Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 60º dia (28- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou uma nova semana, nesta semana vou continuar a trabalhar muito para conseguir evoluir em todas as situações e já consegui evoluir mais um pouco.

Logo de manhã desci a rampa sem problemas e fui até ao corredor para andar só com uma canadiana enquanto o ginásio não abria, tanto para o lado direito como para o lado esquerdo consegui andar bem, muitas das vezes sem fazer nenhum dos erros que normalmente faço, estava a conseguir andar bem, os passos estavam certos, a posição da canadiana também e não estava a afastar muito as próteses, consegui perceber que sempre que afasto mais a próteses tenho tendência em rodar mais o corpo e não consigo avançar tanto a prótese direita, por isso vai ser por aí o caminho que vou seguir para corrigir todos os erros. Quando o ginásio abriu fui para as barras, treinei a força de elevação da prótese esquerda e estive a andar um pouco sem apoios, mas sem grande sucesso, fiquei por ali até ao fim da visita médica.

No fim da visita médica fui para o corredor, estive a andar com as duas canadianas, a terapeuta tinha colocado uns pinos pelo chão para nós os contornar-mos, eu fiz aquele pequeno circuito 3 vezes, curiosamente até tinha de esperar que os outros amputados andassem, o que quer dizer que já vou andando melhor eu com as duas próteses do que eles só com uma, também é certo que sou mais novo que todos eles, mas também não me poupo ao trabalho e se não me mandarem fazer nada sou eu próprio a procurar alguma coisa para fazer, estou ali para aprender e para dar o meu máximo, é a minha vida e a minha comodidade que estão em jogo. A seguir fui até ao pátio, mas fui sempre com as duas canadianas, estavam-me a doer as costas, tinha estado a tentar endireitar as costas encostado à parede e devo ter exagerado no esforço, no pátio apenas me sentei no banco e por ali fiquei cerca de 5 minutos, até à terapeuta me dizer para ir andando para o Centro de Formação.

Ao ir para o Centro de Formação tive de subir a rampa, não tive problemas nenhuns em subi-la, entretanto a terapeuta chegou lá e fomos paras as escadas, as mesmas que tinha estado a descer e a subir na sexta-feira, hoje consegui descer mais rapidamente, não me estava a desequilibrar, o joelho da prótese esquerda estava a ficar bem posicionado e conseguia chegar bem com a prótese direita ao chão do degrau de baixo, quando cheguei ao fundo ainda não estava cansado, depois para subir experimentei inverter uma das coisas que fazia, passei a colocar a prótese no degrau de cima antes de meter a canadiana, isso dava-me mais equilíbrio e não corria o risco de pisar a canadiana, era apenas um pequeno pormenor mas já me deu mais confiança, subi o primeiro vão de escadas sem problemas, no segundo não estava a colocar tão bem a prótese esquerda e sempre que apoiava a direita no mesmo degraus da esquerda, o joelho dela destrancava, isso aconteceu em 3 ou 4 degraus, foi enquanto não consegui perceber o que estava a acontecer, mas depois tudo voltou ao normal. No cimo das escadas larguei uma das canadiana e fui até ao cimo da rampa apenas com uma, correu bem, mesmo a passar nas duas portas do centro de formação, desci a seguir a rampa com as duas canadianas e aos ziguezagues, até agora tinha tido sempre dificuldades quando a prótese esquerda estava mais em baixo, a prótese direita acabava por ficar sempre para trás, no entanto hoje tudo correu bem, já avancei bem a prótese direita e dei passos mais naturais até ao fundo da rampa, por último fui até ao ginásio só com uma canadiana, fiz o corredor todo, virei à esquerda para passar pela porta do ginásio e passei pelo meio dos outros amputados, sempre devagar mas sem desequilíbrios, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu primeiro dia de fisioterapia desta semana e foi bastante positivo. Quero agradecer a todos por continuarem a seguir a minha evolução e deixar um agradecimento especial a todos os que têm deixado comentários no blog, leio todos e alguns são mesmo muito marcantes como aconteceu no último comentário que me deixaram, é pena estar anónimo, dizia assim:" "Eu caminho devagar, mas nunca caminho para trás" Abraham Lincoln", é uma realidade, muito obrigado.

Norberto Mourão

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 59º dia (25- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia bastante cansativo, há muito tempo que não me cansava tanto na fisioterapia, os pingos de suor até já caiam para o chão.

