Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fisioterapia 90º dia (15 - 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Com o dia de hoje acabou mais uma semana de fisioterapia, foi o dia em que andei mais pelo hospital, deu para treinar nas rampas, escadas e vários tipos de piso.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, mas acabamos por sair logo do ginásio para começar a dar uma volta pelo hospital, fui eu, a terapeuta e mais dois amputados, começamos por subir a rampa e seguimos em frente, em direcção ao Pavilhão das consultas Externas, logo a seguir a esse pavilhão existe uma rampa bastante inclinada, eu fui sempre na frente e esperei pelos outros amputados no cimo da rampa, quando eles chegaram ao pé de mim virámos à esquerda e fomos em direcção ao Pavilhão do Raio X, ao chegarmos lá eles sentaram-se a descansar e eu comecei a descer as escadas com a terapeuta, no início não estava a descer muito bem, nos últimos tempos tenho tido algumas dificuldades em controlar o joelho esquerdo, nos últimos degraus já desci um pouco melhor, entretanto esperei pelos outros dois amputados e a seguir fizemos dois corredores, no fim deles estava uma porta, ao passa-la verifiquei que estamos no primeiro andar do serviço 11, é aquele serviço onde fui à dias e que subi as escadas até ao 2º andar, ao sair da porta tinha um degrau, consegui desce-lo de frente, depois comecei a descer as escadas para o R/C, estas já correram melhor que as outras e a terapeuta deixou-me depois quando faltavam cerca de 8 degraus para o fim, ela foi buscar os outros amputados e eu aproveitei para descer o resto sozinho, os primeiros 4 degraus correram bem, mas nos 3 a seguir tive mais dificuldades, por último e depois de sairmos do pavilhão fui andando para o nosso ginásio, ao todo demoramos 1h20m, se eu fosse sozinho talvez nem 30m demorasse, mas tinha de esperar pelos outros.

Mais tarde fui andar para o pátio, fiz o circuito dos pinos para os dois lados, ao voltar estava a utilizar o apoio da canadiana na mão esquerda e aproveitei para seguir em frente, dar a volta à palmeira que existe lá no pátio e fui até à porta do ginásio, treinei algumas vezes no degrau para o ginásio, por último fui para perto da parede como ontem, virei-me de costas para ela e levantei as duas canadianas, também estive a fazer a transferência de peso para o lado esquerdo, só não encostei as canadianas porque a terapeuta não estava ao pé de mim, acabei depois o meu treino no ginásio.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, grande parte do dia foi passado fora do nosso serviço e acabou por ser um treino muito completo. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fisioterapia - 89º dia (14- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um treino bastante virado para a parte do equilíbrio e aumento de confiança estando sem qualquer apoio à volta.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, por lá estive a treinar nas barras, primeiro só a andar um pouco e mais tarde com a bola, enviando-a contra a parede e sempre sem estar a tocar nas barras, estive por ali a treinar durante vários minutos, a seguir fui até ao pátio, a terapeuta já tinha o circuito dos pinos preparado, hoje fazia duas curvas e tínhamos de os contornar, estive a fazer o circuito só com uma canadiana, primeiro na mão direita e depois na esquerda, quando estava a fazer com a mão esquerda ainda precisei de apoiar a canadiana da mão direita uma no chão, foi um pequeno desequilíbrio mas se não tivesse a canadiana da mão direita teria caído, por isso é que por agora continuo a andar com as duas canadianas, embora uma delas ande no ar quando faço este tipo de treino, no fim do exercício a terapeuta chegou ao pé de mim com uma bola e disse-me para ir para perto da parede, fiquei de costas para a parede e sem tocar nela tive de largar as duas canadianas, ficando sem qualquer apoio, depois tinha de esticar os braços para agarrar a bola, a terapeuta ia trocando de sítio, por vezes para o lado direito, outras para o esquerdo e ainda para cima e para baixo, eu sentia-me muito inseguro e à medida que ia ficando mais cansado começava a tocar ligeiramente na parede, eram apenas ligeiros toques, nunca cheguei a encostar mesmo de forma a apoiar-me, depois do treino com a bola a terapeuta disse-me para tentar transferir o peso para o lado esquerdo, uma vez que o meu ponto de equilíbrio sem apoios acaba por ser em cima da prótese direita, sem qualquer apoio é muito difícil fazer a transferência, as dificuldades são sobretudo a nível psicológico, o meu receio era desequilibrar para a frente e cair, isso nunca aconteceu e acabei por conseguir encontrar uma forma de fazer uma ligeira transferência de peso para a prótese esquerda, já foi bom para ganhar alguma confiança, estes exercícios são muito cansativos e exigem muito esforço nas costas, com o cansaço fui tocando mais vezes na parede e depois destes exercícios tive de ir descansar.

