Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 41º dia (31- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou uma nova semana, desta vez com sol e piso seco, o que me facilita bastante para o meu treino.

Comecei logo de manhã por descer a rampa sem problemas, em seguida estive a andar nas barras sem apoios, o fim de semana parece que desta vez não me fez muito bem, pois não consegui dar muitos passos nem foram muito certos, em seguida fui até ao corredor para andar só com uma canadiana, já correu tudo muito melhor, para além de conseguir passar à frente da porta que normalmente passo só com uma canadiana, hoje também já o consegui fazer para o outro lado, mas desta feita não passei só uma das portas, mas sim duas, foi uma grande parte do corredor sem tocar no corrimão, andei assim até à visita médica.

Na visita médica falamos sobre a minha evolução, tem estado a correr muito bem e os médicos estão bastante satisfeitos com o meu trabalho, determinação e evolução.

Para as escadas fui com o outro Sr. ele foi subindo à minha frente e quando chegou ao cimo de todos os degraus eu já estava no início do segundo vão de escadas, o que é muito bom, para descer demoro muito mais tempo que ele e hoje nem comecei muito bem, tentei descer sempre sem me apoiar ao corrimão, mas nos dois primeiros degraus não consegui e precisei de me apoiar nele, todos os outros degraus desci mais lentamente, mas de forma segura e já sem desequilíbrios, no segundo vão de escadas num dos degraus ainda necessitei de meter um dedo no corrimão para me sentir seguro e o joelho não esticar, o resto da descida já correu bem.

Para terminar fui dar a volta habitual, mas desta fez comecei por sair através da porta do ginásio que dá acesso ao pátio, nessa porta temos um pequeno degrau que eu desci sem problemas, dei depois uma volta completa ao pátio e fui em direcção às rampas. Apesar do sol hoje estava vento, o que não ajuda nas rampas, mas não me impediu de fazer todo o percurso, embora ao descer o vento empurra-se ligeiramente a prótese direita mais para a frente, se fosse à uns tempos atrás talvez não conseguisse, mas agora já me sinto muito confortável a descer e a subir as rampas, por último e já depois de entrar no nosso pavilhão encostei-me ao corrimão do lado direito e comecei a andar só com uma canadiana, acabei por conseguir passar todo o corredor até à entrada do nosso ginásio só com uma canadiana, já é uma distância razoável para quem só conseguiu atravessar o corredor de um lado para o outro na sexta-feira, fiquei bastante satisfeito e sinto-me cada vez melhor com apenas uma canadiana, faz-me lembrar os primeiros dias em que andei com as duas canadianas.

Foi assim o meu dia, a evolução a andar com apenas uma canadiana foi bastante positiva, agora preciso de dar continuidade, muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 40º dia (28- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

O tempo continua a não ajudar, hoje de manhã estava a chover e por isso voltei a levar a cadeira de rodas para a fisioterapia.

Comecei o meu treino nas barras, andei nelas durante algum tempo, treinei o equilíbrio e também andei sem apoios, não pensei em dar um número mais de passos, mas sim dá-los mais certos e seguros, por várias vezes consegui dar alguns passos quase como se estivesse a andar com uma canadiana.

Com uma canadiana andei depois no corredor, tinha como objectivo para esta semana atravessa-lo de um lado para o outro apenas com uma canadiana e hoje era o último dia para o fazer, por isso comecei-me a concentrar nesse objectivo, no início andei encostado ao corrimão, passados alguns minutos já andava sem colocar lá a mão e até passava à frente da porta sem lhe tocar, ao voltar para trás hoje também já consegui sem me apoiar na porta, por fim faltava só atravessar o corredor. Na primeira tentativa apenas olhei para o outro lado e não avancei, em seguida experimentei andar com as duas canadianas e depois levantar uma delas, nunca tinha conseguido, mas hoje já consegui, andei assim paralelamente ao corrimão, ao voltar para trás fui tentando ir para o outro lado aos poucos, acabei por atravessar o corredor na diagonal, ou seja, a distância percorrida foi muito superior à pretendida, o que é excelente. Passados uns minutos a terapeuta disse-me para treinar as curvas só com uma canadiana, no início estava com bastante receio e fui-me apoiando no corrimão, mas ao fim de um bocado e já sozinho consegui dar uma volta de 360º completa, passado um bocado voltei a dar outra para a terapeuta ver e já correu ligeiramente melhor.