Comecei por descer a rampa e ir para o corredor, como ainda era cedo estive a andar só com uma canadiana e fui corrigindo os meus erros, com a canadiana na mão direita já os conseguia corrigir todos, com ela na mão esquerda também consegui, cheguei mesmo a meter a canadiana ao lado do corpo na posição em que deveria estar sempre, no entanto ainda só o consigo fazer durante algum tempo. Quando o ginásio abriu fui até às barras e estive a treinar a prótese esquerda, entretanto fui para o pátio mas pelos corredores, a volta é maior e aproveitei para ir só com uma canadiana, no pátio também andei assim, ainda aproveitei o belo dia de sol para me sentar num dos bancos do pátio, quando me levantei fui treinar naquele degrau do ginásio, voltei a treinar ali durante bastante tempo e sempre a desce-lo de frente.

A terapeuta depois disse-me para ir andando até ao Centro de Formação, eu fui e esperei lá por ela, fomos depois para as escadas, hoje não subimos para o primeiro andar, descemos para a cave, nestes degraus para a cave não há corrimões, os degraus são mais estreitos, tanto em comprimento como em largura e são ligeiramente mais altos, desci só com as canadianas, senti logo nos primeiros que eles eram mais altos, estava-me a custar mais a apoiar a prótese direita no chão, a meio das escadas ainda tive um desequilíbrio e precisei de me apoiar na parede, nos degraus a seguir tive ainda mais cuidado mas voltei ao meu ritmo normal, para subir era tudo ainda mais difícil, tinha de o fazer sem tocar nas paredes e só com as canadianas, notou-se ainda mais que eram estreitas, o pé da prótese esquerda acabava por bater na parte da frente do degrau o que dificultava mais a subir, a cada degrau que subia caíam vários pingos de suor, os pulsos já estavam cansados mas não podia ficar ali, nunca parei e consegui subir todos os degraus, no cimo das escadas já não andei só com uma canadiana, fiz o caminho todo para o ginásio com as duas mas a rampa ainda a desci aos ziguezagues.

O meu treino acabou quando cheguei ao ginásio, estava muito cansado mas também satisfeito por ter feito tudo. Muito obrigado a todos por continuarem a acompanhar a minha evolução, bom fim de semana.

Norberto Mourão

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 58º dia (24- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje dei continuidade ao trabalho que nos últimos dias tem sido feito nas escadas e novamente com excelentes resultados.

Comecei por descer a rampa e ir até ao ginásio, estive bastante tempo nas barras a treinar a perna esquerda, colocava a prótese direita o máximo que conseguia para trás e a seguir dobrando o joelho da prótese esquerda colocava-a para a frente tentando ir abaixo o máximo possível, em seguida fazia força na prótese esquerda para me levantar, fui fazendo isso várias vezes, depois meti o joelho da prótese direita no chão e a prótese esquerda mantinha-se dobrada para a frente, simulando que me ia levantar do chão, no início fui-me levantando dessa força mas sempre com as duas mãos agarradas nas barras, tentava fazer o mínimo de força com as mãos, a seguir experimentei subir apenas com uma mão nas barras e a outra apoiada no joelho da prótese esquerda, dessa forma já não consegui subir, acabava por rodar para um lado ou para o outro e só subi quando voltei a agarrar as barras com as duas mãos.

Fui a seguir para o corredor, andei um pouco por lá com uma canadiana e em seguida fui até ao pátio onde também andei só com uma e sempre pelo meio meio do pátio, afastado de todas as paredes, entretanto atravessei o ginásio e fui em direcção às escadas, a terapeuta ia subir com uma Sra amputada e eu aproveitei para ir atrás delas, consegui subir todos os degraus praticamente ao mesmo ritmo que essa Sra (amputada só de uma perna), chegando lá em cima e enquanto eu ajustava as canadianas elas foram descendo, eu depois desci sozinho. Por causa do treino do início da manhã acabei por estar a fazer uma força contrária à que devia(manter o joelho trancado e depois descer, eu estava a subir e ele acabava por esticar) quando descia os primeiro 2 degraus, acabei por necessitar de me apoiar no corrimão, nos outros já não tive problemas, no fim de cada vão de escadas agarrei-me ao corrimão com a mão esquerda e com uma canadiana na outra mão desci de frente, correu muito bem.

