Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 31 de março de 2011

Fisioterapia - 80º dia (31- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje o meu dia de fisioterapia foi bastante condicionado por um problema provocado pelas próteses, ainda assim esforcei-me bastante no que podia fazer.

Comecei o meu dia a descer a rampa e logo no início voltei a sentir um enorme desconforto na pele que fica entre as duas próteses, a fricção entre as duas próteses originou uma borbulha e na maioria dos movimentos sentia-me muito desconfortável, ao descer a rampa ainda se notava mais, fui depois para as barras treinar o equilíbrio com a bola, estive por ali largos minutos a enviar a bola contra a parede e a agarra-la em seguida, tanto enviava a bola para a frente, como para cima ou para os lados, aumentando os movimentos que tinha de fazer com o corpo para apanhar a bola e para me equilibrar.

Mais tarde fui para o pátio, o percurso de hoje era semelhante ao de ontem, no entanto no fim tinha uma bola e nós tinha-mos de dar a volta e voltar para trás, fiz todo o percurso duas vezes, uma vez com a canadiana na mão direita e outra com a canadiana na mão esquerda, para começar dá-me sempre mais jeito com ela na mão direita mas sinto-me mais seguro com ela na esquerda o que é um pouco estranho, mas o importante é conseguir-me desenrascar com as duas, em seguida tentei andar com as duas levantadas mas o desconforto provocado pela borbulha não me estava a deixar andar normalmente, acabei por dar poucos passos e preferi ir até ao ginásio para me sentar um pouco.

Ao fim de alguns minutos a terapeuta disse-me para ir com outro amputado até ao cimo da rampa e esperarmos lá por ela, pois a seguir iríamos até às escadas, no entanto e já depois de estarmos no cimo da rampa o auxiliar foi-nos chamar porque estava na hora da visita médica, acabamos por voltar para trás e o meu treino acabou depois já no ginásio.

Foi assim o meu dia, bem diferente do habitual por causa deste problema, de tarde já fui à casa ortopédica e verificamos o que se passava, agora espero que regresse rapidamente ao normal e que possa treinar em todos os lados sem dores. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 30 de março de 2011

Fisioterapia - 79º dia (30- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia muito positivo e também voltei a arriscar mais um pouco nas minhas aventuras.

O dia nem começou muito bem, quando estava a sair do carro senti logo que a prótese esquerda estava solta, tive de fazer pressão sobre ela para retirar o ar que estava dentro para que ficasse presa (o sistema fixação da minha prótese esquerda é por vácuo), depois de retirar todo o ar pude descer a rampa normalmente, em seguida fui para as barras, estive a treinar um pouco o equilíbrio, ao fim de uns minutos fui com dois amputamos para o pátio, a terapeuta hoje tinha um circuito mais simples, os pinos estavam mais afastados e tínhamos de fazer slowlom entre eles, eu aproveitei para fazer o percurso apenas com uma canadiana e correu bem, entretanto lembrei-me de levantar as duas canadianas e tentar andar assim, na primeira tentativa dei uns 3 ou 4 passos e depois consegui dar 8, estavam outras terapeutas a olhar para mim e ficaram surpreendidas por me verem a andar sem apoios, principalmente ali que o piso é irregular, fui a seguir para o corredor e nessa parte cheguei a dar 18 passos seguidos, fiquei muito contente.