Às escadas hoje fui sozinho, subi todos os degraus sem problemas, no último degrau de cada vão de escadas continuo a usar o corrimão para me sentir mais seguro, na descida hoje as coisas correram mesmo muito bem, mesmo o primeiro correu bem, apesar de ter custado um pouco a avançar a prótese direita (no chão há uma borracha e o pé por vezes fica um pouco preso), nunca necessitei de me agarrar ou apoiar ao corrimão, os passos foram todos muito certos e demorei muito menos tempo que o costume, penso mesmo que nunca fui tão rápido como hoje.

Foi assim o meu último dia de fisioterapia desta semana, correu mesmo muito bem e estou bastante satisfeito com o trabalho e a evolução desta semana,muito obrigado a todos, bom fim de semana.

Norberto Mourão

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 39º dia (26- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Com o sol de volta e apesar do frio, até dá mais vontade de trabalhar, por isso hoje acabei por aproveitar para trabalhar bastante.

Comecei o meu dia a descer a rampa e apercebi-me que já desço um pouco mais rápido, em seguida fui até às barras para andar sem qualquer apoio, hoje não tinha como objectivo dar mais passos, mas sim melhorar os que já consigo dar, por vezes cheguei a dar passos mais idênticos, em que consegui passar com a prótese direita para a frente da esquerda e o tempo entre cada passo também já reduziu ligeiramente.

Em seguida fui andar para o corredor para andar só com uma canadiana, acabei por treinei lá menos tempo e não cheguei a tentar atravessar de um lado para o outro, na sexta-feira vou ter de conseguir, o treino no corredor correu bem, passos semelhantes, tanto no tamanho como na duração de cada um, o equilíbrio também estava bom e usei muito poucas vezes o corrimão.

Para as escadas hoje voltei a ir com o outro Sr., a subir correu bem, fiz exactamente o mesmo que nos dias anteriores, para descer eu fui o último, não sei o que se passou hoje mas estava menos confiante quando estava a descer, isso originou alguns erros, logo no primeiro degrau tive de descer com a mão no corrimão, desci mais devagar, no segundo vão de escadas desci à frente do outro Sr. mas como ele estava na conversa com outro amputado e eu acabei por ter mais dificuldades em me concentrar, a meio das escadas precisei mesmo de me agarrar ao corrimão duas vezes, nas duas foi porque não coloquei bem a prótese esquerda e o joelho acabou por esticar, os outros até ao fundo já correram melhor.

Por último fui sozinho dar a mesma volta de ontem, subi a primeira rampa, depois desci a outra até ao Pavilhão de Oftalmologia, em seguida fiz o caminho inverso, nas rampas correu tudo muito bem, depois fui até ao pátio, ao piso irregular, ontem tinha dado apenas duas voltas, mas hoje já dei três voltas, na terceira tentei andar mais rápido e numa das partes já se notou bem a diferença em relação ao tempo que demorei nas vezes anteriores, para finalizar voltei para o ginásio a andei mais algum tempo nas barras.

Foi assim o meu dia, como amanhã não vou à fisioterapia hoje aproveitei para trabalhar bastante e em todos os pisos, assim já consigo compensar um pouco para amanhã. Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 38º dia (25- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje o tempo já está melhor e voltei a deixar a cadeira de rodas em casa, aproveitei também para treinar nos locais onde ontem não foi possível.