Já cá em baixo voltei a ajustar as canadianas para a posição certa e atravessei o ginásio só com uma, saí depois pela porta que dá acesso ao pátio, nessa porta tem um pequeno degrau, eu disse à terapeuta que o ia descer de frente só com as canadianas, ela ficou ao meu lado e consegui descer, custou-me a dobrar o joelho esquerdo por causa da falta de confiança e do receio em cair, mas acabei por conseguir, voltei a subir e a descer, nesta fase já estava um auxiliar comigo e à quarta vez já comecei a descer sem ninguém por perto, andei a subir e a descer aquele degrau mais de 20 minutos, desci sempre de frente e no fim já nem tinha de pensar muito ou preocupar-me muito com a posição das canadianas, já conseguia quase como estivesse sempre a andar a direito no piso irregular.

Começo a pensar em experimentar subir da mesma forma só com canadianas e também já tenho na ideia descer só com uma canadiana, por agora pode ser loucura mas é um dos meus objectivos a curto prazo, talvez no próximo mês já consiga. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 57º dia (23- 02 - 2011)

Olá a todos os visitante do "Biamputado".

No dia de hoje treinei muito nas escadas, fui até onde nunca tinha ido e com bons resultados.

Comecei o meu dia a descer a rampa, fui até ao corredor e andei um pouco só com uma canadiana, entretanto o ginásio abriu e fui para lá, hoje não cheguei a ir para as barras, a prótese estava rodada para fora e magoava-me, por isso tive de a voltar a rodar e mete-la a posição certa, ainda precisei de fazer mais uns pequenos ajustes e deixou de me magoar, fui depois para o corredor andar só com uma canadiana, ao sair do ginásio virei para o lado esquerdo e fui até ao fundo do corredor, aí dei a volta e fiz todo o corredor, dei a curva e fui até à porta que dá acesso ao pátio, lá dei a volta para trás e fiz o caminho todo até à porta do ginásio, ainda tentei entrar só com uma canadiana mas não consegui, neste percurso todo só por uma vez encostei o ombro à parede para me equilibrar, nem precisei de me agarrar ao corrimão, levei sempre a canadiana na mão esquerda e fui tentando corrigir os erros mas sem grande resultado, sempre que colocava a canadiana mais ao lado do corpo a prótese direita não avançava tanto, os passos também eram mais pequenos,

Em seguida fui para as escadas com a terapeuta, comecei por subir as do nosso pavilhão e a seguir fomos experimentar outras escadas, as do Pavilhão de Neurologia, já lá tinha ido antes mas normalmente só subia os quatro degraus da rua, hoje subimos até ao 2º andar, eram cerca de 44 degraus. Comecei por subir as primeiras com as duas canadianas, as outras a seguir ainda tentei subir como tinha feito ontem, agarrado ao corrimão com a mão direita, com uma canadiana no outro lado e a dobrar a prótese subindo de forma mais natural, no entanto este corrimão de hoje era mais largo e mais baixo, não me dava a mesma estabilidade do outro, acabei por não conseguir subir como ontem e tive de subir todos os degraus com a prótese esquerda esticada, correu tudo bem e não cheguei cansado lá acima, para descer utilizei o mesmo método que utilizo todos os dias, descer um pouco de lado e só com as canadianas, consegui descer todos os degraus sem problemas e o último degrau já fora do pavilhão experimentei descer de frente só com as canadianas, é um degrau mais baixo e sentia que tinha e conseguir desce-lo assim, avancei a prótese direita e a seguir só precisava de dobrar o joelho esquerdo, no entanto estava com muito receio e demorei algum tempo até o fazer, mas acabei por conseguir, desci também o passeio dessa forma, por último e já sozinho fiz todo o caminho para o nosso ginásio, tive de andar um pouco a direito, cerca de 50 metros e a seguir descer a rampa, depois de chegar ao ginásio já não fiz mais nada e acabei por ali o meu treino de hoje.

Foi um dia muito positivo, consegui subir os cerca de 44 degraus sem me cansar muito e desce-los em seguida, amanhã irei tentar descer mais alguns degraus de frente. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 56º dia (22- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia muito positivo, com mais algumas conquistas e outra vez com experiências novas que correram muito bem e me deixaram bastante satisfeito, também me abrem novas perspectivas para as utilizar no futuro procurando sempre andar o mais naturalmente possível.

