Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fisioterapia - 68º dia (11- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia desta semana, também foi o regresso da chuva mas desta vez não alterou em nada o meu treino, hoje também quase que caía mas felizmente até agora foram só ameaças.

Comecei por descer a rampa e fui andar sem apoios para o corredor, estive lá até ao ginásio abrir e em seguida voltei logo para lá, fiz por ali grande parte do meu treino no corredor, andei sempre sem apoios e fui conseguindo fazer boas séries de passos seguidos, também passei várias vezes à frente da porta mas ela estava sempre no meu lado esquerdo, quando ela está no meu lado direito ainda não me sinto confiante para a passar, o que é estranho porque quando tenho o corrimão do lado direito na maioria das vezes consigo andar melhor.

Mais tarde a terapeuta disse-me para ir subindo a rampa para em seguida ir-mos às escadas, fomos para as de ferro na enfermaria do Pavilhão de Oftalmologia. Ao ir para lá voltei a tentar subir a rampa só com uma canadiana, a terapeuta estava comigo nessa altura e foi-me a acompanhar, não a consegui subir toda sem tocar no corrimão, tive de me agarrar 3 vezes mas aos poucos vou-me sentido mais seguro. Quando chegamos às escadas a terapeuta disse que ia ver quanto tempo eu demorava para as descer e depois para as subir, sempre com uma canadiana numa mão e a outra mão no corrimão, no primeiro degrau acabei por descer de uma forma muito brusca mas sem desequilíbrios, os outros já correram melhor, a descida acabou por não ser muito rápida, ainda assim demorei menos de 2 minutos, penso que foi 1m52s mas não sei ao certo, para subir já fui mais rápido, ainda assim no início do segundo vão de escadas coloquei mal a prótese esquerda e distribuí mal o peso, como consequência quase fui ao chão mas a terapeuta segurou-me e o joelho da prótese direita travou de imediato, por isso mesmo que estivesse sozinho não caía, o resto da subida correu bem e apesar deste percalço demorei 1m28s, estes dois tempos vão ter de ser batidos em mais de 10 segundos cada, tenho capacidade para isso, depois de subir as escadas fui até às rampas apenas com uma canadiana e ainda experimentei subir assim uma delas, essa rampa não tem corrimão, fui sempre junto à parede mas só subi cerca de metade dela e apoiei-me muitas vezes na parede, o resto do caminho foi feito com as duas e desci a outra aos ziguezagues, por último, ao chegar ao nosso pavilhão larguei as duas canadianas e fui apoiado na mão da terapeuta, fizemos o corredor todo e voltamos para trás, ainda tentei andar um pouco sem apoios e passar à frente da porta do nosso ginásio para a terapeuta ver mas não consegui, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, no geral correu muito bem, a prótese magoou-me menos e durante a parte da tarde levei-a ao técnico para fazer o ajuste que era necessário, já não me magoa nada o que é muito bom e me vai deixar treinar ainda melhor. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quinta-feira, 10 de março de 2011

Fisioterapia - 67º dia (10- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

No dia de hoje não consegui fazer um treino muito completo por causa da visita médica, mas ainda deu para conseguir fazer algo impensável até à pouco tempo.

Comecei por descer a rampa e fui para o corredor, estive por lá a andar sempre sem apoios, tive menos dificuldades em dar o primeiro passo e em média fui conseguindo dar entre 4 e 10 passos sem me apoiar, umas vezes a avançar bem as duas próteses e outras em que só avançava bem a esquerda, nessas vezes a direita ficava ao lado da esquerda. Depois do ginásio abrir fui até às barras e estive por lá um pouco, vim em seguida para o corredor, nesta segunda vez as coisas estavam a correr ainda melhor, os passos estavas a sair muito bem e a maioria eram idênticos, estava a correr tudo tão bem que decidi arriscar um pouco, numa das vezes quando cheguei ao fundo do corrimão não parei para dar a volta, segui em frente e passei à frente da porta sem lhe tocar e sem pousar a canadiana no chão, ainda consegui fazer o mesmo outra vez, estou a chegar a um ponto por onde passei quando comecei a andar só com uma canadiana e isso deixa-me muito satisfeito.

