Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Hoje começou a semana, a chuva também voltou e eu voltei a não levar a cadeira de rodas para a fisioterapia, decidi que tenho mesmo de treinar com todos os tipos de clima, sejam eles favoráveis ou não e por isso vou deixar a cadeira sempre em casa.
Comecei o meu dia a descer a rampa, estava completamente molhada, mesmo assim demorei menos tempo que na última vez que a tinha descido nestas condições, fui depois para o corredor, estive a andar por lá só com uma canadiana até ao ginásio abrir, a seguir fui até às barras para andar sem apoios, não correu tão bem como nas últimas vezes, mas não correu muito mal, o que custa mais é a dar o primeiro passo, a partir daí já vai sendo mais natural, embora ainda bastante incerto nos passos.
Entretanto a terapeuta foi com dois amputados para o corredor, eu aproveitei para ir com eles, fomos treinar as transferências de peso, no caso deles para cima da prótese e da perna deles, no meu caso de uma prótese para a outra e também simular um passo em frente com a prótese direita que é a que tenho mais dificuldades quando treino só com uma canadiana, ao voltarmos para o ginásio a terapeuta disse-me que sabia que eu conseguia andar sem canadianas só apoiado numa mão, eu até brinquei com a situação porque hoje é dia dos namoradas cá em Portugal e seria muito bom andar de mãos dadas com a terapeuta, apoiado na mão dela não me sinto nada inseguro e acabo por avançar mais a prótese direita do que quando ando só com uma canadiana, esse facto fez-me ter mais confiança e antes de chegar à curva acabei por me desequilibrar, sempre que isso acontece começo a dar passos em frente mais rapidamente e não consigo travar, acabei por ter de me segurar no corrimão estabilizar o equilíbrio, logo de seguida voltou a acontecer outra vez o mesmo e depois troquei de mão, passei a dar a mão direita à terapeuta e fui assim até à entrada do nosso ginásio, o resto do caminho correu bem.
A seguir à curta visita médica fomos até às escadas, a prótese estava bem encaixada, o meu estava a ficar todo apoiado e subi sem dificuldades, na descida também correu tudo bem, nunca necessitei de me apoiar no corrimão e também não demorei muito tempo para descer todos os degraus, já cá em baixo fui andar mais um pouco só com uma canadiana, continuo com os mesmos problemas relacionados com o tamanho do passo da prótese direita, também afasto um pouco as pernas para aumentar a base de apoio e com a canadiana na mão esquerda tenho tendência para a colocar sempre à frente do corpo e não ao lado, tenho andado a tentar corrigir esses erros e em curtos espaços já os consigo eliminar, mas depois volta ao mesmo, tenho de continuar a trabalhar para os eliminar de vez.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, com chuva mas bastante positivo, cada vez tenho mais noção dos meus erros e começo a trabalhar para os eliminar. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Sejam bem-vindos!
Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.
Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5
Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 50º dia (11- 02 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Depois de um dia como o de ontem onde não consegui treinar na rampa e que se tivesse tido mais liberdade tinha treinado muito mais, hoje acabei por tirar proveito de ter chegado mais cedo à fisioterapia.
Assim que cheguei ao hospital desci a rampa, entrei no pavilhão e fui pousar a pequena mala que levo todos os dias com as minhas coisas, em seguida saí do pavilhão e fui até às rampas, estavam bastante molhadas no cimo, nesse parte fui com bastante cuidado e consegui fazer as rampas sem problemas quer a subir quer a descer, fui depois até às escadas, já não tinha muito tempo, pois a terapeuta já estava quase a chegar e eu não queria que ela me visse nas escadas a treinar sozinho, pus-me ao caminho e subi os degraus todos, reparei que estava a meter o pé da prótese esquerda completamente apoiado ao contrário do que aconteceu ontem, na descida precisei de me apoiar ligeiramente duas vezes no corrimão, nos dois primeiros degraus, todos os outros correram bem, quando cheguei ao fundo fui-me encostar ao corrimão e a terapeuta chegou de imediato, não me chegou a ver nas escadas, mas eu disse-lhe logo que já tinha ido às rampas e às escadas, assim evitei que ela ficasse mais chateada comigo quando as outras terapeutas que eu vi nas escadas lhe dissessem, sendo eu a contar-lhe não me chateou muito.
Já com a terapeuta no ginásio fui até às barras, hoje praticamente não tentei andar sem apoios, a terapeuta meteu lá dois obstáculos no meio (dois pequenos barrotes de madeira), eu tinha de levantar a prótese esquerda e passar por cima deles, com a direita não é possível, noutro exercício tinha de subir para cima dos barrotes e em seguida descer para o outro lado, sempre tendo em atenção a postura, tentei fazer força praticamente só com a prótese para subir, mas ainda não consigo, tenho sempre de fazer força com os braços nas barras, ainda assim fui fazendo o máximo de força que conseguia e fiquei com a perna esquerda bastante cansada, a terapeuta disse-me que queria que eu descansasse, mas eu prefiro trabalhar sempre, mudava apenas de exercício, andei um pouco de lado, para trás e também treinei um pouco o equilíbrio.
Fui depois com a terapeuta para as escadas, ela queria ver como colocava o pé da prótese esquerda e esteve-me a explicar o que estava a a acontecer ontem, tal como já tinha reparado na vez em que subi sozinho, hoje estava a colocar bem o pé, ontem a prótese devia estar um pouco rodada e provocava aquela situação. Fui subindo todos os degraus normalmente e no último degrau de cada vão de escadas segurei-me no corrimão, na descida nunca precisei de me apoiar, correu bastante bem e desci mais rápido do que na primeira vez do dia.
Voltei depois para as barras e treinei mais um pouco o equilíbrio, tentei andar algumas vezes sem apoios, mas sem grande sucesso, acabei por ali o meu treino porque entretanto chegou a hora de voltar para casa, hoje voltei com um sorriso na cara, tinha feito o treino todo, fui às escadas duas vezes e não fiquei limitado como aconteceu ontem, uma vez que tinha treinado sozinho antes da terapeuta chegar, são dias e semanas assim que nos dão ainda mais força para trabalhar. Muito obrigado a todos
Norberto Mourão
Depois de um dia como o de ontem onde não consegui treinar na rampa e que se tivesse tido mais liberdade tinha treinado muito mais, hoje acabei por tirar proveito de ter chegado mais cedo à fisioterapia.
Assim que cheguei ao hospital desci a rampa, entrei no pavilhão e fui pousar a pequena mala que levo todos os dias com as minhas coisas, em seguida saí do pavilhão e fui até às rampas, estavam bastante molhadas no cimo, nesse parte fui com bastante cuidado e consegui fazer as rampas sem problemas quer a subir quer a descer, fui depois até às escadas, já não tinha muito tempo, pois a terapeuta já estava quase a chegar e eu não queria que ela me visse nas escadas a treinar sozinho, pus-me ao caminho e subi os degraus todos, reparei que estava a meter o pé da prótese esquerda completamente apoiado ao contrário do que aconteceu ontem, na descida precisei de me apoiar ligeiramente duas vezes no corrimão, nos dois primeiros degraus, todos os outros correram bem, quando cheguei ao fundo fui-me encostar ao corrimão e a terapeuta chegou de imediato, não me chegou a ver nas escadas, mas eu disse-lhe logo que já tinha ido às rampas e às escadas, assim evitei que ela ficasse mais chateada comigo quando as outras terapeutas que eu vi nas escadas lhe dissessem, sendo eu a contar-lhe não me chateou muito.