Ao fim de alguns minutos a descansar, fui até ao corredor para andar sem apoios, no início fui dando poucos passos, ao fim de algumas tentativas consegui dar 17 passos seguidos, consegui duas vezes quase seguidas, depois disso fui dando várias vezes mais de 10 passos seguidos e numa das últimas tentativas consegui dar 30 passos, nunca tinha dado tantos passos seguidos nem andado uma distância tão grande sem apoios, logo depois voltei para o ginásio, atravessei-o também com as duas canadianas levantadas e acabei por ali o meu treino, uma vez que estava na hora da visita médica.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi um dia diferente, com um treino bastante diferente do habitual mas não menos exigente, o esforço feito pelas costas foi muito grande mas tenho mesmo de fazer este tipo de treino para ganhar equilíbrio e confiança. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fisioterapia - 88º dia (13- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais fácil que o de ontem, aproveitamos para dar uma passeio pelo hospital, passeio esse onde tivemos de passar por uma rampa grande, um corredor cheio de pessoas e escadas.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, já lá estava a senhora biamputada que também lá esteve ontem, aproveitamos para falar bastante enquanto eu ia treinando nas barras e ela na marquesa, é sempre muito bom trocar experiências, ela é uma daquelas pessoas que no início preferiu não ter próteses e agora, muitos anos mais tarde, mentalizou-se que queria ter umas próteses e já começou a treinar, por vezes estas situações acontecem e o primeiro passo para começar a fazer o treino e depois as receber é o mais difícil e por ela esse passo foi dado agora.

Mais tarde fui com a terapeuta, outro biamputado (abaixo dos joelhos) e um amputado, fomos os quatro dar uma volta pelo hospital, subimos a rampa, fomos em frente em direcção às consultas externas e viramos à direita, nessa parte tínhamos uma rampa muito grande e inclinada, eu fui descendo na frente, a seguir vinha o outro biamputado e por último o amputado com a terapeuta, ele tem muito mais dificuldades, a meio da rampa há uma curva à esquerda e a partir daí a inclinação aumenta bastante, nessa parte já tive mais dificuldades por causa do joelho da prótese direita, quando a inclinação é muito acentuada, ao apoiar totalmente o pé da prótese no chão o joelho tem tendência para destrancar e isso causa grandes desequilíbrio, felizmente nunca caí, no fundo da rampa viramos à direita e enquanto os outros descansavam eu continuei com a terapeuta, subimos uma pequena rampa para entrar no serviço de oftalmologia, passei no corredor que estava cheio de pessoas e subi as escadas para o primeiro andar, estas são aquelas escadas de ferro com piso de borracha preta em que a terapeuta contabilizava o meu tempo e que demorei 56 segundos a subir, hoje subi mais devagar e correu bem, depois esperei ali enquanto a terapeuta foi buscar os outros, quando chegaram fomos todos para o nosso pavilhão, voltei a ir eu à frente, tanto na parte que é a direito como nas rampas.

Já no nosso serviço estive a falar mais um pouco com a senhora biamputada até ela se ir embora, depois entrei no nosso ginásio, estive a treinar no degrau para o pátio e por último estive a treinar um pouco com as canadianas levantadas, já correu um pouco melhor que ontem mas ainda não consegui andar tanto como já fiz anteriormente.

Foi assim o meu dia, deu para aproveitar o dia de sol, treinar nas rampas e subir escadas, só não deu para descer escadas mas isso certamente fica para amanhã. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 12 de abril de 2011

Fisioterapia - 87º dia (12- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia muito cansativo, treinei bastante numas escadas onde já não ia à algum tempo e não foi nada fácil.