Comecei o dia a descer a rampa, apesar do tempo estar melhor quando cheguei ao hospital estavam a cair umas pingas de chuva, por isso desci com mais cuidado do que o costume, em seguida fui para as barras, andei a treinar durante algum tempo sem canadianas e consegui dar 11 pequenos passos, só não dei mais porque já meti um pé fora da zona das barras e não tinha mais espaço para a frente.

Andei também no corredor só com uma canadiana e consegui outra vez passar à frente da porta sem me apoiar nela, fiz isso duas vezes e nas duas vezes com a canadiana na mão direita, sempre que voltava para trás já não conseguia e tinha de me apoiar, ainda pensei em atravessar o corredor, mas estava sozinho e preferi não arriscar.

Às escadas hoje fui sozinho e só subi uma vez, foi uma subida normal e voltei também a apoiar-me no corrimão quando estava no último degrau de cada vão de escadas, na descida também senti necessidade de me apoiar nele logo no primeiro degrau, todos os outros desci normalmente com as duas canadianas.

Para finalizar o treino fui fazer um percurso também sozinho, saí do ginásio e fui em direcção às rampas, subi a primeira e desci a outra rampa até à entrada do Pavilhão da Oftalmologia, lá dei a volta e fiz o caminho inverso, nas rampas correu tudo bem apesar do vento que se fazia sentir, em seguida entrei no nosso Pavilhão e fui para o lado esquerdo seguindo em direcção ao pátio, no pátio o piso é irregular, de calçada, tinha pensado dar três voltas a ele, mas já me sentia bastante cansado e acabei por dar apenas duas voltas e vim até ao nosso ginásio, onde acabei por me sentar um bocado a descansar e só me levantei para vim embora.

Foi um dia muito completo e bastante cansativo, já cheguei a casa com a perna esquerda bastante cansada por causa das rampas, mas foi um dia muito positivo, muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 37º dia (24- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana, desta vez com muito frio e com chuva, o que me levou a voltar ir de cadeira para a fisioterapia, já não ia nela à cerca de duas semanas.

No início do treino vim até ao corredor para andar só com uma canadiana, andei assim durante alguns tempo e para além de conseguir fazer a parte do corrimão sem colocar a mão nele hoje também consegui passar à frente da porta e sem lhe tocar, consegui isso quando tinha o corrimão no meu lado esquerdo e a canadiana na mão direita, ao voltar para trás já não consegui sem me apoiar na porta. Para esta semana tenho como objectivo andar só com uma canadiana atravessando o corredor de um lado para o outro do corredor (esquerdo para o direito e vice-versa).

Para as escadas voltei a ir com o outro Sr. que também é amputado, eu hoje estava com as mãos secas e por isso com mais receio, isso fez com que utilizasse o corrimão para subir o último degrau de cada vão de escadas, a subida foi boa e sem percalços pelo caminho, na descida também necessitei de descer os primeiros dois degraus do primeiro vão de escadas agarrado ao corrimão, todos os outros degraus correram bem, incluindo o primeiro do segundo vão de escadas onde já não voltei a precisar de me segurar no corrimão.

Em seguida foi a visita médica, está tudo a correr bem, a evolução tem sido muito positiva, só tenho de continuar a trabalhar conforme tem sido até agora e continuar com a excelente recuperação.

Depois da visita médica voltei a ir às escadas, mas desta vez sozinho, voltei a subir conforme tinha feito na primeira vez, utilizando o corrimão no último degrau de cada vão de escadas, já na descida foi diferente, nunca utilizei o corrimão, as descida foi muito boa e não demorei tanto tempo em cada degrau, quando cheguei a meio das escadas, ou seja, ao fundo do primeiro vão de escadas (contando de cima para baixo), estava o outro Sr. no fundo das escadas, pedi-lhe para subir, assim que ele chegou ao pé de mim disse-lhe para subir as outras e descer que eu ia tentar descer aquele vão de escadas enquanto ele subia e descia o resto, quando cheguei ao fundo o Sr. já estava a começar a descer aquelas escadas, acabei por conseguir descer todas antes de ele chegar ao pé de mim, tendo em conta as minhas dificuldades e as dele acabei por descer muito bem.