Comecei por descer a rampa e fui até ao corredor, estive a andar só com uma canadiana até ao ginásio abrir, já lá dentro fui para as barras e comecei a fazer um treino baseado no aumento da força feita na prótese esquerda, no início meti-me de joelhos nas barras e tentei colocar a prótese esquerda para a frente mas não consegui, levantei-me depois com a força dos braços e comecei a avançar a prótese esquerda dando um passo maior que o normal e dobrando o joelho, tentava meter lá o máximo de peso para a seguir fazer força e voltar à posição de pé, levantar-me dessa forma era muito difícil e acabava sempre por fazer força com os braços, ainda assim fui-me apercebendo de uma forma em que é mais fácil fazer força e levantar-me.

Fui a seguir para o corredor andar só com uma canadiana, andei sempre com as duas canadianas nas mãos, mas uma delas ia sempre levantada, hoje não consegui avançar bem a prótese direita mas fui conseguindo colocar a canadiana do lado esquerdo mais para fora, andei ali pelo corredor e tentei fazer o mesmo que ontem, atravessa-lo todo e voltar para trás, comecei perto da parede, sempre muito devagar e perto do corrimão, fui até ao fundo do corredor, fiz a curva e quando me dirigia para a porta que dá acesso ao pátio a terapeuta estava a fazer alguns exercícios com outro amputado, já não cheguei a passar dali, mas fiquei bastante tempo sem me encostar ao corrimão e sem colocar a outra canadiana no chão, a seguir voltamos todos para o ginásio.

Fui depois com a terapeuta para as escadas do centro de formação, hoje ia-mos subir até ao primeiro andar da mesma forma que subimos ontem, com uma mão no corrimão do lado esquerdo e uma canadiana na outra, nesta fase notou-se muito bem o treino que tinha feito no início do dia, ontem a força era feita quase na totalidade pelos braços e hoje a força foi feita na sua maioria pela prótese esquerda, fiquei bastante satisfeito, subir assim cansa-me menos e consigo subir mais rápido, a seguir desci com a mão direita no corrimão e a canadiana na mão esquerda, fui descendo como habitualmente, no entanto a meio das escadas experimentei descer de frente, fiquei impressionado, consegui descer mais facilmente e sem qualquer desequilíbrio, desci depois todos os outros degraus desta forma e correu mesmo muito bem, o tempo total que demorei a subir ao primeiro andar e depois descer até ao fundo foram 11 minutos o que é muito bom, ontem demorei muito mais. Em seguida e só com uma canadiana fui até à saída do Centro de Formação, já cá fora tem uma pequena rampa com corrimão, eu voltei a tentar desce-la apenas com uma canadiana, mas voltei a não conseguir, desci depois a outra rampa aos ziguezagues e acabei por ali o meu treino de hoje.

Foi um dia muito bom com excelentes experiências que me abrem uma perspectiva diferente para subir e descer as escadas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 55º dia (21- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois de um fim de semana muito bom mas também muito cansativo, hoje foi dia de voltar à fisioterapia, foi também o dia de ir experimentar subir e descer outras escadas onde nunca tinha ido e também experimentei coisas novas na rampa.

Comecei por descer a rampa sem problemas, fui depois para o corredor e estive a andar só com uma canadiana junto ao corrimão, como é segunda feira as coisas no início não estavam a correr tão bem, mas aos poucos voltaram ao normal e fui tentando corrigir os pequenos erros que faço habitualmente, andei assim até ao ginásio abrir, nessa altura fui para as barras e andei por lá algum tempo a treinar o equilíbrio e a tentar andar sem apoios, hoje correu dentro da normalidade de uma segunda feira, não dei muitos passos nem foram muito certos.

Fui a seguir até ao corredor onde estive a andar sozinho com uma canadiana, levava as duas mas só tinha uma apoiada no chão, hoje tentei andar o máximo que conseguia desta forma, comecei a andar no fundo do corredor, atravessei todo o corredor, fiz a curva e fui até à porta que dá acesso ao pátio, lá dei a volta para trás, sempre sem tocar no corrimão ou nas paredes, consegui dar a volta apesar das dificuldades e comecei a voltar para trás, voltei a dar a curva e quando já ia em direcção à porta do ginásio a terapeuta disse-me para irmos até às escadas, escadas essas onde nunca tinha ido e que são no centro de formação.