Mais tarde fomos os três para as escadas do Centro de Formação, eu estava entusiasmado com o tempo conseguido ontem mas com receio de não voltar a descer da mesma forma nem conseguir reduzir os meus tempos (ontem demorei 4m04s a descer e 2m54s a subir), fui o primeiro a descer, logo no primeiro degrau demorei muito tempo, não me estava a sentir seguro, a colocação do joelho da prótese esquerda não estava a ser a mais correcta e isso atrasou-me bastante, à medida que fui descendo as coisas foram melhorando apesar de alguns desequilíbrios, ainda assim e depois de tantos erros quando cheguei ao fundo acabei por ficar satisfeito com o meu tempo 4m24s, a subir tive de me desviar uma vez para deixar passar uma senhora e ainda tive de parar no cimo para um dos amputados subir o resto, com essas duas paragens acabei por demorar à volta de 3m20s, depois aproveitei para descansar enquanto os outros amputados faziam o treino deles, a minha segunda tentativa já correu melhor, menos desequilíbrios, fui sempre com um andamento constante, não foi de estranhar a redução no tempo, demorei 3m14s e ainda consigo reduzir mais, a subir dei o máximo que conseguia e voltei a reduzir bastante o meu tempo, demorei apenas 2m20s mas já cheguei ao cimo das escadas muito cansado, o caminho de volta para o ginásio foi feito devagar, a rampa descia na mesma aos ziguezagues, ao chegar ao ginásio não fiz mais nada e acabei ali o meu treino.

Apesar daquele percalço com a prótese esquerda no início do dia, acabou por ser um dia muito positivo, com novos recordes nas escadas e a conseguir andar com as duas canadianas levantadas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 29 de março de 2011

Fisioterapia - 78º dia (29- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje de manhã voltou a chover, já não deu para treinar no pátio mas foi possível voltar a treinar na rampa e nas escadas com grande sucesso.

Ao chegar ao hospital estavam a cair umas pingas de chuva, a rampa estava toda molhada mas isso não me impediu de descer normalmente e sem problemas, o ginásio já estava aberto e eu fui logo para as barras, estavam lá dois pequenos barrotes de madeira, um em cima do outro, eu coloquei o pé da prótese esquerda em cima deles e subi com a ajuda das barras, a seguir tentei descer como se fosse um degrau, estando agarrado às barras consegui sempre sem problemas, tentei depois apenas agarrado a um dos lados mas não consegui, entretanto a terapeuta viu-me a tentar fazer aquilo e foi buscar dois degraus de ferro que existem no outro ginásio, eram degraus mais altos, as barras tornavam-se baixas mas não me impedi-o de tentar fazer o mesmo, no início apoiado nas duas barras e ao fim já consegui descer só apoiado num dos lados, o impacto era muito forte quando a prótese direita assentava no chão mas era muito bom descer dessa forma, a segui estive a treinar o equilíbrio com a bola, mandando-a contra a parede e rodando-a à volta do corpo, sempre sem me apoiar nas barras.

Mais tarde a terapeuta disse-me para ir subindo a rampa que ia-mos para as escadas, nessa altura não estava a chover mas a rampa continuava molhada, subi-a sem problemas e fomos até às escadas de ontem, estava concentrado em reduzir os meus tempos de ontem e tinha posto como meta reduzir pelo menos 1 minuto, ontem demorei 5m10s a descer e 4m56s a subir com 3 paragens para me desviar e deixar as pessoas passarem, na minha primeira tentativa de hoje demorei 5m01s a descer, estava muito cauteloso, a subir demorei 3m46s, na segunda tentativa quando estava a descer aconteceu algo inesperado, o joelho da prótese esquerda dobrou controladamente e apoiei a prótese direita sem dificuldade alguma no degrau de baixo, ou seja, com este "erro" acabei por descobrir uma nova forma de descer as escadas, com muita mais confiança e mais rápido, nesta segunda tentativa demorei 4m04s e posso melhorar bastante, fiquei bastante feliz e impressionado com esta nova forma de as descer, isso deu-me uma motivação extra para subir, acabei por demorar apenas 2m54s, com isto já reduzi mais de 1m a descer e quase 2m a subir, o que é excelente. Ao voltar para o ginásio desci a rampa aos ziguezagues, a seguir subi-a de lado com as canadianas, nunca tinha tentado subir a rampa de lado com as próteses, é muito difícil já cheguei ao cimo muito cansado mas não parei e comecei a descer, para descer ainda é mais difícil, aos poucos ia ficando com as próteses mais afastadas, a força feita nas canadianas era muito grande, já tinha os braços cansados e acabei por ter de me agarrar ao corrimão já ao chegar ao fundo, quando desço de lado não sinto confiança nenhuma no joelho esquerdo, dá sempre a sensação que vai destrancar e que com isso caia para a frente, por último fui para o ginásio e já não fiz mais nada, estava muito cansado, a suar muito e muito vermelho, o esforço foi enorme mas valeu a pena, os resultados foram excelentes.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, nunca pensei que melhorasse tanto e tão rápido os meus tempos, também se pode provar mais uma vez que a partir de um erro se podem descobrir coisas novas, foi o que aconteceu nas escadas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fisioterapia - 77º dia (28- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia, nesta semana irei insistir mais no treino de escadas com duas canadianas, é muito mais difícil e como nem sempre existe corrimão onde nos possamos apoiar tenho de me preparar bem para essas situações.

