Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
O dia de hoje foi bastante bom, andei durante bastante tempo sozinho, fez-me relembrar os tempos em que treinava apenas com a ortoprótese (prótese de treino) e ia para todos os lados.
Mais uma vez deixei a cadeira de rodas em casa, mas hoje ficou mesmo à porta de casa porque subi a rampa até ao carro com as próteses. Ao chegar ao hospital desci a rampa de lá só com as canadianas, já começo a descer muito melhor e a prótese direita já começa a dar um passo semelhante ao da esquerda.
Dentro do ginásio não estive muito tempo, vim logo para o corredor e hoje apenas andei com uma canadiana(nesta fase do treino junto ao corrimão), já me sinto mais seguro, os passos começam a ser idênticos e já não existe uma rotação do corpo tão acentuada.
Às escadas voltei a ir sozinho, subi-as bem e sempre em segurança, utilizando as duas canadianas encostadas às paredes, na descida já estava a contar que iria necessitar de meter um dedo no corrimão para me sentir mais seguro, isso aconteceu nos dois primeiros degraus, os outros já correram quase como se a terapeuta estivesse por perto, assim que cheguei ao fundo voltei a subir as escadas, mais uma vez correu bem. A segunda descida correu melhor, já consigo perceber com alguma antecedência quando é que o joelho vai esticar e dessa forma faço o movimento contrário para que se mantenha na mesma posição permitindo dessa forma descer em segurança.
Fui também à rampa sozinho, subi facilmente e a descida também correu muito bem, a cada descida notam-se sempre algumas melhorias, já me sinto muito mais seguro e isso percebe-se em cada passo que dou.
Na fisioterapia já só andei mais um pouco com uma canadiana e depois sentei-me na marquesa para a visita médica, no fim levantei-me conforme tenho feito e vim embora para o carro. Quando cheguei a casa voltei a descer a rampa tal como ontem, mas hoje já só demorei 10 minutos até me sentar em casa (ontem demorei 15m), fiquei bastante satisfeito por ter demorado menos tempo e a segurança ter sido a mesma de ontem.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Sejam bem-vindos!
Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.
Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5
Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Fisioterapia - 29º dia (12- 01 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Hoje voltei a deixar a cadeira em casa, a tive mais um treino bastante intenso.
Comecei logo por descer a rampa apoiado no corrimão assim que cheguei ao hospital, em seguida estive a andar um pouco no corredor usando apenas o corrimão, andei assim até às terapeutas chegarem, entretanto fui para dentro do ginásio e estive a treinar um pouco o equilíbrio.
Como hoje o tempo está bom e os doentes não eram muitos fui com mais dois amputados e as duas terapeutas até umas escadas, tínhamos de subir a rampa e andar um pouco a direito até lá chegarmos. Nas escadas tínhamos de subir sem apoios fixos, o primeiro a subir fui eu, utilizei a mesma técnica que utilizo sempre que não tenho apoios fixos, consegui sem grandes dificuldades, os outros amputados (só de uma perna) também conseguiram sem problemas, em seguida a terapeuta disse-nos para irmos subir outras escadas já dentro do edifício onde estávamos, essas escadas eram mais estreitas (no comprimento e na largura de cada degrau), a pedra também era mais lisa, o primeiro voltei a ser eu, foi um pouco mais difícil pelo facto de serem bastante estreitas, mas subi todos os degraus, depois tinha de descer, o início da descida não correu nada bem, no primeiro degrau precisei de me agarrar ao corrimão para não cair para trás, no segundo desequilibrei-me mesmo e tive de ser agarrado pelas duas terapeutas(o erro foi o mesmo que fiz noutras alturas), nos outros degraus já correu tudo bem, tanto nesse primeiro vão de escadas como no outro cá fora. Ao voltar para o ginásio vim sempre sozinho, já consegui descer a rampa com as duas canadianas e sem ninguém por perto.
De volta ao ginásio descansei um pouco, sentei-me na marquesa sozinho e sem me desequilibrar para trás, ao levantar também consegui-me sozinho, aproveitei depois para andar um pouco no piso irregular do pátio(pedra da calçada) e ainda fui andar alguns minutos para o corredor só com uma canadiana, já se começa a notar a evolução quando ando só com uma canadiana, por vezes nem chego a tocar no corrimão.