Já com a terapeuta no ginásio fui até às barras, hoje praticamente não tentei andar sem apoios, a terapeuta meteu lá dois obstáculos no meio (dois pequenos barrotes de madeira), eu tinha de levantar a prótese esquerda e passar por cima deles, com a direita não é possível, noutro exercício tinha de subir para cima dos barrotes e em seguida descer para o outro lado, sempre tendo em atenção a postura, tentei fazer força praticamente só com a prótese para subir, mas ainda não consigo, tenho sempre de fazer força com os braços nas barras, ainda assim fui fazendo o máximo de força que conseguia e fiquei com a perna esquerda bastante cansada, a terapeuta disse-me que queria que eu descansasse, mas eu prefiro trabalhar sempre, mudava apenas de exercício, andei um pouco de lado, para trás e também treinei um pouco o equilíbrio.
Fui depois com a terapeuta para as escadas, ela queria ver como colocava o pé da prótese esquerda e esteve-me a explicar o que estava a a acontecer ontem, tal como já tinha reparado na vez em que subi sozinho, hoje estava a colocar bem o pé, ontem a prótese devia estar um pouco rodada e provocava aquela situação. Fui subindo todos os degraus normalmente e no último degrau de cada vão de escadas segurei-me no corrimão, na descida nunca precisei de me apoiar, correu bastante bem e desci mais rápido do que na primeira vez do dia.
Voltei depois para as barras e treinei mais um pouco o equilíbrio, tentei andar algumas vezes sem apoios, mas sem grande sucesso, acabei por ali o meu treino porque entretanto chegou a hora de voltar para casa, hoje voltei com um sorriso na cara, tinha feito o treino todo, fui às escadas duas vezes e não fiquei limitado como aconteceu ontem, uma vez que tinha treinado sozinho antes da terapeuta chegar, são dias e semanas assim que nos dão ainda mais força para trabalhar. Muito obrigado a todos
Norberto Mourão
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 49º dia (10- 02 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Hoje tive um dia mais descansado na fisioterapia, a nossa terapeuta não estava lá e veio outra substitui-la, acabei por não conseguir trabalhar tanto como noutros dias, nem deu para treinar na rampa, excepto quando cheguei e quando fui embora, que obrigatoriamente tenho de passar por lá.
Comecei o meu dia a descer a rampa como faço todos os dias, continuava molhada, mas não tanto como ontem, desci devagar e sem problemas, em seguida entrei no nosso pavilhão e estive a treinar no corredor durante alguns instantes, até o ginásio abrir, nessa altura fui para as barras, consegui várias vezes dar mais de 6 passos sem tocar nas barras, ao fim de um bocado fui para o corredor treinar só com uma canadiana, voltou a correr bem e apercebi-me que não estava a rodar tanto o corpo para o lado esquerdo, ainda assim raramente a prótese direita passava para a frente da esquerda, depois comecei a andar com as duas canadianas nas mãos mas com uma delas levantada, passei todo o corredor e dei a curva, fui em direcção ao pátio, andei por lá algum tempo, no início com as duas canadianas, a seguir comecei a andar com uma levantada e por último encostei-a e andei só com a outra, nessa altura só fui até ao fim da parede e voltei.
Hoje tínhamos todos o trabalho bastante limitado, a terapeuta que foi substituir a nossa (hoje e amanhã), não nos deixava ir às escadas e à rampa sem ela estar a ver, somos bastantes amputados, nós que já treinamos sozinhos acabamos por fazer o nosso próprio treino em todas as superfícies, mas existem outros amputados que estão bastante limitados, a terapeuta acabava por estar muitas vezes com eles e nós não podíamos treinar onde faltava(escadas e rampa), ao fim de uns bons minutos ela veio ter comigo para ir às escadas, subi da mesma forma de sempre, mas ela reparou que coloco a prótese esquerda um pouco de lado, nunca me tinha apercebido, amanhã vou ter bastante atenção a esse pormenor, subi as escadas todas e em seguida comecei a descer como faço sempre, não correu tão bem como habitualmente, precisei de me apoiar no corrimão nos dois primeiros degraus e desci mais lentamente.
Acabei por não conseguir ir à rampa, não podia ir sozinho e já estava quase na hora da visita médica, fui para dentro do nosso ginásio e sentei-me numa cadeira normal, não deu para fazer mais nada e no fim da visita médica vim-me embora. Amanhã vou começar a treinar nas rampas antes da terapeuta chegar, assim já não me vai impedir de treinar lá sem ela por perto. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje tive um dia mais descansado na fisioterapia, a nossa terapeuta não estava lá e veio outra substitui-la, acabei por não conseguir trabalhar tanto como noutros dias, nem deu para treinar na rampa, excepto quando cheguei e quando fui embora, que obrigatoriamente tenho de passar por lá.
Comecei o meu dia a descer a rampa como faço todos os dias, continuava molhada, mas não tanto como ontem, desci devagar e sem problemas, em seguida entrei no nosso pavilhão e estive a treinar no corredor durante alguns instantes, até o ginásio abrir, nessa altura fui para as barras, consegui várias vezes dar mais de 6 passos sem tocar nas barras, ao fim de um bocado fui para o corredor treinar só com uma canadiana, voltou a correr bem e apercebi-me que não estava a rodar tanto o corpo para o lado esquerdo, ainda assim raramente a prótese direita passava para a frente da esquerda, depois comecei a andar com as duas canadianas nas mãos mas com uma delas levantada, passei todo o corredor e dei a curva, fui em direcção ao pátio, andei por lá algum tempo, no início com as duas canadianas, a seguir comecei a andar com uma levantada e por último encostei-a e andei só com a outra, nessa altura só fui até ao fim da parede e voltei.
Hoje tínhamos todos o trabalho bastante limitado, a terapeuta que foi substituir a nossa (hoje e amanhã), não nos deixava ir às escadas e à rampa sem ela estar a ver, somos bastantes amputados, nós que já treinamos sozinhos acabamos por fazer o nosso próprio treino em todas as superfícies, mas existem outros amputados que estão bastante limitados, a terapeuta acabava por estar muitas vezes com eles e nós não podíamos treinar onde faltava(escadas e rampa), ao fim de uns bons minutos ela veio ter comigo para ir às escadas, subi da mesma forma de sempre, mas ela reparou que coloco a prótese esquerda um pouco de lado, nunca me tinha apercebido, amanhã vou ter bastante atenção a esse pormenor, subi as escadas todas e em seguida comecei a descer como faço sempre, não correu tão bem como habitualmente, precisei de me apoiar no corrimão nos dois primeiros degraus e desci mais lentamente.