Comecei o meu dia na rampa, desci sem problemas e fui para o corredor treinar sem apoios, acabei por ficar ali pouco tempo porque o ginásio entretanto abriu e fui para às barras, treinei um pouco o equilíbrio e também andei sem apoios, a seguir fui para o pátio, a terapeuta já tinha montado o nosso circuito para hoje, era uma curva apertada, os pinos estavam relativamente juntos mas dava para o fazer de frente, foi o que fiz e sempre só com uma canadiana, primeiro a esquerda, fiz o percurso para os dois lados e a seguir fiz o mesmo com a canadiana na mão direita, nunca mandei nenhum dos pinos ao chão, no fim desses percursos treinei um pouco no degrau até à visita médica.

No fim da visita médica fui com a terapeuta e outros dois amputados para as escadas, ia-mos os três descer as escadas para a cave do Centro de Formação, são escadas estreitas, altas e sem corrimões, por isso tinha-mos de descer com as duas canadianas, a terapeuta esteve a cronometrar o meu tempo para ter uma referência para as próximas vezes, a descer demorei 5m10s, é muito tempo mas também é muito mais difícil descer assim, entretanto esperei no fundo das escadas enquanto os outros amputados desceram e subiram os dois primeiros vãos de escadas, a subir eu demorei menos tempo, 4m56s e ainda tive de parar três vezes para me desviar de algumas pessoas passarem, são tempos muito elevados, quero reduzi-los em mais de um minuto, seria muito bom, por último fizemos o caminho para o ginásio, na rampa desci aos ziguezagues e acabei depois o meu treino já dentro do ginásio.

Foi assim o meu dia, esta semana irei tentar reduzir o meu tempo nestas escadas, não vai ser fácil mas acredito que vou conseguir. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 25 de março de 2011

Fisioterapia - 76º dia (25- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje terminou mais uma semana de fisioterapia, treinei menos dois dias com as próteses porque as levei à casa ortopédica para fazer uns ajustes, no entanto esse facto não me impediu de voltar a bater os meus recordes nas escadas, tanto a subir como a descer.

Comecei o meu dia a descer a rampa, ainda sinto algumas diferenças por causa do enchimento na prótese direita mas já me senti um pouco melhor, fui depois para o ginásio, estive nas barras a treinar o equilíbrio e também andei um pouco sem apoios, em seguida fui para o pátio, a terapeuta estava lá com outros dois amputados, estavam a fazer um percurso semelhante ao de ontem, no entanto, não era tão estreito e as curvas não eram tão acentuadas, ela disse-me para experimentar fazer aquele percurso de lado e apenas com uma canadiana, eu tentei e não consegui, não me sinto nada seguro a andar de lado apenas com uma canadiana, dá sempre a sensação de que o joelho esquerdo vai destrancar e eu depois caia para a frente, acabei por fazer o percurso com as duas canadianas, com elas bastante encostadas ao corpo,o que dificultava muito mais mas a minha postura era muito correcta, apesar das dificuldades acabei por conseguir, depois andei um pouco no pátio só com uma canadiana e fui em direcção ao corredor do outro lado do ginásio para andar sem apoios, as diferenças nos ajustes das próteses notam-se muito bem, voltei a conseguir dar bastantes passos e a passar à frente da porte sem problemas, fiquei por ali alguns minutos.