Foi assim o meu dia de fisioterapia no ginásio, mas ao chegar a casa ainda tive tempo para uma nova experiência. desci a rampa ao pé de casa sozinho, tendo cuidado com as pequenas pedras, buracos e a inclinação da rampa em algumas zonas, correu bem a descida, ao todo foram cerca de 15m desde o carro até me sentar já dentro de casa.
Obrigado a todos pelo vosso apoio e por continuarem a acompanhar a minha evolução.
Norberto Mourão.
Hoje voltei a deixar a cadeira em casa, a tive mais um treino bastante intenso.
Comecei logo por descer a rampa apoiado no corrimão assim que cheguei ao hospital, em seguida estive a andar um pouco no corredor usando apenas o corrimão, andei assim até às terapeutas chegarem, entretanto fui para dentro do ginásio e estive a treinar um pouco o equilíbrio.
Como hoje o tempo está bom e os doentes não eram muitos fui com mais dois amputados e as duas terapeutas até umas escadas, tínhamos de subir a rampa e andar um pouco a direito até lá chegarmos. Nas escadas tínhamos de subir sem apoios fixos, o primeiro a subir fui eu, utilizei a mesma técnica que utilizo sempre que não tenho apoios fixos, consegui sem grandes dificuldades, os outros amputados (só de uma perna) também conseguiram sem problemas, em seguida a terapeuta disse-nos para irmos subir outras escadas já dentro do edifício onde estávamos, essas escadas eram mais estreitas (no comprimento e na largura de cada degrau), a pedra também era mais lisa, o primeiro voltei a ser eu, foi um pouco mais difícil pelo facto de serem bastante estreitas, mas subi todos os degraus, depois tinha de descer, o início da descida não correu nada bem, no primeiro degrau precisei de me agarrar ao corrimão para não cair para trás, no segundo desequilibrei-me mesmo e tive de ser agarrado pelas duas terapeutas(o erro foi o mesmo que fiz noutras alturas), nos outros degraus já correu tudo bem, tanto nesse primeiro vão de escadas como no outro cá fora. Ao voltar para o ginásio vim sempre sozinho, já consegui descer a rampa com as duas canadianas e sem ninguém por perto.
De volta ao ginásio descansei um pouco, sentei-me na marquesa sozinho e sem me desequilibrar para trás, ao levantar também consegui-me sozinho, aproveitei depois para andar um pouco no piso irregular do pátio(pedra da calçada) e ainda fui andar alguns minutos para o corredor só com uma canadiana, já se começa a notar a evolução quando ando só com uma canadiana, por vezes nem chego a tocar no corrimão.
Foi assim o meu dia de fisioterapia no ginásio, mas ao chegar a casa ainda tive tempo para uma nova experiência. desci a rampa ao pé de casa sozinho, tendo cuidado com as pequenas pedras, buracos e a inclinação da rampa em algumas zonas, correu bem a descida, ao todo foram cerca de 15m desde o carro até me sentar já dentro de casa.
Obrigado a todos pelo vosso apoio e por continuarem a acompanhar a minha evolução.
Norberto Mourão.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Fisioterapia - 28º dia (11- 01 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Hoje tive um dia bastante bom, pela primeira vez deixei a cadeira de rodas em casa, só fui nela até ao carro, depois disso só me voltei a sentar na cadeira para descer a rampa ao pé de casa(é muito irregular e tem muitas pedras) quando voltei.
Ao chegar ao hospital levantei-me do carro e desci a rampa agarrado ao corrimão, o chão estava molhado por isso preferi não arriscar a descer só com as canadianas. Ainda era cedo e por isso fiquei a andar no corredor só a usar o corrimão, andei assim até à terapeuta chegar e depois dela chegar voltei a andar mais um pouco no corredor. Hoje já consegui andar melhor só com uma canadiana, os passos eram mais certos e com a canadiana na mão direita consegui evoluir bastante.