A seguir fui até à porta do ginásio no lado do pátio, estive a treinar naquele degrau durante algum tempo, sempre a descer de frente e a subir de frente com as duas canadianas, entretanto a terapeuta disse-me para ir andando para a rampa que depois escolhia-mos as escadas para onde iria, nesta altura já me doíam as costas, andar sem apoios esforça muito mais as costas e nestes últimos tempos tenho abusado um pouco, ao subir as rampa sentia bastante o desconforto das dores e do cansaço nas zona lombar e por isso não voltei a tentar subir nem descer só com uma canadiana, acabei por subir e descer a rampa cerca de 3 vezes sempre com duas canadianas e no cimo da rampa estive a treinar um pouco com a prótese esquerda, para a fortalecer e aumentar o impulso que tenho de dar para subir os degraus, estive por ali bastante tempo a treinar e como a terapeuta ainda não tinha conseguido ir ter comigo acabei por voltar para o ginásio, nessa altura estavam também a chegar os médicos para a visita médica e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu treino, embora não tenho ido às escadas nem tenha treinado nos pinos acabou por ser um dia positivo, consegui evoluir ainda mais ao andar sem apoios e pela primeira vez passei à frente da porta. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 9 de março de 2011

Fisioterapia - 66º dia (09- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois de um dia de folga por causa do Carnaval, hoje foi dia de voltar ao trabalho, continuar a evolução que tem sido feita e experimentar coisas novas.

Ao chegar ao hospital desci a rampa normalmente e fui até ao corredor onde estive a andar bastante tempo sem apoios, no início estava a dar poucos passos mas aos poucos fui conseguindo evoluir e cheguei por uma vez ir de uma ponta à outra do corrimão sem lhe tocar. Quando o ginásio abriu fui lá dentro meter as minhas coisas e voltei para o corredor para andar mais um pouco sem apoios, à medida que o tempo ia passando ia conseguindo fazer sequências maiores de passos sem me apoiar mas quando o primeiro passo não sai bem o segundo ainda sai pior e tenho de me apoiar logo no corrimão, ainda assim aos poucos tenho vindo a conseguir evoluir, estive também a andar só com uma canadiana, encostei-me à parede no fundo do corredor e sempre afastado das paredes fiz todo o corredor, consegui dar passos ligeiramente maiores e sempre muito idênticos, um dos médicos até me disse que estou a andar mais rápido e a dar melhor os passos.

Fui em seguida para o pátio, voltei a fazer aquele slowlom entre os pinos apenas com uma canadiana, comecei com o apoio da do lado direito a outra estava levantada e a terapeuta ia-me a acompanhar, os pinos estavam mais próximos por isso era mais difícil fazer as curvas e ainda toquei num dos pinos, com a canadiana na mão direita tenho mais facilidade de fazer as curvas para a direita mas para a esquerda custam bastante, já com a canadiana na mão esquerda tenho mais dificuldades em fazer as curvas para a direita mas para a esquerda são um pouco mais simples, ainda assim com a canadiana na mão esquerda não a consigo meter ao lado do corpo, fica sempre à frente e por vezes até vai mais encostada ao lado direito.

Por último faltava-me ir para as escadas, fui andando e enquanto esperava pela terapeuta voltei a treinar na rampa pequena só com uma canadiana, consegui subir e descer um pouco melhor, já me vou sentindo mais confiante e isso ajuda bastante, entretanto decidi fazer outra experiência, fazer o mesmo mas na rampa grande, nela existe um corrimão no nosso lado direito quando se desce, como eu desço sempre com a canadiana na mão direita não dava jeito, ainda assim meti a canadiana na mão esquerda e arrisquei, consegui dar apenas cerca de 5 passos e depois tive de me agarrar ao corrimão, voltei a tentar e só dei mais uns 3, acabei por descer o resto agarrado ao corrimão, para subir o corrimão já estava no lado certo, tentei subir mas no início também precisei de me agarrar ao corrimão, mas a partir de meio já subi sem me apoiar nele, desci mais uma vez e voltei a subir, desta vez nunca toquei no corrimão mas já cheguei ao cimo com dores nas costas, entretanto a terapeuta chegou e fomos para outras escadas onde nunca tinha ido, estas são na parte das consultas do Pavilhão de Oftalmologia, são escadas de ferro, o chão é de borracha preta, os degraus eram mais altos e na parte da frente não tinham nada, por isso tinha de ter mais cuidado com o apoio da canadiana e com os pés das próteses para não ficarem presos quando subia cada degrau, desci e subi apoiado no corrimão e numa canadiana, a descida correu bem, na subida e logo no primeiro degrau, a canadiana escorregou e foi para a frente, ainda me desequilibrei um pouco, nessa altura percebi logo que tinha de ter ainda mais cuidado especialmente com o facto do degrau não ter nada à frente, nos outros degraus já correu tudo normalmente, fomos andando depois para o ginásio, sempre que o piso era a direito ia só com uma canadiana e nas rampas ia com as duas, a última rampa desci aos ziguezagues, acabei o meu treino quando cheguei ao ginásio.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, não tive tantos problemas comas próteses, poucas vezes me magoaram e correu tudo muito bem. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 8 de março de 2011