Mais tarde fui com os outros dois amputados e a terapeuta para as escadas onde tenho andado a treinar, fui sempre com as duas canadianas e pelo caminho experimentei avançar as duas ao mesmo tempo, estando elas mais encostadas ao corpo, desta forma consigo manter as costas mais direitas, já nas escadas eu fui o primeiro a descer, recordei os meus tempos com a terapeuta (1m11s a descer e 1m01s a subir) e comecei a descer, na primeira tentativa demorei 1m15s a descer e 1m07s a subir, na segunda tentativa demorei apenas 1m07s a descer e tive duas falhas pelo caminho, a subir demorei apenas 56s, finalmente consegui baixar de um minuto e ainda consigo ser mais rápido, enquanto descansava os outros amputados foram às escadas, um de cada vez e depois voltamos todos para o ginásio.

Por último e depois de descansar alguns minutos (mas sempre em pé), voltei para o corredor e voltei a andar sem apoios, novamente com boas séries de passos seguidos sem apoios, também voltei a passar várias vezes à frente da porta e acabei por ali o meu treino.

Foi uma semana diferente, dois dias sem as próteses em que aproveitei para treinar muito a parte física, nos outros dias com as próteses voltei ao meu treino normal e com bons resultados. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fisioterapia - 75º dia (24- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois de dois dias em que me limitei a fazer treino físico porque não tinhas as próteses (estavam na casa ortopédica a fazer alguns ajustes), hoje já voltei a treinar com elas, notei bastante as diferenças e por isso hoje fiz um treino de adaptação, mas ainda tive tempo para arriscar a fazer algo novo.

Quando cheguei ao hospital e comecei a descer a rampa notei logo algumas diferenças, diferenças essas relacionadas com o enchimento da prótese direita, não me estava a permitir movimentar a prótese da mesma forma, ficava sempre um pouco mais recuada que o habitual mas mesmo assim a descida foi tranquila, dirigi-me depois para o ginásio, já estava aberto e fui logo para as barras, nelas também deu para notar muito bem os ajustes que foram feitos, principalmente na altura, já não tenho problemas em me equilibrar estando direito e também já é mais fácil dar o primeiro passo sem apoios.

Em seguida fui até ao pátio, a terapeuta tinha preparado um circuito muito complicado, era uma curva muito acentuada e os pinos estavam muito juntos, apenas cabiam os pés das próteses, nem dava para andar de frente, o objectivo da terapeuta era obrigar-nos a andar de lado, fazer a curva e não tocar nos pinos, logo no início bati nos primeiros dois pinos, um à frente e outro atrás mas depois disso não voltei a tocar em nenhum, fiz todo o percurso e voltei para trás, foi mais fácil para o lado direito do que para o esquerdo por causa da altura das próteses, a esquerda é ligeiramente mais alta para me ajudar a avançar a prótese direita quando ando de frente, para andar para o lado dificulta um pouco mas nada de especial. No fim do percurso fui para o degrau na entrada para o ginásio, um dos médicos esteve sempre comigo e fomos falando sobre várias situações, sobre o meu caso e outros, também falamos sobre outros tipos de joelho que existem, enquanto ia-mos falando eu ia subindo e descendo o degrau, no início ainda senti alguma dificuldade por causa do enchimento da prótese direita mas aos poucos foi passando, em seguida experimentei descer o degrau de outra forma, como se estivesse a descer de frente mas indo na diagonal para o lado esquerdo, nunca tinha tentado, na primeira tentativa não consegui, tive receio de avançar e acabei por rodar o corpo para descer de frente, depois voltei a tentar e consegui, nas primeiras vezes o médico estava bastante atento para me dar um auxilio caso fosse necessário, nunca chegou a ser e acabei por descer várias vezes dessa forma.