No ginásio a terapeuta quis que eu me senta-se na marquesa e que depois me volta-se a levantar, na primeira vez consegui sem grandes desequilíbrios, depois levantei-me sem me agarrar a apoios fixos, apenas tinha as canadianas e a marquesa, acabei por conseguir e também agarrar a outra canadiana. Na segunda vez que me sentei já me desequilibrei para trás, fiquei deitado na marquesa, voltei a sentar-me e em seguida a meter-me de pé, tinha de voltar a sentar-me mas sem me voltar a desequilibrar para trás, para isso tinha de inclinar o corpo para a frente e sentar-me para trás, consegui sem problemas. Depois de descansar um pouco tinha de me passar para o chão, consegui ao fim de alguns minutos, não estava a ver qual seria a melhor maneira para o fazer, mas assim que descobri acabei por conseguir bem, a maior dificuldade veio a seguir, tinha de me levantar e só me podia apoiar na marquesa, andei durante uns 10 minutos a estudar a melhor forma, sempre sem sucesso, até que decidi voltar a fazer o mesmo que já tinha feito uma vez em que passei do chão para a cadeira, coloquei-me de costas para a marquesa e fiz força com os braços, foi muito fácil subir assim.
Às escadas decidi ir sozinho, subi todos os degraus com as duas canadianas, foi uma subida tranquila, lá em cima acertei as canadianas (tenho de as levantar dois furos) para depois descer, nos primeiros degraus fiz um pouco de "batota", coloquei um dedo no corrimão para ganhar confiança, ao terceiro degrau já não precisei de lá colocar o dedo e desci todos os degraus, a terapeuta só me viu a descer os últimos dois e ficou muito satisfeita por me ver já no fim.
Foi um dia muito preenchido e cansativo, cheguei ao fim do treino já bastante cansado, mas como não levei a cadeira de rodas ainda tive de subir a rampa e sentar-me no carro, correu tudo muito bem.
Muito obrigado a todos por acompanharem a minha evolução e por todo o apoio que me têm dado.
Norberto Mourão.
Hoje tive um dia bastante bom, pela primeira vez deixei a cadeira de rodas em casa, só fui nela até ao carro, depois disso só me voltei a sentar na cadeira para descer a rampa ao pé de casa(é muito irregular e tem muitas pedras) quando voltei.
Ao chegar ao hospital levantei-me do carro e desci a rampa agarrado ao corrimão, o chão estava molhado por isso preferi não arriscar a descer só com as canadianas. Ainda era cedo e por isso fiquei a andar no corredor só a usar o corrimão, andei assim até à terapeuta chegar e depois dela chegar voltei a andar mais um pouco no corredor. Hoje já consegui andar melhor só com uma canadiana, os passos eram mais certos e com a canadiana na mão direita consegui evoluir bastante.
No ginásio a terapeuta quis que eu me senta-se na marquesa e que depois me volta-se a levantar, na primeira vez consegui sem grandes desequilíbrios, depois levantei-me sem me agarrar a apoios fixos, apenas tinha as canadianas e a marquesa, acabei por conseguir e também agarrar a outra canadiana. Na segunda vez que me sentei já me desequilibrei para trás, fiquei deitado na marquesa, voltei a sentar-me e em seguida a meter-me de pé, tinha de voltar a sentar-me mas sem me voltar a desequilibrar para trás, para isso tinha de inclinar o corpo para a frente e sentar-me para trás, consegui sem problemas. Depois de descansar um pouco tinha de me passar para o chão, consegui ao fim de alguns minutos, não estava a ver qual seria a melhor maneira para o fazer, mas assim que descobri acabei por conseguir bem, a maior dificuldade veio a seguir, tinha de me levantar e só me podia apoiar na marquesa, andei durante uns 10 minutos a estudar a melhor forma, sempre sem sucesso, até que decidi voltar a fazer o mesmo que já tinha feito uma vez em que passei do chão para a cadeira, coloquei-me de costas para a marquesa e fiz força com os braços, foi muito fácil subir assim.
Às escadas decidi ir sozinho, subi todos os degraus com as duas canadianas, foi uma subida tranquila, lá em cima acertei as canadianas (tenho de as levantar dois furos) para depois descer, nos primeiros degraus fiz um pouco de "batota", coloquei um dedo no corrimão para ganhar confiança, ao terceiro degrau já não precisei de lá colocar o dedo e desci todos os degraus, a terapeuta só me viu a descer os últimos dois e ficou muito satisfeita por me ver já no fim.