Comecei o dia a descer a rampa e fui logo para as barras, por lá estive a treinar um pouco o equilíbrio e a tentar andar sem apoios, mas sem grande sucesso, entretanto fui falando com uma senhora, também biamputada, ela tem ido só à tarde mas hoje foi de manhã, estivemos a falar bastante sobre os nossos casos, as próteses, o blog e muitos assuntos relacionados com os nossos casos, esta partilha de ideias foi bastante útil para mim e certamente também o foi para ela.

Mais tarde fui com a terapeuta e outros dois amputados até às escadas, voltamos às escadas do Serviço 11 lá do hospital, fica num 2º andar, o corrimão é muito baixo e as escadas são estreitas, subi sempre agarrado ao corrimão e com algumas dificuldades, já cheguei ao 2º andar cansado, não descansei e comecei logo a descer mas o início foi muito complicado, tenho um pouco de vertigens e quando lá fui na primeira vez olhei para baixo, hoje ainda senti algum receio por causa disso, os primeiros vãos de escadas correram muito mal, não estava nada confiante e nem estava a conseguir controlar o joelho, a perna esquerda também estava muito cansada, mesmo assim fui descendo sempre sem parar e aos poucos fui melhorando, não consegui descer um único degrau como faço habitualmente, nem sempre as coisas correm como queremos, depois de descer todos os degraus voltei para o ginásio de amputados e estive durante bastante tempo a descansar.

Ao fim de vários minutos voltei-me a levantar e estive a treinar no degrau do ginásio para o pátio, correu muito bem, nem consigo perceber a diferença entre aquele degrau e alguns dos que tinha descido antes, talvez fosse mesmo o cansaço e a questão psicológica das vertigens lá no alto, por último fui até ao corredor e estive a andar sem apoios, não sei o que se passou hoje mas não consegui andar tão bem, sentia que a prótese direita estava um pouco mais baixa, talvez porque a esquerda não deve ter entrado tanto e interfere logo com o equilíbrio, principalmente em andamento sem apoios, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, nem tudo correu bem mas a vontade de melhorar é muito grande e certamente amanhã tudo irá correr melhor. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fisioterapia - 86º dia (11- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia e foi também o dia em que fui à consulta de cirurgia vascular para saber o que se passa ao certo com o braço esquerdo.

Comecei o meu dia a descer a rampa, fui para as barras e estive a treinar um pouco o equilíbrio com a bola, mandando-a contra a parede e segurando-a, depois fui até ao pátio para fazer o circuito que já estava preparado, hoje era bastante apertado e fazia duas curvas muito apertadas, tinha de o fazer de frente, fui sempre com as duas canadianas, fiz o percurso para os dois lados, a seguir estive a tentar andar com as duas canadianas levantadas ali pelo pátio, acabei por não conseguir dar muitos passos seguidos, entretanto estive a treinar no degrau e no corredor, fui depois para dentro do ginásio porque ia começar a visita médica.

No fim da visita médica estive a andar um pouco no corredor, sempre com as duas canadianas levantadas, cheguei a dar 23 passos seguidos, nunca tinha conseguido dar tantos sem apoiar uma ou as duas canadianas no chão, andei por ali mais um pouco até à terapeuta me dizer para ir subindo a rampa que íamos até às escadas, fui com uma senhora amputada, subimos os dois sem problemas e esperamos lá pela terapeuta, no entanto chegaram os carros e tivemos de vir embora, já não foi possível ir às escadas e acabamos por ali o treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, só foi pena não termos ido às escadas mas de resto foi bastante positivo. De tarde fui à consulta de cirurgia vascular por causa do braço esquerdo, o problema já está identificado, para o resolver é necessário recorrer uma cirurgia muito delicada em que será removida a primeira costela, no entanto por agora não se irá fazer nada, é um problema sem grande importância e a operação tem algum risco, por isso e ponderando bem o risco é preferível não se fazer nada, se a situação algum dia se agravar então aí serei operado. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fisioterapia - 85º dia (08- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Com o treino de hoje acabou mais uma semana de fisioterapia, foi um dia diferente do habitual em que para além do treino teve também um passeio.