Acabei por não conseguir ir à rampa, não podia ir sozinho e já estava quase na hora da visita médica, fui para dentro do nosso ginásio e sentei-me numa cadeira normal, não deu para fazer mais nada e no fim da visita médica vim-me embora. Amanhã vou começar a treinar nas rampas antes da terapeuta chegar, assim já não me vai impedir de treinar lá sem ela por perto. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 48º dia (09- 02 - 2011)
Olá a todos os visitante do "Biamputado".
Hoje durante a noite choveu muito, de manhã o chão estava muito molhado, o céu bastante cinzento e a previsão era de chuva, mas eu ainda assim preferi ir para a fisioterapia sem a cadeira de rodas, algum dia teria de experimentar.
Ao chegar ao hospital não estava a chover, o chão estava completamente molhado e eu comecei a descer a rampa com muito receio, era a primeira vez que a descia nestas condições, acabou por correr bem e sem apanhar nenhum susto, a seguir fui até às barras, no início não estava a correr muito bem, nem conseguia dar o segundo passo sem colocar as mãos, mas no fim já consegui dar alguns passos, dei 8 seguidos e poderia ter dado mais se tivesse mais espaço, fui depois para o corredor andar só com uma canadiana, a terapeuta estava comigo e disse-me para corrigir o tamanho dos passos assim como a rotação do corpo, tenho tendência em avançar mais a prótese esquerda, rodar o corpo para o lado esquerdo e também começo a afastar ligeiramente as próteses à medida que vou andando, fomos insistindo nesse aspecto andando também lateralmente a para trás.
Foi depois até às escadas, a terapeuta ia com uma Sra. amputada e eu fui atrás delas, comecei a subir muito bem, mas no último degrau do primeiro vão de escadas a canadiana esquerda escorregou um pouco quando já ia a meio, acabei por voltar para trás e subi a seguir agarrado ao corrimão, os outros degraus já correram bem, a outra Sra. entretanto já tinha descido e eu comecei a descer sozinho, no primeiro vão de escadas correu tudo normalmente, no segundo a terapeuta já estava comigo e eu voltei a descer tudo muito bem, no último degrau fiz uma nova experiência, descer de frente só com uma canadiana e o corrimão, acabei por não conseguir descer totalmente em frente porque o joelho trancou a meio, mas já foi bom fazer esta experiência, pode ser que daqui a uns tempos já consiga descer sempre de frente.
A seguir fui até ao pátio, andei lá com a terapeuta e só com uma canadiana, voltamos a insistir na correcção dos passos, no piso irregular nota-se muito mais principalmente estando molhado, à medida que ia andando e por muito que tentasse não conseguia corrigir, vou demasiado concentrado no equilíbrio, no tamanho dos passos, no sitio onde coloco a canadiana e acabo por não me conseguir concentrar no afastamento das pernas, fizemos depois um treino específico para os passos, avançar e depois recuar uma das próteses, como se desse um passo para a frente e a seguir para trás, tenho mais dificuldades em fazer isso com a prótese esquerda, fomos insistindo nisso e também no posicionamento da prótese esquerda, levantando-a até ao máximo que consigo e a seguir juntando-a o máximo à outra, no início com as duas canadianas e no fim já só com uma.
Por último fui até às rampas, ainda estava tudo muito molhado e eu estava com bastante receio, acabei por subir à mesma velocidade dos outros dias, no entanto para descer fui muito devagar, o receio das canadianas escorregarem era muito grande, acabei por fazer bastante força nos braços e já cheguei ao fundo das primeiras rampas com dores nos pulsos, fiz depois o caminho inverso com os pulsos bastante cansados, mas correu tudo bem, ao chegar ao ginásio sentei-me e já não fiz mais nada.
Foi assim o meu dia, com esta minha primeira experiência em andar com o chão completamente molhado por causa da chuva, acabou por correr tudo bem, ainda assim ao chegar a casa só desci metade da minha rampa, está em péssimas condições e eu não arrisquei descer a parte mais inclinada. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje durante a noite choveu muito, de manhã o chão estava muito molhado, o céu bastante cinzento e a previsão era de chuva, mas eu ainda assim preferi ir para a fisioterapia sem a cadeira de rodas, algum dia teria de experimentar.
Ao chegar ao hospital não estava a chover, o chão estava completamente molhado e eu comecei a descer a rampa com muito receio, era a primeira vez que a descia nestas condições, acabou por correr bem e sem apanhar nenhum susto, a seguir fui até às barras, no início não estava a correr muito bem, nem conseguia dar o segundo passo sem colocar as mãos, mas no fim já consegui dar alguns passos, dei 8 seguidos e poderia ter dado mais se tivesse mais espaço, fui depois para o corredor andar só com uma canadiana, a terapeuta estava comigo e disse-me para corrigir o tamanho dos passos assim como a rotação do corpo, tenho tendência em avançar mais a prótese esquerda, rodar o corpo para o lado esquerdo e também começo a afastar ligeiramente as próteses à medida que vou andando, fomos insistindo nesse aspecto andando também lateralmente a para trás.
Foi depois até às escadas, a terapeuta ia com uma Sra. amputada e eu fui atrás delas, comecei a subir muito bem, mas no último degrau do primeiro vão de escadas a canadiana esquerda escorregou um pouco quando já ia a meio, acabei por voltar para trás e subi a seguir agarrado ao corrimão, os outros degraus já correram bem, a outra Sra. entretanto já tinha descido e eu comecei a descer sozinho, no primeiro vão de escadas correu tudo normalmente, no segundo a terapeuta já estava comigo e eu voltei a descer tudo muito bem, no último degrau fiz uma nova experiência, descer de frente só com uma canadiana e o corrimão, acabei por não conseguir descer totalmente em frente porque o joelho trancou a meio, mas já foi bom fazer esta experiência, pode ser que daqui a uns tempos já consiga descer sempre de frente.
A seguir fui até ao pátio, andei lá com a terapeuta e só com uma canadiana, voltamos a insistir na correcção dos passos, no piso irregular nota-se muito mais principalmente estando molhado, à medida que ia andando e por muito que tentasse não conseguia corrigir, vou demasiado concentrado no equilíbrio, no tamanho dos passos, no sitio onde coloco a canadiana e acabo por não me conseguir concentrar no afastamento das pernas, fizemos depois um treino específico para os passos, avançar e depois recuar uma das próteses, como se desse um passo para a frente e a seguir para trás, tenho mais dificuldades em fazer isso com a prótese esquerda, fomos insistindo nisso e também no posicionamento da prótese esquerda, levantando-a até ao máximo que consigo e a seguir juntando-a o máximo à outra, no início com as duas canadianas e no fim já só com uma.