Foi um dia muito preenchido e cansativo, cheguei ao fim do treino já bastante cansado, mas como não levei a cadeira de rodas ainda tive de subir a rampa e sentar-me no carro, correu tudo muito bem.
Muito obrigado a todos por acompanharem a minha evolução e por todo o apoio que me têm dado.
Norberto Mourão.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Fisioterapia - 27º dia (10- 01 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado".
Mais uma semana de fisioterapia, a semana começa bem e treinei durante bastante tempo sozinho.
Comecei por andar no corredor apenas com uma mão no corrimão, andei menos tempo do que o habitual, foram só cerca de 15 minutos, depois andei mais um pouco apenas com uma canadiana, a terapeuta quando chegou ao pé de mim disse-me para eu sair daquele corrimão e ir para o outro, para isso tinha apenas de passar à frente da porta, não consegui sem usar a mão dela, apenas lhe toquei na mão (como se toca-se na mão de um bebé, um toque suave), esse simples toque deu-me a confiança que precisava para atravessar à frente da porta e andei no outro corrimão mais um pouco e ainda voltamos a fazer o mesmo para atravessar o corredor de um lado para o outro.
Hoje foi dia de visita médica, por isso o tempo a andar no corredor foi mais curto, nestas visitas médicas fala-se um pouco de cada caso, tanto a nível de evolução como a nível do processo de protetisação para quem ainda não tem prótese, quando os médicos chegaram ao pé de mim disseram que eu era o paciente mais trabalhador e mais motivado, fiquei muito contente em ouvir aquelas palavras, ainda assim existem outros casos dignos do registo, em especial o do Anderson Freitas.
Nas escadas hoje experimentei subir da mesma forma que as costumo descer, no entanto usando o corrimão em vez das duas canadianas, não é a forma mais correcta para subir escadas, mas senti-me bem e consegui subir todas, ainda assim foi só uma experiência e penso que não será necessário subir daquela forma. Para a descida estava sozinho por isso fui descendo muito lentamente à espera da terapeuta e nos primeiros dois degraus usei o corrimão, entretanto a terapeuta foi ter comigo e desci mais um ou dois com ela, entretanto ela teve de se ausentar e eu para não ficar à espera acabei por arriscar descer o resto sozinho(os médicos tinham-me desaconselhado uma vez) desci muito lentamente e de forma segura, consegui descer todos e a terapeuta ficou muito satisfeita em ver que consegui. Voltei a subir as escadas mais uma vez, mas já com as duas canadianas e utilizando os apoios laterais, também as voltei a descer sozinho, correu tido bem e já desci mais rápido.
De manhã não estava a chover e por isso fomos até à rampa, eu mais uma senhora amputada e a terapeuta, fui à frente sozinho e comecei logo a subir a rampa, quando a senhora lá chegou com a terapeuta eu já estava lá em cima, a subida tinha corrido muito bem e por isso decidi arriscar a descer sozinho utilizando o pequeno truque que descobri na sexta-feira, consegui descer bem, mas preciso rectificar o tamanho dos passos, o esquerdo avança sempre mais que o direito, é um aspecto que tenho de corrigir.Voltei a subir a rampa mais uma vez, quando lá cheguei a cima chegou o meu transporte, aproveitei para entrar logo no carro e sentar-me enquanto o auxiliar me foi buscar a cadeira. Amanhã se não chover vou tentar deixar pela primeira vez a cadeira de rodas em casa.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, correu tudo bem e amanhã já devo começar a andar mais sozinho arriscando subir e descer as escadas sem a terapeuta ter de estar perto de mim.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão.
Mais uma semana de fisioterapia, a semana começa bem e treinei durante bastante tempo sozinho.
Comecei por andar no corredor apenas com uma mão no corrimão, andei menos tempo do que o habitual, foram só cerca de 15 minutos, depois andei mais um pouco apenas com uma canadiana, a terapeuta quando chegou ao pé de mim disse-me para eu sair daquele corrimão e ir para o outro, para isso tinha apenas de passar à frente da porta, não consegui sem usar a mão dela, apenas lhe toquei na mão (como se toca-se na mão de um bebé, um toque suave), esse simples toque deu-me a confiança que precisava para atravessar à frente da porta e andei no outro corrimão mais um pouco e ainda voltamos a fazer o mesmo para atravessar o corredor de um lado para o outro.