Comecei por descer a rampa e ir para o ginásio, estive por lá apenas até à terapeuta chegar, a seguir fui para o pátio, fiz o circuito dos pinos, hoje estavam colocados de forma a fazer uma curva de 180º, fiz o percursos duas vezes e só com uma canadiana, alternando de mão no fim de cada percurso, entretanto a terapeuta disse-me para andar de lado, tinha de atravessar todo o pátio, em largura, atravessei-o quatro vezes e não tive dificuldades, a seguir sentei-me um pouco num dos bancos que lá estão, consegui-me sentar sem problemas, assim como levantar-me depois, já tenho menos dificuldades em me sentar e levantar, mesmo quando são cadeiras mais baixas, depois aproveitei para treinar mais um pouco no degrau da entrada do pátio para o ginásio, estive quase a arriscar a levantar as canadianas para descer assim o degrau mas ainda não foi desta.

Mais tarde a terapeuta disse-me a mim, assim como a vários amputados para ir-mos subindo a rampa porque íamos todos dar um passeio pelo hospital, éramos cinco amputados, quatro já com prótese(s) e outro ainda com uma ortopróteses, ele chegou à pouco tempo ao serviço de Amputados e por isso ainda não tem prótese, no entanto já se desenrasca muito bem, lá fomos todos dar o passeio, subimos a rampa e virámos à esquerda, essa parte está fechada à circulação automóvel (mas existem lá muitos carros estacionados), o terreno é a direito e sem dificuldades pelo caminho, andamos cerca de 100 ou 200 metros e tivemos de voltar para trás, um dos amputados estava com dificuldades, cansado e com dores no pé, possivelmente porque depois de receber a prótese começou a fazer uma carga muito grande sobre o pé e aos poucos o pé vai-se ressentindo, é por isso que devemos ter muita atenção às transferências de peso e nunca fugir com o peso à prótese, isso nos casos em que só há uma amputação e não as duas como e o meu caso, mesmo assim eu divido muito bem o peso para não originar problemas na postura e nas costas, voltamos todos para trás e acabei depois o meu treino no ginásio.

Hoje o dia foi mais descontraído, deu para treinar e passear, só não deu tempo para ir às escadas mas na próxima semana certamente irei treinar bastante nas escadas, bom fim de semana a todos e muito obrigado.

Norberto Mourão

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fisioterapia - 84º dia (07- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje a nossa terapeuta não foi, está de férias hoje e amanhã, por isso hoje estava lá outra terapeuta e eu acabei por escolher o meu treino tendo em conta o que tenho vindo a fazer.

Comecei por descer a rampa e fui até ao ginásio, estive por lá algum tempo a falar com a terapeuta que foi hoje e a dizer-lhe o que normalmente fazia, fomos depois os dois para o pátio, ela colocou lá alguns pinos e eu estive a contorna-los apenas com uma canadiana, fiz esse percurso para os dois lados, para cada um deles com a canadiana numa das mãos, a seguir estive a treinar no degrau da entrada do pátio para o ginásio e andei por ali a treinar durante algum tempo, entretanto e como estavam lá poucos amputados, fui com a terapeuta dar a mesma volta que tinha dado ontem, como não foi mais nenhum amputado acabou por ser uma volta muito mais rápida, subi a primeira rampa, a seguir desci a outra e fomos até às escadas, desci agarrado ao corrimão e com uma canadiana, assim desço mais rapidamente, passamos a seguir no corredor que estava cheio de utentes da oftalmologia, tive de me desviar várias vezes mas isso já não me faz diferença nenhuma, saímos para a rua e voltei a passar de lado entre os carros e a parede, depois subi as escadas de pedra, estas escadas no primeiro patamar não têm corrimão, subi com as duas canadianas e sem problemas, no segundo já subi apoiado ao corrimão, continuámos a nossa caminhada pelo corredor e viemos ter ao ponto de partida, voltei a subir a rampa e a descer a outra que desço todos os dias e fomos até ao ginásio, foi uma volta muito mais rápida que a de ontem e sem qualquer problema pelo meio.