Por último foi a visita médica, continua a correr tudo bem na minha reabilitação, as próteses agora já não magoam e também já foi feito o enchimento da prótese direita até ao joelho, a única coisa que neste momento ainda estou à espera é de saber o que vai ser feito ao braço(ombro) esquerdo por causa do problema vascular, só irei saber no dia 6 de Abril, com o fim da visita médica acabou também o meu dia de fisioterapia. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 21 de março de 2011

Fisioterapia - 74º dia (21- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia, o tempo está excelente e depois do descanso do fim de semana até estava com mais vontade para treinar, a vontade era tanta que até consegui bater novos recordes nas escadas.

Comecei por descer a rampa sem qualquer dificuldade e fui até ao corredor para andar sem apoios, hoje deu para perceber que já existe uma grande diferença de altura entre a prótese do lado esquerdo e a do lado direito, isto porque antes de começarem com a construção das próteses nunca houve a possibilidade de reduzir o volume do lado direito, como é uma desarticulação não há mesmo forma de usar uma ligadura elástica naquela zona, agora com a prótese o volume reduziu bastante, à cerca de 2 semanas cortaram um pouco no lado de dentro da prótese direita porque me estava a magoar, já se notava que tinha reduzido bastante o volume lateral do coto, agora acontece o mesmo mas na parte de baixo do coto, entre as duas próteses já há uma diferença superior a 1cm, até já tenho dificuldades em estar parado sem apoios, com as próteses assim também não tem sido fácil andar sem apoios, dou poucos passos e acabo por compensar a diferença na altura das próteses com o corpo, ficando com uma postura muito errada.

Quando o ginásio abriu fui para as barras e treinei um pouco o equilíbrio, só me sentia realmente equilibrado estando com um pé da prótese esquerda fora das barras, ou seja, cerca de 1 ou 2 centímetros mais baixo, acabei por ficar ali pouco tempo e fui a seguir para o pátio, estive a andar um pouco por lá e treinei também no pequeno degraus da entrada para o ginásio, também estive pouco tempo a treinar ali porque a seguir foi a visita médica.

No fim da visita médica a terapeuta disse-me para subir a rampa e esperar lá por ela, ia-mos até às escadas, enquanto esperava pela terapeuta só desci a rampa uma vez e voltei a subir já com ela ao pé de mim, fui sempre com as duas canadianas, mesmo quando o piso era a direito. Nas escadas aquele problema da altura das próteses até dá muito jeito, assim não tenho tantas dificuldades em avançar a prótese direita, por isso estava confiante para tentar bater o meu record, na última vez tinha demorado 1m17s a descer e 1m06s a subir, hoje tentei duas vezes, na primeira demorei 1m17s a descer e 1m07s a subir, já na segunda tentativa demorei 1m11s a descer e 1m01s a subir, consegui reduzir os dois tempos e sei que consigo ser ainda mais rápido se corrigir pequenas falhas pelo meio, quando cheguei ao cimo das escadas estava a suar muito, já estavam a cair bastantes pingos de suor mas estava muito satisfeito, voltamos depois para o ginásio, na primeira parte plana andei só com uma canadiana, nas rampas com as duas e fiz o resto do caminho também com as duas, já estava muito cansado e o meu treino acabou por ali.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, consegui bater o meu record nas escadas apesar dos problemas com as próteses, de tarde fui leva-las à casa ortopédica e amanhã tenho de ir sem elas para a fisioterapia, de qualquer forma irei na mesma e vou aproveitar para fazer outros exercícios. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fisioterapia - 73º dia (18- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia semelhante ao de ontem, continuei a fazer treino de equilíbrio durante muito tempo e voltei a conseguir bater o meu record de passos a andar sem apoios.