Por último fui até às rampas, ainda estava tudo muito molhado e eu estava com bastante receio, acabei por subir à mesma velocidade dos outros dias, no entanto para descer fui muito devagar, o receio das canadianas escorregarem era muito grande, acabei por fazer bastante força nos braços e já cheguei ao fundo das primeiras rampas com dores nos pulsos, fiz depois o caminho inverso com os pulsos bastante cansados, mas correu tudo bem, ao chegar ao ginásio sentei-me e já não fiz mais nada.
Foi assim o meu dia, com esta minha primeira experiência em andar com o chão completamente molhado por causa da chuva, acabou por correr tudo bem, ainda assim ao chegar a casa só desci metade da minha rampa, está em péssimas condições e eu não arrisquei descer a parte mais inclinada. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 47º dia (08- 02 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Hoje de manhã estava nevoeiro e o chão estava bastante húmido, não entanto só me apercebi desse facto quando cheguei ao hospital e o chão estava molhado, nessa altura pensei que seria bom descer a rampa assim e sem me apoiar no corrimão, era um desafio que algum dia teria tentar fazer, comecei a descer muito lentamente, com bastante receio, colocando as próteses e as canadianas sempre com bastante precisão, à medida que fui descendo a rampa, esta foi ficando mais seca, acabou por ser uma descida tranquila apesar do receio inicial. Como cheguei bastante cedo ao hospital e o ginásio ainda estava fechado aproveitei para ir andar no corredor, andei durante cerca de 30 minutos só com uma canadiana, consegui passar à frente de todas as portas, umas vezes com a canadiana na mão direita e outras na mão esquerda.
Quando o ginásio abriu fui para as barras, correr muito bem e cheguei a dar 7, 8 e 10 passos seguidos sem tocar com as mãos nas barras, foram passos com menos desequilíbrios e algumas vezes consegui passar a prótese direita para a frente da esquerda, em seguida fui treinar mais um pouco para o corredor, desta vez andei com uma canadiana apoiado no chão e a outra ia na outra mão mas levantada, consegui passar todo o corredor, no meio estavam bastantes pessoas e eu fui-me desviando, depois fiz a curva e fui até à porta que existe no meio, a seguir o resto do caminho até à porta que dá acesso ao pátio já fiz com as duas canadianas, nessa parte o piso é diferente e parecia estar molhado, a seguir fui até ao pátio, lá tem um banco de jardim e eu sentei-me nele durante alguns instantes, sentei-me facilmente e também me levantei muito bem, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim e estivemos a andar lá no pátio só com uma canadiana, sempre perto das paredes, os passos eram pequenos e raramente conseguia meter a prótese direita à frente da esquerda, ainda não me sinto confiante para o fazer, por último e já com as duas canadianas ela meteu alguns obstáculos no caminho para eu os passar, para isso tinha de levantar a prótese esquerda, consegui sem lhes tocar muitas vezes, mas a prótese direita já não dá porque não tenho como a levantar, andei assim alguns minutos.
Hoje a terapeuta queria ir comigo para as escadas, mas quando eu estava para ir até lá ela ficou a tratar de outros amputados, entretanto eu aproveitei para ir primeiro para as rampas, elas já estavam secas e por isso subi-as e desci-as sem qualquer receio, correu tudo muito bem e fui bastante rápido, até mais do que a terapeuta estava à espera, por isso a seguir comecei a subir as escadas sozinho, já só me faltavam 4 degraus quando ela chegou ao pé de mim, eu ainda me esforcei para subir todos e começar a descer mas não consegui, já na descida voltou a correr tudo bem à excepção do primeiro degrau, o joelho esticou e eu tive de me apoiar no corrimão, esse pequeno desequilíbrio acabou por servir para mostrar à terapeuta o porquê de descer daquela forma e qual o meu único receio quando desço as escadas, todos os outros degraus correram muito bem e desci bastante rápido.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, bastante completo e já cheguei ao fim cansado, no fundo das escadas já começavam mesmo a cair alguns pingos de suor, mas sinto-me bastante satisfeito com a minha evolução. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje de manhã estava nevoeiro e o chão estava bastante húmido, não entanto só me apercebi desse facto quando cheguei ao hospital e o chão estava molhado, nessa altura pensei que seria bom descer a rampa assim e sem me apoiar no corrimão, era um desafio que algum dia teria tentar fazer, comecei a descer muito lentamente, com bastante receio, colocando as próteses e as canadianas sempre com bastante precisão, à medida que fui descendo a rampa, esta foi ficando mais seca, acabou por ser uma descida tranquila apesar do receio inicial. Como cheguei bastante cedo ao hospital e o ginásio ainda estava fechado aproveitei para ir andar no corredor, andei durante cerca de 30 minutos só com uma canadiana, consegui passar à frente de todas as portas, umas vezes com a canadiana na mão direita e outras na mão esquerda.
Quando o ginásio abriu fui para as barras, correr muito bem e cheguei a dar 7, 8 e 10 passos seguidos sem tocar com as mãos nas barras, foram passos com menos desequilíbrios e algumas vezes consegui passar a prótese direita para a frente da esquerda, em seguida fui treinar mais um pouco para o corredor, desta vez andei com uma canadiana apoiado no chão e a outra ia na outra mão mas levantada, consegui passar todo o corredor, no meio estavam bastantes pessoas e eu fui-me desviando, depois fiz a curva e fui até à porta que existe no meio, a seguir o resto do caminho até à porta que dá acesso ao pátio já fiz com as duas canadianas, nessa parte o piso é diferente e parecia estar molhado, a seguir fui até ao pátio, lá tem um banco de jardim e eu sentei-me nele durante alguns instantes, sentei-me facilmente e também me levantei muito bem, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim e estivemos a andar lá no pátio só com uma canadiana, sempre perto das paredes, os passos eram pequenos e raramente conseguia meter a prótese direita à frente da esquerda, ainda não me sinto confiante para o fazer, por último e já com as duas canadianas ela meteu alguns obstáculos no caminho para eu os passar, para isso tinha de levantar a prótese esquerda, consegui sem lhes tocar muitas vezes, mas a prótese direita já não dá porque não tenho como a levantar, andei assim alguns minutos.
Hoje a terapeuta queria ir comigo para as escadas, mas quando eu estava para ir até lá ela ficou a tratar de outros amputados, entretanto eu aproveitei para ir primeiro para as rampas, elas já estavam secas e por isso subi-as e desci-as sem qualquer receio, correu tudo muito bem e fui bastante rápido, até mais do que a terapeuta estava à espera, por isso a seguir comecei a subir as escadas sozinho, já só me faltavam 4 degraus quando ela chegou ao pé de mim, eu ainda me esforcei para subir todos e começar a descer mas não consegui, já na descida voltou a correr tudo bem à excepção do primeiro degrau, o joelho esticou e eu tive de me apoiar no corrimão, esse pequeno desequilíbrio acabou por servir para mostrar à terapeuta o porquê de descer daquela forma e qual o meu único receio quando desço as escadas, todos os outros degraus correram muito bem e desci bastante rápido.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, bastante completo e já cheguei ao fim cansado, no fundo das escadas já começavam mesmo a cair alguns pingos de suor, mas sinto-me bastante satisfeito com a minha evolução. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 46º dia (07- 02 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Hoje começou uma nova semana e foi o primeiro dia da fisioterapeuta Carla, desejo-lhe muita sorte e que continue o excelente trabalho que tem sido feito até agora, para o primeiro dia já foi excelente e todos nós gostamos bastante.