Para chegar às escadas tive de subir a rampa e depois entrar no Centro de Formação, eram umas escadas muito diferentes do que tinha imaginado, estas eram relativamente estreitas e o corrimão estava no lado oposto a todos os subi até hoje, estava no lado esquerdo, tive de pensar qual seria a melhor maneira de o subir, mas queria subir da forma mais natural possível, ou seja, com o joelho destrancado, subi a altura da canadiana da mão direita e agarrei-me com a mão esquerda ao corrimão, em seguida com o joelho da prótese esquerda dobrado, tentei fazer força na prótese para me levantar com a ajuda da força dos braços feita na canadiana e no corrimão, não estava a conseguir fazer força na prótese, toda a força estava a ser feita pelos braços e isso provoca mais desequilíbrios, ainda assim fui subindo, à medida que ia subindo a escada os braços ficavam mais cansados, mas também comecei a conseguir fazer força com a prótese em alguns degraus, tenho de treinar muito mais com a prótese esquerda, para conseguir fazer força nela sempre que preciso de subir alguma coisa, para descer voltei a ter o mesmo problema, o corrimão estava no lado oposto ao do costume, pensei um bocado para ver qual seria a melhor forma de descer e decidi descer como faço com as canadianas, no entanto estava com receio pois o apoio era feito de forma diferente, na primeira custou-me um bocado, mas nas outras correu bem, ainda assim a meio e com excesso de confiança não dobrei tanto a prótese esquerda e acabei por descer com mais dificuldades, continuei depois a descer as escadas que estavam a seguir, estas não tinham corrimão em nenhum dos lados, desci com as duas canadianas, embora os degraus fossem mais estreitos acabou por correr muito bem, para subir tinha de fazer o mesmo que faço nestas situações, com uma canadiana do degrau onde estou e a outra no degrau em cima do que vou (1 no 1º e o outro na 3º), meti a prótese no degrau de cima, tranquei o joelho, fiz força nela e na canadiana da mão direita, em seguida levantei a prótese direita e apoiei-a no mesmo degrau da esquerda, fui subindo assim até ao cimo sem problemas, lá andei só com uma canadiana até à porta, tive de passar duas portas e consegui passar por elas só com uma canadiana, nunca tinha conseguido, a seguir descemos a rampa e eu fiquei um pouco cá fora.

Por último a terapeuta quis fazer outro treino comigo na rampa, subi-la e desce-la mas sem ser a direito, tinha de ir aos ziguezagues até ao cimo, tenho muitas dificuldades em andar assim, a prótese do lado esquerdo é ligeiramente mais alta e isso interfere muito quando tenho de andar em terrenos em que a inclinação é lateral, acabei por conseguir subir e descer, mas sempre muito devagar e com bastante receio, acabou por ser um treino muito bom, entramos depois no nosso pavilhão e fui até ao fundo sem canadiana, apenas apoiado na mão da terapeuta, fizemos assim o corredor todo e voltamos a seguir até à entrada do pavilhão, onde voltei a agarrar as duas canadianas e acabei por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, trabalhei muito e fiz treinos diferentes, tanto nas escadas como na rampa, foi um dia muito positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 54º dia (18- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia da semana e como tal estava cheio de vontade de acabar a semana em grande, semana esta em que me baseei sobretudo na correcção dos pequenos erros que dou ao andar só com uma canadiana.

Comecei o meu dia a descer a rampa, estava começar a chover e apressei-me mais um pouco para entrar no pavilhão, estive a seguir a andar só com uma canadiana, andei cerca de 20 minutos, fui ganhando confiança e comecei a tentar rectificar os erros, aos poucos fui conseguindo com a canadiana na mão direita, mas com ela na esquerda pouco ou mesmo nada se notou, entretanto o ginásio abriu e fui treinar para as barras, hoje mal consegui andar sem apoios, não estava a correr bem por isso preferi treinar mais as transferências e o equilíbrio.