Como o tempo estava mau, muito frio e a chover, não deu para ir até à rampa ou até ao piso irregular, as barras também estiveram sempre ocupadas por outros amputados e por isso acabei por treinar mais nas escadas, acabou por ser um dia bastante positivo.

Muito Obrigado a todos.
Norberto Mourão

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 36º dia (21- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana e por isso decidi treinar ainda mais, foi um treino sem paragens e muito positivo.

Comecei por descer a rampa com as duas canadianas, em seguida fui andar um pouco no corredor, estive também à conversa com a terapeuta Isabel (estagiária), falamos sobre os meus vídeos que tenho aqui no blog, o porquê de treinar só com uma ortoprótese, aproveito agora para vos dizer que durante cerca de 1 ano treinei apenas conforme se vê nos vídeos, com uma ortoprótese do lado esquerdo, no lado direito é uma desarticulação e não existe nenhuma ortoprótese para aquele lado, tinha de ser feito à medida e por isso era impossível fazer-se uma, tive de esperar pelas próteses, ao treinar só com um dos lados agravou-me bastante a postura das costas, fiquei com uma lordose(curva nas costas) muito grande que teve de ser corrigida com as próteses, neste momento já é mais reduzida.

Quando o ginásio abriu fui para as barras, hoje consegui dar 10 passos sem colocar as mãos, foram muito pequenos mas já me senti muito mais equilibrado, senti que conseguia dar mais e já começo a apanhar o jeito, no entanto quando se metem a olhar para mim e já não consigo.

Em seguida fui dar uma volta grande e sem paragens, juntamente com outro amputado, comecei pelas escadas, correram muito bem, tanto na subida até ao primeiro andar como depois a descer sempre sem colocar a mão no corrimão à excepção do último degrau quando estava a subir, depois das escadas fomos até às rampas, subimos a primeira muito bem, em seguida descemos a outra sem grandes dificuldades apesar do vento que se fazia sentir, depois voltamos para trás, subir a mais comprida e descer a que desço todas as manhãs, correu tudo muito bem. A seguir às escadas eu fui para o piso irregular, mas já fui sozinho, dei 3 voltas a esse pátio que é feito de calçada, entretanto a terapeuta disse-me para andar só com uma canadiana nesse piso irregular, eu experimentei sozinho, consegui, mas os meus passos eram mínimos, não cheguei a avançar um pé inteiro para a frente do outro, ainda assim consegui andar quase sem colocar a outra mão na parede, por último e já dento do ginásio andei só com uma mão na mão da terapeuta, demos duas voltas lá no ginásio e fui até às barras, onde fiquei a treinar o resto do tempo que tinha.

Foi assim o meu dia, não parei um bocadinho e aproveitei para treinar tudo o que tenho aprendido. Muito obrigado a todos e bom fim de semana.
Norberto Mourão

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 35º dia (20- 01 - 2011)

Olá a todos os visitante do "Biamputado".

Hoje tive um dia bastante positivo, bastante preenchido e consegui dar seguimento à evolução que se tem verificado.

Comecei o dia a descer a rampa, o piso estava bastante húmido e por isso desci até meio com uma mão no corrimão, depois já na parte seca desci o resto com as duas canadianas, em seguida fui até ao corredor e estive a andar bastante tempo só com uma canadiana, no início fui tendo dificuldades, mas já mais para a frente consegui fazer todo o corrimão sem sequer tocar nele ou na parede, também senti que poderia continuar em frente sem problemas, mas ainda não foi hoje que arrisquei.

Quando as terapeutas chegaram eu entrei para o ginásio e fui logo para as barras, andei durante bastante tempo sem mãos, tentei ultrapassar os oito passos de ontem, mas não consegui, fiquei pelos sete, ainda assim consegui por várias vezes dar três e quatro passos seguidos.