Andar apenas com uma canadiana.

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje aproveito para publicar mais 2 vídeos feitos no Domingo e estava a andar só com uma canadiana, como podes verificar pelos vídeos continuo a fazer os mesmos erros que tenho vindo a falar nos textos, não consigo avançar bem a próteses direita e quando a canadiana está na mão esquerda vai sempre à frente do corpo, ainda assim já não afasto tanto as próteses.






Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

segunda-feira, 7 de março de 2011

Fisioterapia - 65º dia (07- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Embora estejamos na época carnavalesca e depois do dia de ontem onde andei bastante e aproveitei para fazer novos vídeos que vou colocando diariamente aqui no blog, hoje foi dia de fisioterapia e foi também o dia em que bati novos recordes.

Comecei por descer a rampa mais devagar que nos últimos tempos, o chão estava molhado e a prótese já me começa a magoar bastante, vou tentar resolver o problema ainda esta semana. Só comecei a treinar quando o ginásio abriu, fui lá dentro meter as minhas coisas e vim até ao corredor para andar sem apoios, hoje voltei a dar 15 passos seguidos sem tocar no corrimão e sem tocar com a canadiana no chão, em seguida entrei no ginásio para treinar no pequeno degraus para o pátio, devo ter andado a treinar ali à visita médica, sempre a subir e a descer o degrau de frente.

No fim da visita médica a terapeuta disse-me para ir andando para o Centro de Formação, subi a rampa e estive o resto do tempo até ela chegar a subir e a descer a pequena rampa apenas com uma canadiana, tenho feito isso sempre com a canadiana na mão direita e já vou conseguindo melhorar, experimentei depois fazer o mesmo mas com a canadiana na mão esquerda, acabei por conseguir subir bem e até mais equilibrado mas não consegui descer porque o corpo rodava bastante para o lado esquerdo e tinha de me agarrar ao corrimão. Quando a terapeuta chegou fomos então para as escadas, voltamos a subir para o 1º andar, na última vez tinha-as subido em 1m40s, hoje demorei 1m26s, foi um tempo muito bom para subir os 22 degraus, para descer na última vez tinha demorado 2m20s e hoje só demorei 1m58s, outro tempo excelente, a seguir voltei a subir mas desta vez a minha intenção era subir apenas apoiado no corrimão mas não consegui, estava a fazer muita força com a prótese mas não estava a dar o impulso necessário para conseguir subir, a meio ainda experimentei subir vários degraus mais rapidamente para depois levantar a canadiana e subir, mas nessa altura apesar de conseguir fazer o impulso este acabou por não ser suficiente, desci depois os degraus todos calmamente, no fundo dos degraus andei só com uma canadiana, saí do Centro de Formação e desci a primeira rampa também só com uma canadiana, na outra rampa maior já desci normalmente com as duas, fui até ao ginásio e acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi positivo mas a prótese anda-me a magoar e isso afecta bastante a minha comodidade e o meu treino. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

domingo, 6 de março de 2011

Videos filmados hoje. 06 \ 03 \ 2001

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje aproveitei o dia e o passeio que fui dar para fazer novos vídeos e de alguma forma vos mostrar como está a minha evolução, espero que gostem.



Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 4 de março de 2011

Fisioterapia - 64º dia (04- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia da semana, aproveitei por isso para ir a um sitio onde só tinha ido uma vez e nessa altura não fiz quase nada, hoje já fiz tudo.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui para o corredor andar sem apoios, hoje continuei a ter algumas dificuldades relacionadas com o controle dos passos, tenho tendência em ir aumentando o seu tamanho caso não me sinta muito equilibrado, mas por vezes consigo andar melhor, hoje cheguei mesmo a dar 15 passos seguidos sem tocar no corrimão e sem ter apoiado a canadiana no chão, fui de uma ponta à outra do corrimão, ao andar assim sem apoios consigo avançar bem a prótese direita, algo que nem sempre acontece quando ando com uma canadiana.

Fui a seguir para as barras onde estive a treinar a força da prótese esquerda, fui em seguida para o pátio e estive a fazer aquele slowlom entre os pinos, numa primeira vez com as duas canadianas e a seguir apenas com uma na mão direita, quando ia começar com a canadiana na mão esquerda a terapeuta disse-me para ir subindo a rampa e para esperar lá por ela, enquanto esperava por ela fui treinando na pequena rampa do Centro de Formação, voltei a subir e a desce-la só com uma canadiana, hoje cheguei a conseguir descer de frente mas sempre com passos muito pequenos.

Quando a terapeuta chegou ao pé de mim disse-me para descermos a outra rampa que dá acesso ao Pavilhão de Oftalmologia, desci tudo normalmente e quando cheguei ao fundo pediu-me para largar uma das canadianas, comecei por largar a esquerda mas ao fim de alguns metros já estava a começar a sentir um problema no braço esquerdo (tenho um problema vascular nele e já ando a fazer exames para o resolver), nessa altura troquei a canadiana para o braço esquerdo e fiz o corredor todo, o piso daquele corredor é muito liso e sentia a canadiana a deslizar sempre que a carga era menor, isso afectava o tamanho dos passos e a confiança, no fundo do corredor tem umas escadas em pedra mármore polida, já lá tinha ido uma vez e desci os 3 primeiros degraus, hoje desci a escadaria toda, desci pelo lado esquerdo e subi pelo lado direito, ainda são bastantes degraus, dois vãos de escadas de cada lado e cada um deles com cerca de 10 degraus, quando estava a subir o último vão de escadas experimentei subir apoiado apenas no corrimão, tal como tinha feito ontem, mas hoje não consegui, acabei por subi-los com uma canadiana, depois de subir todos os degraus fiz os corredores do Pavilhão de Oftalmologia só com uma canadiana, já correu melhor do que quando ia em direcção às escadas, quando cheguei às rampas agarrei a outra canadiana e subi com as duas, acabei depois o meu treino quando chegamos ao ginásio.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi uma boa forma de acabar a semana, semana esta que teve grandes evoluções, principalmente nas escadas e a andar sem apoios. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quinta-feira, 3 de março de 2011

Fisioterapia - 63º dia (03- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia mais descansado que o de ontem, mas continuei a fazer as aventuras de ontem e experimentei outra nova nas escadas altas do ginásio.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até ao corredor, estive a andar sempre sem apoios, apesar da mão junto à parede ir muito perto do corrimão e da outra mais afastada ter sempre a canadiana, mas esta estava sempre levantada, consegui dar vários passos seguidos, ao andar desta forma consigo avançar mais a prótese direita e dou passos normais, no entanto tenho tendência em ir aumentando o tamanho deles, depois torna-se muito difícil reduzi-los, ainda assim já vou tendo mais estabilidade.

Quando o ginásio abriu fui até às barras, hoje estive lá pouco tempo porque a terapeuta precisava de meter lá o Anderson, eu fui depois para o pátio fazer o percurso dos pinos, eles estavam muito juntos, a intenção era passarmos de lado, mas na primeira vez passei de frente, tive de fazer curvas mais acentuadas para conseguir passar de frente, só toquei num dos pinos com uma das próteses, nos outros espaços passei sempre sem tocar, fiz em seguida o mesmo percurso mas de lado, desta vez nunca toquei neles, os percursos foram feitos sempre com as duas canadianas porque os pinos estavam muito juntos.