Fomos depois todos até ao corredor, nessa altura eu treinei com as duas canadianas nas mãos mas com uma delas levantada, atravessei assim todo o corredor, na curva utilizei as duas por causa dos cartões que estavam lá no chão para não ficar molhado com a chuva, assim que passei os cartões voltei a levantar uma das canadianas e fui até à porta que dá acesso ao pátio, lá dei a volta para trás e fiz o caminho inverso da mesma forma, desta vez só pousei a outra canadiana já em cima dos cartões, fiz a curva e fui até à porta do ginásio, acabou por ser uma boa caminhada só com uma canadiana e em algumas partes sem estar junto às paredes.

Fomos depois para as escadas, agora as escadas correm sempre da mesma forma, não tem havido grandes evoluções, apenas tenho aumentado a confiança principalmente a descer, já não perco tanto tempo a posicionar o joelho da prótese esquerda, também não o tenho dobrado tanto uma vez que já consigo controlar bem o peso em cima dele, nunca mais esticou e hoje não foi excepção, na subida correu tudo bem e agarrei-me no corrimão no último degrau de cada vão de escadas, na descida nunca me apoiei no corrimão, já me sinto muito mais confiante e vou descendo mais depressa, foi uma descida bem tranquila e sem nenhum desequilíbrio.

Por último encostei as canadianas e estive a andar só com o apoio da mão da terapeuta, no início apoiado com a mão direita, consegui avançar mais a prótese direita e os passos saíam mais naturalmente, fomos até ao fundo do corredor e demos a volta para trás, mas na volta desequilibrei, agarrei-me ao corrimão e a seguir demos mais uma volta de 360º para treinar a curva, voltamos depois para a entrada do ginásio e tocamos de mão, apoiado na mão esquerda também consegui avançar bem a prótese direita, dei melhor a curva e voltamos para a entrada do ginásio sempre pelo meio do corredor, afastado das paredes, ainda treinei apoiado apenas no corrimão, nessa fase a intenção era acelerar os passos e depois reduzir a velocidade, mas agarrado ao corrimão é muito simples, no entanto tenho de fazer esse treino uma vez que sempre que me desequilibro um pouco para a frente a tendência é acelerar e não consigo travar, já me aconteceu várias vezes e tive de me agarrar ao corrimão. Acabei o meu treino nas barras, onde praticamente só estive de pé e com as mãos nos bolsos, o que me obrigava a estar mais concentrado para não me desequilibrar e também treinava os músculos das costas ao manter-me em pé numa posição estática.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, com algumas melhorias ao nível da marcha com uma canadiana e da confiança. Bom fim de semana e muito obrigado por continuarem a acompanhar a minha evolução.

Norberto Mourão

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 53º dia (17- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois do dia de ontem em que não fui para a fisioterapia porque tinha consulta na médica de família, hoje fui com vontade de trabalhar ainda mais e tentar rectificar todos os meus erros quando ando só com uma canadiana.

Comecei o dia a descer a rampa, estava vento e o chão muito molhado, mas correu bem, em seguida no pavilhão estive a andar no corredor apenas com uma canadiana e aproveitei também para treinar as transferências de peso de frente para a parede, esse treino tem dado frutos, já vou conseguido avançar mais a prótese direita quando ando só com uma canadiana.

Quando o ginásio abriu fui até às barras, andei por lá algum tempo e preocupei-me essencialmente em andar para o lado e para trás, também tentei andar sem apoios, mas hoje sem conseguir dar muitos passos nem muito direitos.

Em seguida fomos todos andar para o corredor, eu fui andando só com uma canadiana enquanto outros amputados andavam sem nenhuma, fomos todos para um dos corredores e voltamos a fazer slowlon entre os pinos, hoje com uma particularidade, em dois dos espaços tinha-mos de passar de lado e eu andei sempre com as duas canadianas, esse tipo de treino ajuda-nos sobretudo a aprender a fazer as curvas com as próteses, o que é muito importante, quando acabamos eu voltei para a porta do ginásio, tentei fazer o caminho todo só com uma canadiana, mas haviam alguns cartões no chão por causa da chuva e a partir daí fiz o resto do caminho sempre com as duas canadianas, já na porta do ginásio larguei uma e andei durante algum tempo, já vou conseguindo avançar melhor a prótese direita, tanto com a canadiana na mão direita como com ela na mão esquerda e quando está na mão esquerda também já começo a controlar melhor o seu posicionamento, já não fica tão à frente do corpo, começo a mete-la já à frente da prótese esquerda, só preciso de a colocar um pouco mais ao lado do corpo.