Hoje foi dia de visita médica, por isso o tempo a andar no corredor foi mais curto, nestas visitas médicas fala-se um pouco de cada caso, tanto a nível de evolução como a nível do processo de protetisação para quem ainda não tem prótese, quando os médicos chegaram ao pé de mim disseram que eu era o paciente mais trabalhador e mais motivado, fiquei muito contente em ouvir aquelas palavras, ainda assim existem outros casos dignos do registo, em especial o do Anderson Freitas.
Nas escadas hoje experimentei subir da mesma forma que as costumo descer, no entanto usando o corrimão em vez das duas canadianas, não é a forma mais correcta para subir escadas, mas senti-me bem e consegui subir todas, ainda assim foi só uma experiência e penso que não será necessário subir daquela forma. Para a descida estava sozinho por isso fui descendo muito lentamente à espera da terapeuta e nos primeiros dois degraus usei o corrimão, entretanto a terapeuta foi ter comigo e desci mais um ou dois com ela, entretanto ela teve de se ausentar e eu para não ficar à espera acabei por arriscar descer o resto sozinho(os médicos tinham-me desaconselhado uma vez) desci muito lentamente e de forma segura, consegui descer todos e a terapeuta ficou muito satisfeita em ver que consegui. Voltei a subir as escadas mais uma vez, mas já com as duas canadianas e utilizando os apoios laterais, também as voltei a descer sozinho, correu tido bem e já desci mais rápido.
De manhã não estava a chover e por isso fomos até à rampa, eu mais uma senhora amputada e a terapeuta, fui à frente sozinho e comecei logo a subir a rampa, quando a senhora lá chegou com a terapeuta eu já estava lá em cima, a subida tinha corrido muito bem e por isso decidi arriscar a descer sozinho utilizando o pequeno truque que descobri na sexta-feira, consegui descer bem, mas preciso rectificar o tamanho dos passos, o esquerdo avança sempre mais que o direito, é um aspecto que tenho de corrigir.Voltei a subir a rampa mais uma vez, quando lá cheguei a cima chegou o meu transporte, aproveitei para entrar logo no carro e sentar-me enquanto o auxiliar me foi buscar a cadeira. Amanhã se não chover vou tentar deixar pela primeira vez a cadeira de rodas em casa.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, correu tudo bem e amanhã já devo começar a andar mais sozinho arriscando subir e descer as escadas sem a terapeuta ter de estar perto de mim.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Fisioterapia - 26º dia (07- 01 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado"
Hoje foi um dia muito completo, em que quase todo o treino foi feito fora do pavilhão da Medicina Física de Reabilitação.
Comecei o dia logo a subir as escadas, ainda as tentei subir sem uma das canadianas encostada à parede mas não foi possível e sempre que tentava acabava por nem sequer conseguir subir, por isso subi os degraus usando as duas canadianas apoiando-as à parede. Na descida voltei a ter alguns problemas, como ontem não fui às escadas hoje já estava um pouco "enferrujado", nos dois primeiros degraus precisei de usar o apoio do corrimão, nos outros já voltei a apanhar o jeito e consegui descer bem.
Hoje não estava a chover e os pacientes eram poucos, por isso a terapeuta aproveitou a oportunidade para nos levar (eu e outro amputado) a umas escadas onde já tinha pensado em nos levar, para lá chegarmos foi necessário subir a rampa, em seguida descer duas rampas e atravessar todo o pavilhão de Oftalmologia, era um caminho longo e dadas as dificuldades demorou bastante tempo, ao chegarmos às escadas reparamos que eram de pedra mármore polida, também eram muito largas e não tinham nenhum apoio fixo (fizeram-me lembrar as fotos que vi da escadaria de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, é um dos meus objectivos, subir essas 565 escadas), hoje descemos apenas os três primeiros degraus porque não tínhamos muito tempo porque estávamos fora do nosso serviço e demoramos bastante tempo a lá chegar, a terapeuta também não se podia ausentar por muito tempo, conseguimos descer bem aqueles três degraus e também os subi-los, depois tivemos de fazer o caminho inverso, nessa altura a terapeuta já não estava connosco, ficou apenas uma terapeuta que está a fazer o estágio, correu tudo bem, não tivemos problemas em atravessar os corredores nem a subir as rampas, para descer a última eu esperei pela terapeuta (estagiária), ela desceu ao meu lado e pelo meio da rampa, consegui descer bem e já não tenho problemas para destrancar o joelho esquerdo(consegui descobrir mais um pequeno truque).