Cheguei cedo ao hospital, desci a rampa e fui para o corrimão andar sem apoios, no início não estava correr muito bem, aos poucos fui conseguindo dar mais alguns passos sem apoios e consegui passar à frente da porta sem lhe tocar, a seguir fui para as barras, a terapeuta foi buscar a bola e voltei a fazer grande parte do meu treino ali nas barras, sempre a treinar o equilíbrio, hoje para além de fazer os mesmos exercícios de ontem comecei também a rodar a bola à volta do corpo antes de a enviar para a parede, já no fim e para descomprimir um pouco comecei a tentar equilibrar a bola em cima da cabeça, é claro que não é fácil, se já é difícil equilibrar-me sozinho então equilibrar também a bola é muito complicado mas assim acabo por me concentrar em duas coisas ao mesmo tempo, no meu equilíbrio e no da bola, acabou por ser uma brincadeira interessante que acabou quando a bola caiu para o chão.

Mais tarde fui até ao pátio, a terapeuta tinha preparado eu circuito maior, com pinos e bolas, os pinos tínhamos de os ir contornando alternadamente pela direita e pela esquerda, nas bolas tínhamos de dar uma volta completa e seguir em frente, na primeira parte do percurso sempre que chegava a uma bola dava a volta para o lado direito, ao voltar para trás dei as voltas para o lado esquerdo, sempre com as duas canadianas, quando acabei este percurso fui para o degrau da entrada do ginásio e estive por lá a treinar durante bastante tempo, a subir e a descer de frente com as duas canadianas, por último fui para o corredor e estive a andar sem apoios, nesta segunda vez com resultados muito melhores, numa das vezes até consegui dar 19 passos seguidos sem tocar no corrimão, nunca tinha dado tantos passos seguidos, nessa vez também passei à frente da porta, nesta semana ainda não tinha conseguido andar tanto e tão bem sem apoios, tenho sentido algumas dificuldades desde que se ajustou a prótese, embora ela antes me estivesse a magoar acabava por fazer algum apoio ao encostar na outra e isso dava-me estabilidade, agora isso já não acontece e tem sido mais difícil, principalmente ao avançar a prótese direita, não tenho conseguido avançar tanto, estive depois a falar com a terapeuta e a dizer-lhe o que tinha feito e acabei por ali o meu treino.

Voltei a não conseguir ir às escadas, entraram amputados novos que precisam de muito mais atenção, eu acabo por fazer o meu treino sozinho, só tenho pena de não poder ir às escadas sozinho mas compreendo o lado da terapeuta, se cair é mau para mim e para ela porque não está ao pé de mim. Bom fim de semana a todos, muito obrigado.

Norberto Mourão

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fisioterapia - 72º dia (17- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia diferente do habitual, fiz outro tipo de treino centrado especialmente no equilíbrio.

Comecei o dia na rampa, descia normalmente, no fundo estava outro amputado e um dos condutores dos transportes do hospital, eles disseram-me que desço a rampa muito mais rápido, que já se nota bastante, fui em seguida para dentro do pavilhão mas hoje não estive a andar sem apoios, o corrimão estava ocupado e fiquei apenas encostado a ele, aproveitei para ir fazendo força na prótese esquerda simulando que estava a dar um passo para frente ou para trás, entretanto o ginásio abriu e fui para as barras, hoje nas barras a terapeuta deu-me uma bola de plástico (das que se enchem com a boca), disse-me para ficar de frente para o espelho e para a ir mandando contra ele, tinha de fazer isso sem estar apoiado em nenhum lado, consegui ficar bastante tempo assim, em seguida tinha de fazer o mesmo mas mandava a bola para a parte de cima do espelho, ia alternando e mais tarde fiz o mesmo mas também para os lados, acabou por correr tudo bem e consegui aguentar muitos minutos sem tocar nas barras, só parei porque já me doíam as costas, como não tenho as pernas a única força de controlar o equilíbrio do corpo é através dos músculos abdominais e lombares, por isso costumo ter bastantes dores na zona lombar quando me esforço mais um bocado.