Para as escadas fui com a terapeuta, ela estava-me sempre a acompanhar e correu tudo muito bem, ao descer as coisas também correram bem, mas sempre que desço um degrau acabo por ficar com a prótese do lado direito um pouco rodada e eu meto-a sempre na posição certa, no entanto acaba por ser um movimento que não é nada natural, hoje a terapeuta perguntou-me se esse movimento que eu fazia era mesmo necessário ou se há alguma hipótese de o corrigir, eu experimentei logo no degrau a seguir, mas reparei que se não colocar a prótese na posição certa ela acaba por me dificultar a descida, não consigo meter a prótese esquerda na posição certa uma vez que as costas acabam por encostar à cesta da prótese direita e não me deixa fazer o movimento que preciso, visto isto, acabei por descer todos os degraus que faltavam da forma que faço sempre.

Ao chegar ao fundo das escadas a terapeuta disse-me para encostar as canadianas e andarmos um pouco de mãos dadas, eu a andar assim sinto-me muito seguro, não tenho grandes desequilíbrios e até consigo dar as curvas sem problemas, fomos assim até ao fundo do corredor, demos a volta e voltamos para trás, sempre junto à parede mas só lhe toquei no fim da volta, não porque precisei mas para me sentir mais seguro e estável, em seguida andamos só com uma canadiana, primeiro com ela na mão esquerda, voltei a reparar que já vou avançando muito melhor a prótese direita e não coloco a canadiana tão à frente do corpo, para dar a volta acabei por me apoiar logo no corrimão, estiquei-me mesmo para lá chegar, em seguida fui dar a volta mas com a canadiana na outra mão, correu muito bem, coloco a canadiana bem ao lado do corpo, a prótese direita avança um pouco mais e já não alargo tanto a base de apoio, dei a curva muito bem e voltei para trás afastado das paredes, por último agarrei nas duas canadianas e com uma levantada fui para o ginásio, dei bem a curva, desviei-me dos outros amputados e nunca me desequilibrei.

O meu dia de fisioterapia acabou depois da visita médica, está tudo bem comigo e a recuperação tem evoluído muito favoravelmente. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 52º dia (15- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje de manhã estava a chover bastante, eu ainda poderei levar a cadeira de rodas, mas tal como prometi ontem, deixei-a em casa e fui para a fisioterapia assim.

Comecei o meu dia a descer a rampa, estava a chover e eu desci o mais rápido que consegui, acabei por ser mais rápido que o costume, mesmo quando o piso está seco, as canadianas não estavam a escorregar e estava a dar os passos com bastante confiança, no início demorava à volta de 5 minutos para descer aquela pequena rampa que se pode ver num dos meus vídeos em que estou a treinar com a ortoprótese, actualmente não devo demorar muito mais de 30 segundos. Já dentro do pavilhão estive a treinar com uma canadiana até à chegada da terapeuta.

No ginásio andei a treinar nas barras sem apoios, vou-me equilibrando bem, dando alguns passos e cheguei mesmo a atravessar as barras de uma ponta à outra sem lhes tocar, treinei também o equilíbrio e ainda andei para trás e para os lados, este tipo de treino ajuda-me a corrigir os erros que faço quando ando só com uma canadiana.

Fui depois até ao corredor, estávamos lá bastantes amputados e a terapeuta foi buscar uns cones para colocar no chão e nós fazer-mos slowlom (desculpem se está errado, mas não sei como se escreve), andámos assim durante algum tempo, uns sem canadianas, outro sr. com uma e eu andei com as duas nessa fase, ainda pensei em andar só com uma, mas como a terapeuta não estava por perto não arrisquei, em seguida andei mais um pouco no corredor só com uma canadiana, tentei corrigir os erros, com a canadiana na mão direita acabei mesmo por conseguir, já com a canadiana na mão esquerda continuo a coloca-la muito à frente do corpo e sempre que dou o passo maior com a prótese direita o corpo acaba por rodar para a esquerda, tenho de continuar a trabalhar.