Depois de descansar um pouco fui até ao corredor e estive a andar com as duas canadianas levantadas, consegui dar bastantes passos sem apoiar as canadianas, numa das vezes dei 19 passos e a seguir dei 20, nesta segunda só tive de parar porque já tinha a parede à frente, por último foi a visita médica e acabei por ali o meu dia de fisioterapia.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fisioterapia - 83º dia (06- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje esteve um dia muito bom e aproveitamos para dar uma volta pelo hospital, volta essa que tinha vários obstáculos como escadas e sítios estreitos por onde tivemos de passar.

Comecei o dia na rampa, desci-a normalmente, fui até às barras e treinei um pouco o equilíbrio, em seguida fui para o pátio, a terapeuta hoje não fez nenhum circuito com os pinos, por isso apenas tentei andar com as duas canadianas levantadas, mas hoje sem grandes resultados, penso mesmo que nunca dei mais de 4 passos sem apoiar uma ou as duas canadianas no chão, como os resultados não estavam a ser bons optei por treinar no degrau entre o ginásio e o pátio, desci e subi muitas vezes, no fim já quase não fazia força nas canadianas, já começo a sentir que consigo descer aquele degrau sem apoios, logicamente depois de descer tenho de me apoiar de imediato.

Mais tarde fui com a terapeuta e com mais dois amputados dar um passeio pelo hospital, começamos por subir a primeira rampa, descer a outra e seguir em direcção ao Pavilhão da Oftalmologia, depois das rampas e até às primeiras escadas fui só com uma canadiana, nas escadas a terapeuta disse-me para descer com as duas canadianas, estas são as que descia em pouco mais de 1m e que subia em 56s agarrado ao corrimão, com as canadianas é tudo diferente, estava com muito receio, pareciam ser mais altas e até dava a sensação que as canadianas poderiam escorregar, os primeiros degraus correram muito mal, mas aos poucos fui melhorando e os últimos já correram bem, depois passamos por um corredor cheio de pessoas, era estreito e tinha-mos de nos desviar algumas vezes, já na rua passamos entre dois carros e a parede, o espaço era muito pequeno, tive de passar de lado e com as canadianas mesmo ao lado do corpo, não me podia inclinar para a frente e tive mesmo de me encostar várias vezes na parede para conseguir passar, a seguir tivemos de subir uma escadaria de pedra, eram degraus muito largos, tanto na largura como no comprimento, isso facilitou bastante, subi tudo com as duas canadianas e sem problemas, depois percorremos todo o corredor e viemos dar ao ponto de partida, subimos a rampa, descemos a outra e acabamos depois o nosso treino já no ginásio.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito completo, com um grande passeio pelo meio e vários obstáculos para ultrapassarmos, todos nós temos de passar por situações destas quando vamos a algum lado, por isso não há treino melhor que este, enfrentar todas as dificuldades das barreiras arquitectónicas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fisioterapia - 82º dia (05- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

A minha semana de fisioterapia só começou hoje, como tinha dito na sexta-feira ontem fui fazer um exame de rotina. Na fisioterapia correu tudo bem, treinei bastante sem canadianas e consegui fazer bons tempos nas escadas.

Comecei o meu dia a descer a rampa, já sem o desconforto provocado pelas dores, desci normalmente e fui para as barras, aproveitei para rodar um pouco a prótese um pouco para dentro e a seguir treinei o equilíbrio com a bola, estive durante alguns minutos a envia-la contra a parede e também a roda-la à volta da cintura, em seguida fui para o pátio, o percurso de hoje era simples, apenas tinha os pinos para os irmos contornando, fiz esse percurso só com uma canadiana, para um lado fui com ela na mãe direita e depois na mão esquerda, hoje deu para perceber claramente que faço melhor as curvas com a canadiana na mão esquerda, a seguir estive a andar com as duas canadianas levantadas, comecei no pátio e consegui dar alguns passos, fui depois para o corredor e estive por lá algum tempo, já me sinto mais seguro e os passos já saem mais certos, no entanto acabo por compensar bastante com a anca do lado direito, ou seja, sempre que avanço a prótese do lado direito acabo por fazer bastante força lateral no encaixe da prótese e isso torna a marcha menos natural, mas por agora não estou muito concentrado em corrigir esse aspecto.