Mais tarde fui até ao pátio, estive a fazer o circuito dos pinos com as duas canadianas, hoje também estavam alternados, alguns espaços mais estreitos e outros mais largos, em seguida estive a andar só com uma canadiana mas no meio do pátio, a minha intenção era dar uma volta inteira à palmeira que existe lá mas não foi possível porque estava um ramo mais caído, eu tinha de me baixar para passar por lá e só com uma canadiana não consigo, nessa altura optei por ir em frente para o corredor, continuei só com uma canadiana mas só fui até à curva, no resto do caminho até à entrada do ginásio fui com as duas, depois estive a andar junto ao corrimão sem apoios, treinei pouco tempo porque entretanto chegaram mais dois amputados e estivemos os três a treinar as transferências de peso encostados ao corrimão, por último fomos todos para o ginásio porque estava na hora da visita médica e acabei por ali o meu treino.

Foi um dia diferente, não foi possível ir às escadas porque estive bastante tempo a treinar o equilíbrio com a bola e hoje estavam lá muitos amputados, a terapeuta acaba por não ter tempo para todos e por isso eu e outros que estamos mais adiantados preferimos que ela dê mais atenção a quem tem mais dificuldades. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 16 de março de 2011

Fisioterapia - 71º dia (16- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltou a estar um dia muito bonito, com sol e com pouco vento, voltei a treinar em todos os lados e consegui fazer excelentes tempos nas escadas.

Conforme faço todos os dias, hoje também comecei o dia a descer a rampa sem problemas e fui até ao corredor para andar sem apoios, estive por lá algum tempo, consegui dar alguns passos sem apoios e voltei a passar à frente da porta também sem lhe tocar, em seguida fui para as barras, estive por lá bastante tempo apenas a treinar o equilíbrio, estive quase para fazer uma nova aventura, dar um passo em frente com as mãos nos bolsos mas acabei por pensar duas vezes e não arrisquei, mas em breve irei tentar.

Mais tarde fui até ao pátio para fazer o circuito dos pinos, estavam alternados, alguns mais juntos e outros mais afastados, nos que estavam mais juntos tínhamos de passar de lado e nos outros de frente, fui sempre com as duas canadianas porque de lado não consigo andar só com uma, correu tudo bem, em seguida estive a andar só com uma canadiana, levantei a da outra mão e andei pelo meio do pátio, já consigo parar e voltar a andar no meio do pátio sempre só com uma canadiana, já em sinto bastante seguro, dei meia volta ao pátio e depois parei ao pé de outros amputados, a seguir voltei para as barras e voltei a treinar o equilíbrio durante mais algum tempo.

Quase no fim do treino e com pouco tempo para ir às escadas a terapeuta disse-me para ir andando para lá, fui às mesmas escadas dos últimos dias e voltamos a cronometrar os meus tempos, até agora o meu record era 1m38s a descer e 1m27s a subir, hoje desci duas vezes e subi duas vezes, na primeira vez demorei 1m27s a descer e 1m13s a subir, consegui melhorar em mais de 10s cada uns dos tempos, tal como tinha dito ontem, a segunda tentativa foi ainda mais rápida com tempos excelentes, desci em 1m17s e subi em 1m06s, amanhã irei tentar baixar de 1m a subir e tentar reduzir o tempo que demoro a descer, algo que eu reparo agora é que consigo ser mais rápido a subir ou a descer as escadas do que algumas das pessoas que têm as duas pernas, voltamos a seguir para o nosso pavilhão, a direito andei só com uma canadiana e as rampas fiz normalmente com as duas, já no nosso pavilhão fui até ao fundo e voltei só com uma canadiana e em seguida sem nenhuma, nesta fase a prótese esquerda estava ligeiramente rodada para fora, para além de estar rodada também não estava a conseguir apoiar bem o pé da prótese, isso desequilibrava-me um pouco e não estava a conseguir dar muitos passos sem apoios, muitas vezes nem dava três, acabei por ter de passar à frente de todas as portas apoiado na mão da terapeuta, acabei depois o meu treino já dentro do ginásio.

Foi assim o meu dia, mais concentrado no treino de equilíbrio e a andar sem apoios no corredor, nas escadas fiquei muito impressionado com os meus tempos, principalmente o da segunda descida, amanhã irei tentar reduzir ainda mais e pela primeira vez tentar baixar de um minuto. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...