As escadas voltaram a correr bem, comecei a subir sozinho e a terapeuta apanhou-me já a meio, continuamos a subir todas até ao primeiro andar, lá em cima acertei as canadianas (preciso sempre de as subir dois furos) e comecei a descer, nunca precisei de me apoiar, no fim do primeiro vão de escadas a terapeuta disse-me para sairmos pela porta lateral, nessa porta tem um degrau bastante alto que eu nunca tinha conseguido descer sem me segurar na porta, no início tentei descer apenas com uma das portas aberta, mas a base de apoio que tinha não me permitia chegar ao chão, disse à terapeuta para abrir a outra porta e tentei, nessa altura tinha recomeçado a chover, o chão de pedra da calçada estava a ficar molhado, isso aumentava o meu receio mas tinha de tentar, fiz exactamente o mesmo que faço para descer os degraus normais e quando cheguei ao limite com a prótese direita ainda não chegava ao chão, nessa altura o joelho esquerdo destrancou-se lentamente e eu consegui chegar ao fundo e descer normalmente com bastante segurança, depois tentei subir sem me apoiar na porta mas não foi possível, acabei por esticar a prótese esquerda, agarrar-me à porta com a mão esquerda no lado direito e puxei-me para cima, subindo dessa forma que não é nada convencional, desci depois as outras escadas e apercebi-me que também nas escadas o joelho esquerdo faz o mesmo movimento que me permitiu descer o outro degrau, no entanto nunca tinha reparado nele.

Já no fundo das escadas e para terminar, andei um pouco sem canadianas, apoiado apenas na mão da terapeuta, consegui avançar bem a prótese esquerda e não afastei muito as pernas, fim também o mesmo treino que tinha feito nas barras, mas desta feita no corredor e acabei por ali o meu dia de fisioterapia. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 51º dia (14- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou a semana, a chuva também voltou e eu voltei a não levar a cadeira de rodas para a fisioterapia, decidi que tenho mesmo de treinar com todos os tipos de clima, sejam eles favoráveis ou não e por isso vou deixar a cadeira sempre em casa.

Comecei o meu dia a descer a rampa, estava completamente molhada, mesmo assim demorei menos tempo que na última vez que a tinha descido nestas condições, fui depois para o corredor, estive a andar por lá só com uma canadiana até ao ginásio abrir, a seguir fui até às barras para andar sem apoios, não correu tão bem como nas últimas vezes, mas não correu muito mal, o que custa mais é a dar o primeiro passo, a partir daí já vai sendo mais natural, embora ainda bastante incerto nos passos.

Entretanto a terapeuta foi com dois amputados para o corredor, eu aproveitei para ir com eles, fomos treinar as transferências de peso, no caso deles para cima da prótese e da perna deles, no meu caso de uma prótese para a outra e também simular um passo em frente com a prótese direita que é a que tenho mais dificuldades quando treino só com uma canadiana, ao voltarmos para o ginásio a terapeuta disse-me que sabia que eu conseguia andar sem canadianas só apoiado numa mão, eu até brinquei com a situação porque hoje é dia dos namoradas cá em Portugal e seria muito bom andar de mãos dadas com a terapeuta, apoiado na mão dela não me sinto nada inseguro e acabo por avançar mais a prótese direita do que quando ando só com uma canadiana, esse facto fez-me ter mais confiança e antes de chegar à curva acabei por me desequilibrar, sempre que isso acontece começo a dar passos em frente mais rapidamente e não consigo travar, acabei por ter de me segurar no corrimão estabilizar o equilíbrio, logo de seguida voltou a acontecer outra vez o mesmo e depois troquei de mão, passei a dar a mão direita à terapeuta e fui assim até à entrada do nosso ginásio, o resto do caminho correu bem.

A seguir à curta visita médica fomos até às escadas, a prótese estava bem encaixada, o meu estava a ficar todo apoiado e subi sem dificuldades, na descida também correu tudo bem, nunca necessitei de me apoiar no corrimão e também não demorei muito tempo para descer todos os degraus, já cá em baixo fui andar mais um pouco só com uma canadiana, continuo com os mesmos problemas relacionados com o tamanho do passo da prótese direita, também afasto um pouco as pernas para aumentar a base de apoio e com a canadiana na mão esquerda tenho tendência para a colocar sempre à frente do corpo e não ao lado, tenho andado a tentar corrigir esses erros e em curtos espaços já os consigo eliminar, mas depois volta ao mesmo, tenho de continuar a trabalhar para os eliminar de vez.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, com chuva mas bastante positivo, cada vez tenho mais noção dos meus erros e começo a trabalhar para os eliminar. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...