Nas escadas estava mais confiante, não tinha as mãos secas e por isso não tinham tendência para escorregar quando faço o apoio lateral, subi muito bem e só me apoiei no corrimão mesmo no último degrau do segundo vão de escadas(os apoios não ficam certos e estando sozinho não arrisco para não cair), já na descida hoje correu tudo muito bem, nem no primeiro degrau de cada vão de escadas precisei de me segurar ao corrimão, foi uma descida mais rápida e bastante segura, estava muito confiante.

Hoje fui às duas rampas sozinho, correram muito bem, tanto a subir como a descer, tenho tentado aproximar as duas pernas quando subo a rampa, por vezes vou conseguindo e faço uma marcha mais normal, mas em zonas mais inclinadas continua a ser muito complicado, ainda assim já existem algumas melhorias, nas descidas já me sinto melhor e a cada dia que passa consigo aproximar mais o tamanho dos passos.

Por último voltei a treinar mais um bocado nas barras, estava decidido a tentar bater o meu record de oito passos sem qualquer apoio, no início do treino tinha conseguido dar sete passos, mais uma vez não consegui, mas foi por muito pouco, dei na mesma os oito passos como ontem e quando ia para dar o nono passo desequilibrai-me para trás e já não consegui, ainda assim fiquei bastante satisfeito.

Fui assim o meu dia de fisioterapia, bastante preenchido e positivo. Muito obrigado a todos por continuarem a acompanhar a minha evolução.
Norberto Mourão.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 34º dia (19- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia mais calmo, ainda assim treinei bastante e em quase todos os lados, à excepção da calçada.

Comecei o dia de fisioterapia a descer a rampa com as canadianas, foi uma descida perfeitamente normal, em seguida e já dentro do ginásio fui para as barras, tentei andar sem canadianas e sem me apoiar nas barras, ontem tinha conseguido dar cinco passos, hoje já consegui dar oito, atravessei as barras de um lado ao outro, os passos foram muito irregulares e estava um pouco desequilibrado, ainda assim o importante foi conseguir andar sem as mãos nas canadianas ou nas barras.

Em seguida fui até às escadas, voltei a subir até ao primeiro andar com as canadianas encostando-as às paredes, subi sem dificuldades à excepção do último degrau, senti-me desequilibrado e por isso agarrei-me ao corrimão para subi-lo. Na descida voltei a descer o primeiro degrau de cada vão de escadas apoiado no corrimão, os outros foram todos só com as canadianas e sem problemas.

Em seguida falei com um senhor(amputado) e fomos os dois até às rampas, eu fui sempre andando à frente dele e no cimo da primeira esperei-o, em seguida descemos a outra que vai em direcção ao pavilhão de Oftalmologia, esta no início é mais inclinada até uma curva, a partir daí é mais menos inclinada mas mais comprida, fomos devagar e sem parar, no fundo dessa rampa viramos-nos para trás e fizemos o percurso inverso, desta vez tínhamos de subir estas duas partes da rampa e depois descer a rampa que desço todos os dias no início do dia, correu tudo muito bem.

Por último e já no ginásio só me sentei na marquesa, hoje estava mais baixa, consegui sem me desequilibrar para trás e sem me sentar com muita força, para me levantar pensei que fosse mais complicado por causa da marquesa estar mais baixa, mas correu tudo bem e consegui sozinho.

Foi assim o meu dia de fisioterapia no ginásio, depois tenho sempre de entrar para o carro e sair, assim como descer a rampa até casa e subir a de casa, essas duas são muito inclinadas e por vezes é mesmo arriscado por causa das pedras e areias existentes na rua, mas tenho conseguido sempre e a minha mãe fica sempre ao pé de mim quando estou nessas rampas.

Muito obrigado a todos por acompanharem a minha evolução.
Norberto Mourão

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 33º dia (18- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais um dia positivo, com progressos e onde experimentei algo novo.

Hoje decidi descer logo a rampa com as canadianas independentemente do chão estar húmido, consegui descer normalmente, em seguida andei um pouco no corredor só com uma canadiana, ainda não foi hoje que me afastei mais da parede, mas já consegui andar melhor.