Iniciei o meu treino a descer a rampa, fui depois para as barras onde estive a andar sem apoios, consegui andar bastante bem, dar passos mais certos e muito menos desequilibrado, também me custou menos a dar o primeiro passo, foi uma excelente forma de começar o dia, logo a aumentar a confiança.
Com a confiança já em alta fui andar para o corredor só com uma canadiana, correu mesmo muito bem, tanto com a canadiana na mão esquerda como depois com a canadiana na mão direita, consegui passar à frente de todas as portas e também consegui fazer a curva e nunca precisei de colocar a mão no corrimão para me apoiar, andei assim durante algum tempo e percorri todo o corredor, desde a parte do WC até ao outro lado onde é a entrada para o pátio, já é uma distância bastante razoável para andar só com uma canadiana.
Nas escadas também correu tudo muito bem, tive a companhia do outro Sr. que anda sempre comigo e também da terapeuta, subi tudo normalmente e apenas me apoiei no último degrau, embora não necessite faço-o sempre apenas por uma questão de segurança, na descida correu tudo muito bem, fui falando com a terapeuta e explicando o porquê de descer daquela forma, é a única forma de descer mantendo a segurança e não correndo o risco de me desequilibrar para a frente, descendo assim também não preciso de outros apoios sem serem os das canadianas, a descida correu toda muito bem e nunca precisei de me apoiar no corrimão.
Fui depois até às rampas, fui sozinho porque o outro Sr. foi fazer um treino específico com a terapeuta, na primeira rampa consegui subir com as pernas muito menos afastadas, apercebi-me que tendo as pernas mais juntas tenho de fazer outro tipo de movimento com a prótese direita e consigo sentir outro tipo de apoio na parte da frente do coto conseguindo desta forma colocar com mais precisão o pé da prótese no sitio pretendido, no entanto também me deixa um pouco mais inseguro com receio que o joelho destranque. Nas descidas correu tudo muito bem e fui um pouco mais rápido, em seguida fiz o caminho inverso, na parte menos inclinada já não consegui manter as próteses tão juntas como na primeira subida, mas correu tudo muito bem, a última descida também foi muito boa, fui depois até ao ginásio e acabei ali o meu dia de fisioterapia.
Foi um dia excelente em que tudo correu muito bem e me fez aumentar a confiança, já consigo também andar só com uma canadiana pelo meio do corredor, no entanto tenho de ter a outra canadiana na outra mão, mas ando com ela levantada e sem tocar no chão. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje começou uma nova semana e foi o primeiro dia da fisioterapeuta Carla, desejo-lhe muita sorte e que continue o excelente trabalho que tem sido feito até agora, para o primeiro dia já foi excelente e todos nós gostamos bastante.
Iniciei o meu treino a descer a rampa, fui depois para as barras onde estive a andar sem apoios, consegui andar bastante bem, dar passos mais certos e muito menos desequilibrado, também me custou menos a dar o primeiro passo, foi uma excelente forma de começar o dia, logo a aumentar a confiança.
Com a confiança já em alta fui andar para o corredor só com uma canadiana, correu mesmo muito bem, tanto com a canadiana na mão esquerda como depois com a canadiana na mão direita, consegui passar à frente de todas as portas e também consegui fazer a curva e nunca precisei de colocar a mão no corrimão para me apoiar, andei assim durante algum tempo e percorri todo o corredor, desde a parte do WC até ao outro lado onde é a entrada para o pátio, já é uma distância bastante razoável para andar só com uma canadiana.
Nas escadas também correu tudo muito bem, tive a companhia do outro Sr. que anda sempre comigo e também da terapeuta, subi tudo normalmente e apenas me apoiei no último degrau, embora não necessite faço-o sempre apenas por uma questão de segurança, na descida correu tudo muito bem, fui falando com a terapeuta e explicando o porquê de descer daquela forma, é a única forma de descer mantendo a segurança e não correndo o risco de me desequilibrar para a frente, descendo assim também não preciso de outros apoios sem serem os das canadianas, a descida correu toda muito bem e nunca precisei de me apoiar no corrimão.
Fui depois até às rampas, fui sozinho porque o outro Sr. foi fazer um treino específico com a terapeuta, na primeira rampa consegui subir com as pernas muito menos afastadas, apercebi-me que tendo as pernas mais juntas tenho de fazer outro tipo de movimento com a prótese direita e consigo sentir outro tipo de apoio na parte da frente do coto conseguindo desta forma colocar com mais precisão o pé da prótese no sitio pretendido, no entanto também me deixa um pouco mais inseguro com receio que o joelho destranque. Nas descidas correu tudo muito bem e fui um pouco mais rápido, em seguida fiz o caminho inverso, na parte menos inclinada já não consegui manter as próteses tão juntas como na primeira subida, mas correu tudo muito bem, a última descida também foi muito boa, fui depois até ao ginásio e acabei ali o meu dia de fisioterapia.
Foi um dia excelente em que tudo correu muito bem e me fez aumentar a confiança, já consigo também andar só com uma canadiana pelo meio do corredor, no entanto tenho de ter a outra canadiana na outra mão, mas ando com ela levantada e sem tocar no chão. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 45º dia (04- 02 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Hoje é sexta-feira, último dia da semana e também das terapeutas Goreti e Isabel(estagiária), foram ambas excelentes profissionais e muito simpáticas, desde já agradeço às duas o excelente trabalho que fizeram, desejo muitas felicidades à terapeuta Goreti para o seu novo serviço assim como à terapeuta Isabel para o resto do curso e vida profissional no futuro.
Comecei o meu dia de trabalho a descer a rampa, como cheguei cedo à fisioterapia fui até ao corredor e estive a andar algum tempo só com uma canadiana, curiosamente e ao contrário do que acontecia no início, agora tenho mais dificuldades quando ando com a canadiana na mão direita, mesmo para passar à frente das portas, com a canadiana na mão esquerda já me vou desenrascando muito melhor, mas ainda tenho bastante receio quando estou afastado das paredes. Quando o ginásio abriu fui andar para as barras, não estive lá muito tempo e por isso acabei por não dar muitos passos sem apoios, entretanto ia outro Sr. para as barras e eu fui andar para o corredor, consegui passar à frente de todas as portas, mas não cheguei a fazer a curva em direcção ao pátio, voltei para trás e andei por ali mais um bocado, nessa altura senti que a prótese esquerda não estava bem encaixada, estava-me a magoar um pouco, o que me tirava alguma confiança, fui roda-la um pouco para o lado direito e deixou de me magoar.