De volta ao ginásio o outro amputado foi-se sentar, eu aproveitei para ficar mais um pouco no corredor, fiquei a treinar sem canadianas usando apenas o corrimão e por último treinei só com uma canadiana, estive a treinar assim só cerca de 5 a 10 minutos, o esforço tinha sido grande e já tinha os pulsos cansados.
Foi um dia recheado de situações novas que nos ajudam a preparar o dia a dia fora do ginásio.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje foi um dia muito completo, em que quase todo o treino foi feito fora do pavilhão da Medicina Física de Reabilitação.
Comecei o dia logo a subir as escadas, ainda as tentei subir sem uma das canadianas encostada à parede mas não foi possível e sempre que tentava acabava por nem sequer conseguir subir, por isso subi os degraus usando as duas canadianas apoiando-as à parede. Na descida voltei a ter alguns problemas, como ontem não fui às escadas hoje já estava um pouco "enferrujado", nos dois primeiros degraus precisei de usar o apoio do corrimão, nos outros já voltei a apanhar o jeito e consegui descer bem.
Hoje não estava a chover e os pacientes eram poucos, por isso a terapeuta aproveitou a oportunidade para nos levar (eu e outro amputado) a umas escadas onde já tinha pensado em nos levar, para lá chegarmos foi necessário subir a rampa, em seguida descer duas rampas e atravessar todo o pavilhão de Oftalmologia, era um caminho longo e dadas as dificuldades demorou bastante tempo, ao chegarmos às escadas reparamos que eram de pedra mármore polida, também eram muito largas e não tinham nenhum apoio fixo (fizeram-me lembrar as fotos que vi da escadaria de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, é um dos meus objectivos, subir essas 565 escadas), hoje descemos apenas os três primeiros degraus porque não tínhamos muito tempo porque estávamos fora do nosso serviço e demoramos bastante tempo a lá chegar, a terapeuta também não se podia ausentar por muito tempo, conseguimos descer bem aqueles três degraus e também os subi-los, depois tivemos de fazer o caminho inverso, nessa altura a terapeuta já não estava connosco, ficou apenas uma terapeuta que está a fazer o estágio, correu tudo bem, não tivemos problemas em atravessar os corredores nem a subir as rampas, para descer a última eu esperei pela terapeuta (estagiária), ela desceu ao meu lado e pelo meio da rampa, consegui descer bem e já não tenho problemas para destrancar o joelho esquerdo(consegui descobrir mais um pequeno truque).
De volta ao ginásio o outro amputado foi-se sentar, eu aproveitei para ficar mais um pouco no corredor, fiquei a treinar sem canadianas usando apenas o corrimão e por último treinei só com uma canadiana, estive a treinar assim só cerca de 5 a 10 minutos, o esforço tinha sido grande e já tinha os pulsos cansados.
Foi um dia recheado de situações novas que nos ajudam a preparar o dia a dia fora do ginásio.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Fisioterapia - 25º dia (06- 01 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado"
Hoje o dia voltou a correr muito bem, no entanto não deu para ir às escadas porque foi dia de visita médica.
Comecei o meu dia da mesma forma que ontem, fui até ao corredor, quando lá cheguei larguei as duas canadianas e estive a andar cerca de 30 minutos apenas com o apoio do corrimão, de ontem para hoje notou-se uma melhoria essencialmente na dimensão de cada passo e na sua velocidade(cadência), os passos eram idênticos e cada travessia do pequeno corrimão era feita num tempo mais reduzido. Quando experimentei andar só com uma canadiana e sem o apoio no corrimão as coisas já foram diferentes, ao andar com a canadiana na mão esquerda tenho tendência em coloca-la à frente do corpo e acabo por andar um pouco torcido (o corpo vai rodado para a esquerda e eu vou em frente), ainda assim vou conseguindo avançar a prótese direita para a frente da esquerda e vou fazendo os acertos da rotação do corpo, quando troco a canadiana de lado as coisas são diferentes, coloco a canadiana ao lado do corpo (diagonal para a frente), consigo avançar a prótese esquerda de forma mais segura, mas a direita só a consigo avançar até ficar ao lado da esquerda, falta a confiança para avança-la mais um pouco, quanto ao corpo, já se mantém numa posição mais correcta.