Ao fim de algum tempo a terapeuta foi com uma Sra amputada para as escadas do ginásio, ela tem muito receio das escadas por isso foi para aquelas que são mais simples, eu aproveitei também para subir as mais pequenas só com as canadianas, sempre sem tocar com elas nos corrimões e com o joelho esquerdo flectido, para subir tinha de fazer força na prótese e só depois é que o joelho esticava e trancava, não me senti muito seguro a subi-las mas consegui subir todos os degraus, entretanto a terapeuta saiu de lá e eu aproveitei para inventar mais um pouco, desci as escadas mais altas agarrado aos corrimões, mas subi-as apenas agarrado ao do lado direito, nem tinha as canadianas comigo, subi sempre com a prótese esquerda dobrada (como fazemos com as nossas pernas), tinha de fazer a força quase toda na prótese porque se fizesse força a mais no corrimão acabava por rodar o corpo e desequilibrar-me, só foi possível subir desta forma porque tenho trabalhado bastante o reforço da força da prótese esquerda, a seguir desci as escadas pequenas de frente e só com as canadianas, como a base de apoio era mais pequena (as canadianas ficavam mais próximas dos pés) que no pequeno degrau do ginásio para o pátio, acabei por ter algum receio, principalmente no primeiro, mas acabou por correu tudo bem.

Fui em seguida para a porta do Centro de Formação, era para ir às outras escadas mas acabei por não ir, uma vez que a terapeuta tinha mais trabalho no ginásio e também era dia de visita médica, por isso acabou por não ter tempo para ir comigo às escadas, de qualquer forma aproveitei para treinar na pequena rampa do Centro de Formação, estive a subir e a descer só com uma canadiana, por enquanto ainda desço muito de lado, mas acredito que vou conseguir descer de frente, pois numa das tentativas fui conseguindo endireitar mais o corpo e percebi que também me dá estabilidade descer assim, ao fim de algum tempo voltei para o ginásio e a seguir foi a visita médica, já não tive tempo para mais nada e acabou por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia, não consegui ir às escadas do Centro de Formação mas fiquei satisfeito com o trabalho que fiz hoje, principalmente com aquela subida dos 3 degraus do ginásio apoiado apenas no corrimão. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 2 de março de 2011

Fisioterapia - 62º dia (02- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia completamente diferente do de ontem, estava bastante animado, fiz experiências novas que correram muito bem e já na "loucura" arrisquei coisas impensáveis.

Ao chegar ao hospital desci a rampa e fui para o corredor e estive a andar só com uma canadiana, entretanto chegou ao pé de mim o Anderson Freitas (), nessa altura disse-lhe assim, "Anderson vê o que vou fazer agora", levantei a canadiana da mão direita e larguei a mão esquerda do corrimão, a segui comecei a andar sem qualquer apoio, consegui dar cerca de 6 passos até voltar a tocar no corrimão, fiquei muito satisfeito e o resto do tempo até ao ginásio abrir estive a andar dessa forma, fui depois para as barras e treinei a força da prótese esquerda, também andei por lá mais um pouco sem apoios, torna-se mais simples andar sem apoios no corredor do que nas barras, uma vez que nas barras tenho menos espaço.

Ao fim de algum tempo fui com outros amputados para o pátio, a terapeuta já tinha colocado lá os pinos para nós os contornarmos, na primeira vez fui sempre atrás deles e no fim a terapeuta disse-me na brincadeira que eu devia experimentar só com uma canadiana, nessa altura eu nem hesitei, larguei a canadiana da mão esquerda e fiz aquele slowlom entre os pinos, dei a volta no fim, troquei a canadiana de mão e fiz outra vez o percurso, relembro que o piso do pátio é irregular, eu ia sozinho e mesmo sem a outra canadiana, por vezes ando com uma levantada mas hoje não era o caso, fiquei muito satisfeito, a seguir fui para o pequeno degrau à entrada para o ginásio, andei a subir e a desce-lo várias vezes e a cada vez que descia sentia-me mais confiante.