Nas escadas apercebi-me que afinal a prótese ainda não estava na posição certa,rodeia demais, o pé da prótese esquerda ficava um pouco de lado, ainda assim decidi subir as escadas, como apoio sempre as canadianas às duas paredes acabei por não ter problemas quando estava a subir, mas a descer tudo foi diferente, com a prótese ligeiramente rodada para o lado direito o joelho já não ficava na posição certa, embora trancasse acabava por se destrancar antes do tempo e eu tinha de me apoiar no corrimão, no primeiro vão de escadas aconteceu isso em todos os degraus, no segundo vão de escadas aconteceu em quase todos, só consegui descer dois sem me apoiar no corrimão. Apesar de saber que a prótese não estava bem decidi arriscar porque também preciso de treinar outras situações, nem sempre está tudo como desejamos e hoje aconteceu isso com a prótese esquerda.
Para ir à rampa não endireitei a prótese, deixei-a continuar rodada, ao subir senti apenas uma pequena diferença, mas neste caso positiva, pois já consegui subir com as pernas menos afastadas, para descer o joelho destrancava muito facilmente, precisei de fazer mais força nos pulsos, mas por outro lado a prótese direita avançava mais um pouco, reduzindo o tempo que demoro a descer a rampa, com isto fui às duas rampas e voltei para trás em menos tempo mas no fim tive de descansar um pouco os pulsos.
Foi assim o meu último dia de fisioterapia desta semana, foi uma semana muito produtiva e com uma evolução acima do esperado, muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje é sexta-feira, último dia da semana e também das terapeutas Goreti e Isabel(estagiária), foram ambas excelentes profissionais e muito simpáticas, desde já agradeço às duas o excelente trabalho que fizeram, desejo muitas felicidades à terapeuta Goreti para o seu novo serviço assim como à terapeuta Isabel para o resto do curso e vida profissional no futuro.
Comecei o meu dia de trabalho a descer a rampa, como cheguei cedo à fisioterapia fui até ao corredor e estive a andar algum tempo só com uma canadiana, curiosamente e ao contrário do que acontecia no início, agora tenho mais dificuldades quando ando com a canadiana na mão direita, mesmo para passar à frente das portas, com a canadiana na mão esquerda já me vou desenrascando muito melhor, mas ainda tenho bastante receio quando estou afastado das paredes. Quando o ginásio abriu fui andar para as barras, não estive lá muito tempo e por isso acabei por não dar muitos passos sem apoios, entretanto ia outro Sr. para as barras e eu fui andar para o corredor, consegui passar à frente de todas as portas, mas não cheguei a fazer a curva em direcção ao pátio, voltei para trás e andei por ali mais um bocado, nessa altura senti que a prótese esquerda não estava bem encaixada, estava-me a magoar um pouco, o que me tirava alguma confiança, fui roda-la um pouco para o lado direito e deixou de me magoar.
Nas escadas apercebi-me que afinal a prótese ainda não estava na posição certa,rodeia demais, o pé da prótese esquerda ficava um pouco de lado, ainda assim decidi subir as escadas, como apoio sempre as canadianas às duas paredes acabei por não ter problemas quando estava a subir, mas a descer tudo foi diferente, com a prótese ligeiramente rodada para o lado direito o joelho já não ficava na posição certa, embora trancasse acabava por se destrancar antes do tempo e eu tinha de me apoiar no corrimão, no primeiro vão de escadas aconteceu isso em todos os degraus, no segundo vão de escadas aconteceu em quase todos, só consegui descer dois sem me apoiar no corrimão. Apesar de saber que a prótese não estava bem decidi arriscar porque também preciso de treinar outras situações, nem sempre está tudo como desejamos e hoje aconteceu isso com a prótese esquerda.
Para ir à rampa não endireitei a prótese, deixei-a continuar rodada, ao subir senti apenas uma pequena diferença, mas neste caso positiva, pois já consegui subir com as pernas menos afastadas, para descer o joelho destrancava muito facilmente, precisei de fazer mais força nos pulsos, mas por outro lado a prótese direita avançava mais um pouco, reduzindo o tempo que demoro a descer a rampa, com isto fui às duas rampas e voltei para trás em menos tempo mas no fim tive de descansar um pouco os pulsos.
Foi assim o meu último dia de fisioterapia desta semana, foi uma semana muito produtiva e com uma evolução acima do esperado, muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 44º dia (03- 02 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado"
Hoje concentrei grande parte do meu treino na evolução a andar só com uma canadiana e consegui obter alguns resultados.
Comecei o meu dia a descer a rampa, correu mesmo muito bem, depois fui até às barras para andar sem apoios, já começo a retomar o normal da semana passada, dei 7 passos sem apoios e já foram mais certos, em seguida fui até ao corredor para andar só com uma canadiana, a terapeuta queria-me tirar a canadiana ainda no meio do ginásio, mas eu não me senti seguro e só a deixei já no corredor. Comecei a andar para o lado esquerdo e fui até ao fim desse corrimão, dei a volta e fiz o corredor até ao fim, passei à frente de duas portas, em seguida a terapeuta ia com uma Sra amputada até à entrada do pátio, eu fui sempre atrás delas, passei à frente de três portas, fiz a curva (90º) e fui até à entrada do pátio, fui sempre sem me apoiar no corrimão, mesmo na curva, em seguida voltamos para trás e troquei a canadiana para a mão direita, no entanto com a canadiana nessa mão não me sinto tão seguro, necessitei de me apoiar no corrimão algumas vezes, ainda que poucas, fui assim até à entrada do ginásio, lá voltei a agarrar a outra canadiana e já entrei com as duas, atravessei o nosso ginásio e fui até ao pátio, andei lá durante algum tempo juntamente com outro amputado, em seguida e já sozinho fui para junto de uma parede e larguei uma das canadianas, fiz duas vezes o percurso que era toda a parede, sempre que tinha a canadiana na mão esquerda não precisava de me apoiar na parede, ao contrário apoiei-me algumas vezes, mas vou melhorar.
Hoje não fui às escadas nem à rampa, como andei bastante tempo só com uma canadiana e era dia de visita médica acabei por não ter tempo, ainda assim comecei a experimentar outra coisa, sentar-me e levantar-me numa cadeira normal, era uma cadeira de madeira mais baixa que a cadeira de rodas ou a marquesa, a minha intenção era sentar-me e levantar-me sem usar qualquer apoio fixo, mas acabei por não conseguir, quando me sentei o joelho esquerdo não estava a destrancar como pretendia, isso empurrava-me um pouco mais para trás, acabei por me apoiar na mesa que estava do meu lado direito e já me sentei bem, ao levantar-me consegui descobrir uma forma de o fazer sem outros apoios, fiz o que tenho feito sempre que me levanto da marquesa, coloquei uma mão na cadeira, estiquei a prótese esquerda e com a canadiana na mão esquerda rodei o corpo para o lado direito e levantei-me, depois só precisei de agarrar a outra canadiana, ainda me sentei outra vez, mas voltou a correr da mesma maneira que na primeira.