Ainda fui até à rampa, éramos 3 amputados (os outros dois são apenas de um dos membros inferiores), consegui subir sem problemas apesar do chão estar molhado e já consigo avançar a prótese direita para a frente da esquerda, até agora ainda não tinha conseguido, na descida as coisas também correram bem, os passos são muito pequenos, mas também já consigo avançar ligeiramente a prótese direita em relação à esquerda, em muitos dos passos que dei já não tive dificuldade nenhuma em destrancar o joelho esquerdo que acabava por se destrancar sozinho quando fazia a transferência do peso para o lado direito. Quando cheguei ao fundo tinha os pulsos bastante cansados, o esforço ainda é muito grande mas tem vindo a reduzir.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, acabou por correu tudo bem e melhorei um pouco em relação ao dia de ontem.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje o dia voltou a correr muito bem, no entanto não deu para ir às escadas porque foi dia de visita médica.
Comecei o meu dia da mesma forma que ontem, fui até ao corredor, quando lá cheguei larguei as duas canadianas e estive a andar cerca de 30 minutos apenas com o apoio do corrimão, de ontem para hoje notou-se uma melhoria essencialmente na dimensão de cada passo e na sua velocidade(cadência), os passos eram idênticos e cada travessia do pequeno corrimão era feita num tempo mais reduzido. Quando experimentei andar só com uma canadiana e sem o apoio no corrimão as coisas já foram diferentes, ao andar com a canadiana na mão esquerda tenho tendência em coloca-la à frente do corpo e acabo por andar um pouco torcido (o corpo vai rodado para a esquerda e eu vou em frente), ainda assim vou conseguindo avançar a prótese direita para a frente da esquerda e vou fazendo os acertos da rotação do corpo, quando troco a canadiana de lado as coisas são diferentes, coloco a canadiana ao lado do corpo (diagonal para a frente), consigo avançar a prótese esquerda de forma mais segura, mas a direita só a consigo avançar até ficar ao lado da esquerda, falta a confiança para avança-la mais um pouco, quanto ao corpo, já se mantém numa posição mais correcta.
Ainda fui até à rampa, éramos 3 amputados (os outros dois são apenas de um dos membros inferiores), consegui subir sem problemas apesar do chão estar molhado e já consigo avançar a prótese direita para a frente da esquerda, até agora ainda não tinha conseguido, na descida as coisas também correram bem, os passos são muito pequenos, mas também já consigo avançar ligeiramente a prótese direita em relação à esquerda, em muitos dos passos que dei já não tive dificuldade nenhuma em destrancar o joelho esquerdo que acabava por se destrancar sozinho quando fazia a transferência do peso para o lado direito. Quando cheguei ao fundo tinha os pulsos bastante cansados, o esforço ainda é muito grande mas tem vindo a reduzir.
Foi assim o meu dia de fisioterapia, acabou por correu tudo bem e melhorei um pouco em relação ao dia de ontem.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Fisioterapia - 24º dia (05- 01 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado"
Hoje foi um dia positivo em que tudo correu bem, também consegui perceber e corrigir o que correu mal ontem.
Comecei o dia a andar com as canadianas até ao corredor, lá larguei as duas canadianas e andei apenas com uma mão no corrimão e durante mais de 30 minutos, em seguida fiz o mesmo apenas com uma canadiana, estando ao lado do corrimão sinto-me muito bem e são poucas as vezes que preciso de me segurar a ele. Quando a terapeuta chegou ao pé de mim disse-me para irmos andar um pouco só com uma canadiana, mas desencostado da parede, tive de ir até às barras dentro do ginásio(devem ser cerca de 15 metros), para entrar no ginásio tinha de fazer uma pequena curva para entrar na porta, essa parte foi feita a agarrar a mão da terapeuta, já a direito fui sem me agarrar a ela (ia com o meu braço pelo lado de dentro do dela mas sem me apoiar), consegui andar até às barras sem grandes problemas.