Mais tarde fui com outro amputado e com a terapeuta para as escadas, desde sexta-feira que não andava com as próteses, tinha-me resguardado para que todos os problemas se resolvessem, por isso sabia que ia ser difícil melhorar os meus tempos (3m14s a descer e 2m20s a subir), logo no primeiro degrau demorei muito tempo, a prótese esquerda estava ligeiramente rodada para dentro e já não estava a conseguir colocar o joelho da prótese na posição que me sinto confiante, aos poucos fui melhorando e no terceiro vão de escadas já correu tudo normalmente, acabei por fazer o meu segundo melhor tampo das primeiras tentativas, 3m45s, a subir correu melhor, ter a prótese rodada já não interfere tanto, acabei por demorar 2m50s, entretanto descansei um pouco enquanto o outro Sr. subiu e desceu as escadas para o primeiro andar, na segunda tentativa já foi tudo diferente mas não consegui bater o meu record, a diferença foi mínima 2 segundos mais lento, demorei 3m16s, na subida igualei o meu melhor tempo, 2m20s, tendo em conta que foi o primeiro dia da semana fiquei bastante satisfeito e sinto que posso melhorar na descida, a subir vai ser muito difícil reduzir o tempo, por último voltamos para o nosso pavilhão e a terapeuta disse-me para andar um pouco sem canadianas, dei alguns passos sem colocar as canadianas no chão, consegui andar alguns 4 ou 5 metros seguidos e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, nas escadas correu bem e já me vou sentindo mais segura a andar sem apoios. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fisioterapia - 81º dia (01- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia completamente diferente dos outros, trabalhei muito pouco porque me estava a doer a zona da cervical e também me estava a doer a zona onde já ontem tinha uma borbulha, como consequência acabei por ficar sentado grande parte do dia.

Comecei o dia a descer a rampa, sempre com cuidado por causa do desconforto provocado pela borbulha, já rebentou mas aquela zona ainda está muito sensível, a seguir fui para as barras, estive a rodar um pouco a prótese para tentar aliviar aquela zona, a diferença acabou por ser mínima, também estive a treinar o equilíbrio durante algum tempo, mais tarde fui até ao pátio para fazer o circuito que a terapeuta tinha preparado, hoje era muito maior e dividido em duas partes, na primeira tinha os pinos para irmos fazendo slowlom entre eles e depois tinha um caminho estreito para passarmos pelo meio, tentei fazer todo o percurso apenas com uma canadiana mas não consegui e parei logo no início, as dores na zona sensível estavam a ser mais fortes, por isso fiz o percurso com as duas canadianas e a seguir fui-me sentar num dos bancos lá do pátio, também me estava a doer bastante a zona da cervical e até estava com receio de esforçar mais e piorar as coisas.

Mais tarde a terapeuta disse-me que ia até às escadas com os outros dois amputados e perguntou-me se queria ir ou se preferia ficar sentado por causa das dores, eu disse que ia com eles mas que não iria tentar melhorar os meus tempo, fomos então até às escadas, fui o primeiro a descer, a terapeuta decidiu cronometrar o tempo apenas para se ter uma noção, comecei a descer normalmente, como as próteses estavam sempre afastadas não estava a sentir tanto as dores e a zona da cervical também não se estava a ressentir, a meio a terapeuta disse-me para parar um pouco porque queria ver o meu braço esquerdo, tinha lá duas nódoas negras e perguntou-me se tinha batido em algum lado, eu não me recordo mas sei que apoio sempre aquela zona para me levantar e calçar as próteses de manhã, depois disso continuei a descer, acabei por demorar à volta de 3m50s, mesmo com a paragem a meio, na primeira descida nunca tinha sido tão rápido, em seguida subi as escadas, também sem intenção de melhorar o tempo, acabei por demorar por volta de 2m50s, outro excelente tempo para a primeira subida e sem estar a tentar ser o mais rápido possível, depois de descermos e subirmos os três, viemos para o nosso ginásio e eu já não fiz mais nada.

Foi um dia totalmente diferente, com dores na cervical e na parte das próteses onde apareceu uma borbulha, o treino ficou totalmente condicionada, espero que para a próxima semana já esteja tudo normal, só volto à fisioterapia na terça-feira porque na segunda tenho uns exames para ir fazer de manhã, por isso bom fim-de-semana e até terça-feira, muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...