Depois da reunião médica acabou o meu dia de fisioterapia, ao chegar a casa hoje voltei a contabilizar o tempo que demoro a desde a rua principal até me sentar em casa, no primeiro dia tinha demorado 15 minutos, passados uns dias demorava só 10 minutos, hoje deu para confirmar as minhas melhorias a descer a rampa, já só demorei 5 minutos, já é muito bom. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje concentrei grande parte do meu treino na evolução a andar só com uma canadiana e consegui obter alguns resultados.
Comecei o meu dia a descer a rampa, correu mesmo muito bem, depois fui até às barras para andar sem apoios, já começo a retomar o normal da semana passada, dei 7 passos sem apoios e já foram mais certos, em seguida fui até ao corredor para andar só com uma canadiana, a terapeuta queria-me tirar a canadiana ainda no meio do ginásio, mas eu não me senti seguro e só a deixei já no corredor. Comecei a andar para o lado esquerdo e fui até ao fim desse corrimão, dei a volta e fiz o corredor até ao fim, passei à frente de duas portas, em seguida a terapeuta ia com uma Sra amputada até à entrada do pátio, eu fui sempre atrás delas, passei à frente de três portas, fiz a curva (90º) e fui até à entrada do pátio, fui sempre sem me apoiar no corrimão, mesmo na curva, em seguida voltamos para trás e troquei a canadiana para a mão direita, no entanto com a canadiana nessa mão não me sinto tão seguro, necessitei de me apoiar no corrimão algumas vezes, ainda que poucas, fui assim até à entrada do ginásio, lá voltei a agarrar a outra canadiana e já entrei com as duas, atravessei o nosso ginásio e fui até ao pátio, andei lá durante algum tempo juntamente com outro amputado, em seguida e já sozinho fui para junto de uma parede e larguei uma das canadianas, fiz duas vezes o percurso que era toda a parede, sempre que tinha a canadiana na mão esquerda não precisava de me apoiar na parede, ao contrário apoiei-me algumas vezes, mas vou melhorar.
Hoje não fui às escadas nem à rampa, como andei bastante tempo só com uma canadiana e era dia de visita médica acabei por não ter tempo, ainda assim comecei a experimentar outra coisa, sentar-me e levantar-me numa cadeira normal, era uma cadeira de madeira mais baixa que a cadeira de rodas ou a marquesa, a minha intenção era sentar-me e levantar-me sem usar qualquer apoio fixo, mas acabei por não conseguir, quando me sentei o joelho esquerdo não estava a destrancar como pretendia, isso empurrava-me um pouco mais para trás, acabei por me apoiar na mesa que estava do meu lado direito e já me sentei bem, ao levantar-me consegui descobrir uma forma de o fazer sem outros apoios, fiz o que tenho feito sempre que me levanto da marquesa, coloquei uma mão na cadeira, estiquei a prótese esquerda e com a canadiana na mão esquerda rodei o corpo para o lado direito e levantei-me, depois só precisei de agarrar a outra canadiana, ainda me sentei outra vez, mas voltou a correr da mesma maneira que na primeira.
Depois da reunião médica acabou o meu dia de fisioterapia, ao chegar a casa hoje voltei a contabilizar o tempo que demoro a desde a rua principal até me sentar em casa, no primeiro dia tinha demorado 15 minutos, passados uns dias demorava só 10 minutos, hoje deu para confirmar as minhas melhorias a descer a rampa, já só demorei 5 minutos, já é muito bom. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 43º dia (02- 02 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Hoje é um daqueles dias em que não me apetecia mesmo fazer nada, mas tenho de treinar e dependo muito do treino para conseguir atingir os meus objectivos, por isso apliquei-me bastante e consegui obter resultados muito bons.
Comecei o meu dia a descer a rampa, correu ainda melhor que o costume, em seguida fui para as barras, hoje só consegui dar 4 passos sem apoios e bastante desequilibrados, como o treino nas barras não estava a correr como desejava decidi ir andar para o corredor apenas com uma canadiana, quando lá cheguei a terapeuta estava com outro Sr. amputado, esse senhor ia dar uma volta com o andarilho e eu fui sempre atrás deles só com uma canadiana, acabei por fazer o mesmo percurso de ontem, mas hoje com a canadiana, ao chegarmos ao pátio arrisquei atravessa-lo, mas a meio tive de parar porque o outro Sr. ia entrar no ginásio para descansar, até ali eu tinha ido muito bem, mas já não consegui voltar a andar, sentia-me muito inseguro e tive de esperar pela terapeuta, depois do primeiro passo já voltei ao normal, atravessei o pátio para o outro ginásio e fomos às escadas, a terapeuta queria que eu tentasse subir as escadas mais baixas apenas com uma canadiana e sem me apoiar no corrimão, eu bem me esforcei e consegui mesmo meter as duas próteses no degrau de cima, mas não me estava a conseguir equilibrar para tentar subir o outro degrau, precisei sempre de um ligeiro apoio no corrimão, para descer aconteceu sempre o mesmo, acredito que talvez no fim do mês já consiga, o apoio era mesmo muito pequeno, em seguida voltei a fazer o caminho inverso, só com uma canadiana e correu quase tudo bem, ainda precisei de um pequeno apoio da terapeuta quando estava a tentar passar na porta, tem uma pequena rampa de metal e no cimo dela desequilibrei-me, tirando isso correu tudo bem.
Hoje decidi acabar o meu treino indo às escadas e logo de seguida às rampas, nas escadas hoje voltei a subir todos os degraus sem me agarrar no corrimão à excepção do último degrau do segundo vão de escadas, na descida voltou a correr tudo bem, nunca precisei de me apoiar no corrimão, foi uma descida rápida, a seguir fui para as rampas, a subir correu tudo normalmente, não tem havido grandes evoluções, nas descidas já me sinto muito melhor, faço menos força nos pulsos e os passos já são um pouco maiores, o tempo que demoro agora nas rampas é muito menor, possivelmente demoro menos de metade do tempo que demorava inicialmente.
Foi assim o meu dia, apesar da preguiça inicial acabei por trabalhar bastante e com bons resultados, penso que o meu objectivo para este mês se vai realizar em menos tempo. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje é um daqueles dias em que não me apetecia mesmo fazer nada, mas tenho de treinar e dependo muito do treino para conseguir atingir os meus objectivos, por isso apliquei-me bastante e consegui obter resultados muito bons.