Em seguida fui até às escadas, a terapeuta disse-me para encostar apenas um dos braços à parede, tentei fazer o que pediu, consegui nos dois primeiros degraus, mas como desencostava o braço esquerdo dificultava-me a subir a prótese direita (o corpo rodava um pouco), por isso voltei a subir os outros encostando as duas canadianas, a subida correu muito bem, na descida também correu tudo bem, ainda assim tive um pequeno desequilíbrio a meio e precisei de meter a mão no corrimão, mas tirando isso foi idêntica à de ontem.

A terapeuta hoje disse-me que tinha de andar só com uma canadiana no piso irregular (calçada), eu fui até ao pátio e andei lá durante algum tempo com as duas canadianas, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim e fomos para perto de uma parede, consegui andar só com uma canadiana no piso irregular, mas precisei de colocar duas ou três vezes a mão na parede para me equilibrar e os passos eram muito pequenos.

Na rampa hoje decidi experimentar subir e descer sozinho as rampas que vão dar ao pavilhão de Oftalmologia, uma delas é bastante inclinada e estreita, ao subir a primeira rampa tentei dar passos mais normais, com as pernas menos afastadas, ainda consegui fazer isso nas zonas menos inclinadas, mas nas outras é muito difícil, apesar desse pormenor as rampas correram muito bem, tanto nas subidas como nas descidas.

Por último a terapeuta disse-me para andar sem mãos nas barras, hoje pela primeira vez consegui dar 5 passos sem colocar as mãos nas barras, nunca tinha conseguido chegar aos 3 por isso já foi um grande feito, dá-me ainda mais motivação para continuar a trabalhar, amanhã vou tentar ultrapassar os 5 passos de hoje sem qualquer apoio.

foi assim o meu dia, muito preenchido e bastante positivo, muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 32º dia (17- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia e começou de uma forma muito positiva, andei sempre sozinho e já consegui fazer tudo como se estivesse acompanhado.

No início do dia tive de descer logo a rampa, mas hoje o piso estava húmido e por isso desci com uma mão no corrimão, entretanto fui andar um pouco no corredor só com uma canadiana, cada vez ando melhor, mais direito e com os passos mais certos, esta semana já vou tentar andar desencostado do corrimão apesar de tocar nele poucas ou nenhumas vezes.

Em seguida e enquanto esperávamos os médicos, a terapeuta foi buscar uma bola para nós (amputados) treinar-mos o equilíbrio, eu pela primeira vez fiquei fora das barras, estivemos a passar a bola uns para os outros, no início era uma bola muito grande e no fim era uma muito pequena, para além do tamanho também o peso era diferente, o fez com que nos adaptássemos a cada uma e tendo sempre em atenção o equilíbrio, este treino para além de divertido é também muito bom e reforça os laços de amizade que existem entre todos.

Depois da visita médica fui até às escadas, subi até ao primeiro andar, já vou subindo todos os degraus "rapidamente", na descida só precisei de agarrar o corrimão no primeiro degrau de cada um dos vãos de escadas, nos outros todos desci muito bem, os passos muito certos, sem desequilíbrios e sempre sem problemas em destrancar o joelho, correu mesmo muito bem, amanhã vou tentar ser ligeiramente mais rápido.

Por último fui até à rampa, já me sinto muito seguro a subir, subo sempre com os joelhos trancados, tenho de começar a experimentar subir com as pernas menos afastadas, na descida estava com um pouco de receio por causa do meu pulso esquerdo, tinha feito um esforço muito grande na sexta-feira e tive dores ao fim do dia e durante o fim de semana, felizmente não senti dores ao descer e correu tudo bem, ainda voltei a subir e a descer mais uma vez.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito trabalho e a andar sempre sozinho, agora preciso de tentar rectificar algumas coisas para que o minha marcha se torne o mais normal possível.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...