas, acabei por conseguir dar alguns passos sem apoios, independentemente do tipo de piso, quando andei só com uma canadiana cheguei a andar um pouco melhor que nos outros dias, estava a conseguir avançar a prótese direita tornando os passos mais naturais, também já não ando tão inclinado para a frente e a canadiana estava na posição certa, acabei depois o meu treino por ali.

foi assim o meu dia de fisioterapia, muito mais calmo que o habitual, mas foi igualmente positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...