Comecei o meu dia a descer a rampa, correu ainda melhor que o costume, em seguida fui para as barras, hoje só consegui dar 4 passos sem apoios e bastante desequilibrados, como o treino nas barras não estava a correr como desejava decidi ir andar para o corredor apenas com uma canadiana, quando lá cheguei a terapeuta estava com outro Sr. amputado, esse senhor ia dar uma volta com o andarilho e eu fui sempre atrás deles só com uma canadiana, acabei por fazer o mesmo percurso de ontem, mas hoje com a canadiana, ao chegarmos ao pátio arrisquei atravessa-lo, mas a meio tive de parar porque o outro Sr. ia entrar no ginásio para descansar, até ali eu tinha ido muito bem, mas já não consegui voltar a andar, sentia-me muito inseguro e tive de esperar pela terapeuta, depois do primeiro passo já voltei ao normal, atravessei o pátio para o outro ginásio e fomos às escadas, a terapeuta queria que eu tentasse subir as escadas mais baixas apenas com uma canadiana e sem me apoiar no corrimão, eu bem me esforcei e consegui mesmo meter as duas próteses no degrau de cima, mas não me estava a conseguir equilibrar para tentar subir o outro degrau, precisei sempre de um ligeiro apoio no corrimão, para descer aconteceu sempre o mesmo, acredito que talvez no fim do mês já consiga, o apoio era mesmo muito pequeno, em seguida voltei a fazer o caminho inverso, só com uma canadiana e correu quase tudo bem, ainda precisei de um pequeno apoio da terapeuta quando estava a tentar passar na porta, tem uma pequena rampa de metal e no cimo dela desequilibrei-me, tirando isso correu tudo bem.
Hoje decidi acabar o meu treino indo às escadas e logo de seguida às rampas, nas escadas hoje voltei a subir todos os degraus sem me agarrar no corrimão à excepção do último degrau do segundo vão de escadas, na descida voltou a correr tudo bem, nunca precisei de me apoiar no corrimão, foi uma descida rápida, a seguir fui para as rampas, a subir correu tudo normalmente, não tem havido grandes evoluções, nas descidas já me sinto muito melhor, faço menos força nos pulsos e os passos já são um pouco maiores, o tempo que demoro agora nas rampas é muito menor, possivelmente demoro menos de metade do tempo que demorava inicialmente.
Foi assim o meu dia, apesar da preguiça inicial acabei por trabalhar bastante e com bons resultados, penso que o meu objectivo para este mês se vai realizar em menos tempo. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Fisioterapia - 42º dia (01- 02 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Nesta semana tem sido possível treinar em todas as superfícies, o tempo tem estado muito bom agradável, o piso seco e isso aumenta a nossa confiança.
Comecei o meu dia de hoje a descer a rampa, em seguida fui até às barras onde andei durante algum tempo sem apoios, já correu ligeiramente melhor que ontem, mas ainda não consegui andar tão bem como na semana passada, depois fui andar um pouco para o corredor só com uma canadiana, a cada passo que dou a minha confiança aumenta e tudo corre melhor, não tive qualquer problema para passar à frente das portas, assim como para atravessar o corredor, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim e retirou-me a outra canadiana, disse-me para ir-mos andar um pouco apenas apoiado no corrimão, tive de passar à frente das portas e só tinha um apoio a meio, o do puxador, nessas alturas andei mais devagar, seguimos até ao fim do corrimão e depois tive de continuar em frente, desta vez o apoio era mínimo, apenas tinha uma parte das janelas para me apoiar, era uma parte de alumínio com cerca de 2cm onde só dava para encostar os dedos, consegui ir até ao fim desse corredor, a seguir era o pátio, atravessei-o apenas apoiado na mão da terapeuta, fomos até às escadas do ginásio de fisioterapia normal, tive de as subir e descer as escadas mais baixas sem canadianas, apenas com uma mão no corrimão, correu tudo muito bem, no fundo das escadas a terapeuta deu-me apenas uma canadiana, eu tive de voltar para o nosso ginásio apenas com o apoio dela, a terapeuta estava-me apenas a acompanhar, consegui fazer todo o caminho apesar do receio e da insegurança que estava a sentir, relembro que o pátio tem um piso irregular de calçada.
Nas escadas hoje já correu tudo melhor, a subida foi muito boa apesar de me ter apoiado no corrimão no último degrau de cada vão de escadas, na descida hoje já estava mais confiante, ainda assim no primeiro degrau precisei de me apoiar no corrimão, todos os outros já foram só com as canadianas e já comecei a voltar ao ritmo normal, sem grandes perdas de tempo a posicionar o pé ou a dobrar o joelho da prótese esquerda para a inclinação desejada.
Por último fui até à rampa, mas como já era um pouco tarde e o carro já estava à minha espera acabei por subir e descer apenas a primeira rampa, ao subir continuo a abrir um pouco as pernas para trancar os joelhos e me sentir seguro, na descida já consigo avançar mais a prótese direita, os passos são maiores e a descida muito mais rápida.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, já estou muito melhor a andar só com uma canadiana e pretendo chegar ao fim do mês a andar praticamente só com uma, à excepção das escadas e das rampas. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Nesta semana tem sido possível treinar em todas as superfícies, o tempo tem estado muito bom agradável, o piso seco e isso aumenta a nossa confiança.
Comecei o meu dia de hoje a descer a rampa, em seguida fui até às barras onde andei durante algum tempo sem apoios, já correu ligeiramente melhor que ontem, mas ainda não consegui andar tão bem como na semana passada, depois fui andar um pouco para o corredor só com uma canadiana, a cada passo que dou a minha confiança aumenta e tudo corre melhor, não tive qualquer problema para passar à frente das portas, assim como para atravessar o corredor, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim e retirou-me a outra canadiana, disse-me para ir-mos andar um pouco apenas apoiado no corrimão, tive de passar à frente das portas e só tinha um apoio a meio, o do puxador, nessas alturas andei mais devagar, seguimos até ao fim do corrimão e depois tive de continuar em frente, desta vez o apoio era mínimo, apenas tinha uma parte das janelas para me apoiar, era uma parte de alumínio com cerca de 2cm onde só dava para encostar os dedos, consegui ir até ao fim desse corredor, a seguir era o pátio, atravessei-o apenas apoiado na mão da terapeuta, fomos até às escadas do ginásio de fisioterapia normal, tive de as subir e descer as escadas mais baixas sem canadianas, apenas com uma mão no corrimão, correu tudo muito bem, no fundo das escadas a terapeuta deu-me apenas uma canadiana, eu tive de voltar para o nosso ginásio apenas com o apoio dela, a terapeuta estava-me apenas a acompanhar, consegui fazer todo o caminho apesar do receio e da insegurança que estava a sentir, relembro que o pátio tem um piso irregular de calçada.
Nas escadas hoje já correu tudo melhor, a subida foi muito boa apesar de me ter apoiado no corrimão no último degrau de cada vão de escadas, na descida hoje já estava mais confiante, ainda assim no primeiro degrau precisei de me apoiar no corrimão, todos os outros já foram só com as canadianas e já comecei a voltar ao ritmo normal, sem grandes perdas de tempo a posicionar o pé ou a dobrar o joelho da prótese esquerda para a inclinação desejada.
Por último fui até à rampa, mas como já era um pouco tarde e o carro já estava à minha espera acabei por subir e descer apenas a primeira rampa, ao subir continuo a abrir um pouco as pernas para trancar os joelhos e me sentir seguro, na descida já consigo avançar mais a prótese direita, os passos são maiores e a descida muito mais rápida.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, já estou muito melhor a andar só com uma canadiana e pretendo chegar ao fim do mês a andar praticamente só com uma, à excepção das escadas e das rampas. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Acerca de mim
- Biamputado
- Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
- Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...