A terapeuta depois disse-me para ir andando para o centro de formação, subi a rampa, como sabia que tinha tempo aproveitei para a descer e voltar a subir, entretanto aproveitei para fazer outra "loucura", subi a pequena rampa do centro de formação (cerca de 1,5m a 2m) e tentei desce-la só com uma canadiana, acabei por conseguir, subi outra vez com as duas canadianas e voltei a descer só com uma, para acabar subi só com uma e desci também só com uma, foi excelente mas a terapeuta não viu, entretanto ela chegou ao pé de mim e fomos para as escadas, hoje subimos para o primeiro andar, estas têm um corrimão no lado esquerdo, com uma canadiana na mão direita e a outra mão no corrimão subi todos os degraus, correu muito bem, em seguida desci de frente todos os degraus e sem problemas, cá no fundo a terapeuta perguntou-me se estava cansado ou se queria subir outra vez, eu disse que queria subir e que ia ser mais rápido, nessa altura ela meteu o cronómetro a contar o tempo, consegui subir os 22 degraus em 1m40s, para descer demorei mais um poucos 2m20s, foram dois tempos excelentes, entretanto viemos até à rua só com uma canadiana, tentei descer a pequena rampa apenas com uma canadiana para mostrar à terapeuta, mas acabei por não conseguir, precisei de me agarrar ao corrimão a meio, a outra rampa maior desci aos ziguezagues, fui depois até ao ginásio só com uma canadiana e acabei por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi um dia repleto de emoções com as pequenas aventuras que fui fazendo e felizmente sempre com grande sucesso, muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 1 de março de 2011

Fisioterapia - 61º dia (01- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje não foi um dos dias mais fáceis da fisioterapia, não estava muito bem psicologicamente, ontem fiz exames ao braço esquerdo, estou com alguns problemas vasculares e vou ter de fazer novos exames para se ver qual a melhor forma de os resolver, soube também que uma amiga minha tinha tido um grave acidente de carro e esteve muito mal chegou mesmo a estar em coma, felizmente já está melhor e teve alta ontem, esta noite também fez 3 anos que faleceu uma grande amiga minha, tudo isto me deixou um pouco afectado.

Comecei o meu dia por descer a rampa e fui até à porta do ginásio, hoje apenas estive na conversa com outros amputados até o ginásio abrir, nessa altura fui para as barras e estive a fortalecer a perna esquerda, também estive a andar um pouco sem apoios, acabou por correr tudo bem. Ao olhar pela janela vi que a terapeuta tinha posto vários pinos no pátio, fui até lá com outros amputados e estivemos a fazer aquele percursos várias vezes, entretanto eu fui para o degrau do ginásio, estive a desce-lo de frente, não desci muitas vezes porque o sol estava forte e já me estava a começar a doer a cabeça, acabei por ir para a marquesa sentar-me um pouco.

Passados alguns minutos fui com a terapeuta para o corredor, estive a andar sem canadianas mas com a minha mão na mão dela, fizemos o corredor todo para os dois lados, a seguir a terapeuta disse-me para ir andando até ao centro de formação, esperei por ela no cimo da rampa, mas como estava a demorar um pouco aproveitei para descer a rampa e voltei a subi-la, ela chegou ao pé de mim quando já estava a subir e fomos até às escadas, voltei a descer as mesmas dos últimos dias, hoje nas primeiras duas tive pequenos desequilíbrios, as outras a seguir já correram bem, depois mesmo no último degrau a prótese esquerda esticou e eu acabei por me encostar à parede, mas não corri o risco de cair, para subir hoje não ajeitei as canadianas, subi conforme elas estavam, era um pouco mais difícil, mas acabei por subir bem, também demorei menos tempo nas escadas e quando cheguei ao cimo ainda não estava a soar, depois de ajustar as canadianas larguei uma delas e fui até ao cimo da rampa, lá agarrei a outra e desci a rampa aos ziguezagues, voltou a correr bem a descida, por último e só com uma canadiana fui desde a entrada do pavilhão até ao ginásio, sempre devagar, pelo meio do corredor e posteriormente no ginásio algumas vezes a terapeuta já não estava por perto, acabei depois o meu dia de fisioterapia junto ao standing.

Foi assim o meu dia, temos dias melhores e outros piores, hoje a nível psicológico foi dos piores mas não impediu que o treino corre-se bem. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...