Nas escadas tudo correu bem, comecei por subir com as duas canadianas e fui sempre atrás de outro amputado (apenas um dos membros inferiores), quando cheguei ao segundo vão de escadas o outro amputado já estava lá em cima e eu pedi-lhe para cronometrar o tempo que eu demorava a subir o resto das escadas, demorei 1 minuto a subir, é muito bom tendo em conta as dificuldades. Na descida ia com o receio de voltar a falhar como ontem, nos primeiros degraus ainda voltei a fazer o mesmo erro mas cheguei a uma parte em que consegui perceber o que estava de errado, tratava-se da minha postura, estava um pouco recuado em relação ao ponto onde deveria estar, isso fazia com que a prótese esquerda esticasse e não me deixa-se descer normalmente, avançando o corpo já fazia a força necessária nos braços e mantinha a prótese esquerda flectida, isso já me permitia apoiar a prótese direita no degrau de baixo, acabei por descer o resto sem qualquer problema e muito mais rápido.
Ainda voltei ao corredor para andar mais um pouco com um apoio.
Foi um dia muito positivo, deu para perceber mais uma vez que pequenos pormenores fazem a diferença toda, são pequenas coisas que temos de ser nós a descobrir, que a terapeuta não sabe nem os médicos, tenho de os perceber e é falhando que os conseguimos encontrar e rectificar.
Muito obrigado a todos pelo vosso apoio.
Norberto Mourão
Hoje foi um dia positivo em que tudo correu bem, também consegui perceber e corrigir o que correu mal ontem.
Comecei o dia a andar com as canadianas até ao corredor, lá larguei as duas canadianas e andei apenas com uma mão no corrimão e durante mais de 30 minutos, em seguida fiz o mesmo apenas com uma canadiana, estando ao lado do corrimão sinto-me muito bem e são poucas as vezes que preciso de me segurar a ele. Quando a terapeuta chegou ao pé de mim disse-me para irmos andar um pouco só com uma canadiana, mas desencostado da parede, tive de ir até às barras dentro do ginásio(devem ser cerca de 15 metros), para entrar no ginásio tinha de fazer uma pequena curva para entrar na porta, essa parte foi feita a agarrar a mão da terapeuta, já a direito fui sem me agarrar a ela (ia com o meu braço pelo lado de dentro do dela mas sem me apoiar), consegui andar até às barras sem grandes problemas.
Nas escadas tudo correu bem, comecei por subir com as duas canadianas e fui sempre atrás de outro amputado (apenas um dos membros inferiores), quando cheguei ao segundo vão de escadas o outro amputado já estava lá em cima e eu pedi-lhe para cronometrar o tempo que eu demorava a subir o resto das escadas, demorei 1 minuto a subir, é muito bom tendo em conta as dificuldades. Na descida ia com o receio de voltar a falhar como ontem, nos primeiros degraus ainda voltei a fazer o mesmo erro mas cheguei a uma parte em que consegui perceber o que estava de errado, tratava-se da minha postura, estava um pouco recuado em relação ao ponto onde deveria estar, isso fazia com que a prótese esquerda esticasse e não me deixa-se descer normalmente, avançando o corpo já fazia a força necessária nos braços e mantinha a prótese esquerda flectida, isso já me permitia apoiar a prótese direita no degrau de baixo, acabei por descer o resto sem qualquer problema e muito mais rápido.
Ainda voltei ao corredor para andar mais um pouco com um apoio.
Foi um dia muito positivo, deu para perceber mais uma vez que pequenos pormenores fazem a diferença toda, são pequenas coisas que temos de ser nós a descobrir, que a terapeuta não sabe nem os médicos, tenho de os perceber e é falhando que os conseguimos encontrar e rectificar.
Muito obrigado a todos pelo vosso apoio.
Norberto Mourão
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Fisioterapia - 23º dia (04 - 01 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado"
Hoje foi um dia em que aconteceram coisas boas e outras menos boas.
No início do dia ao chegar ao hospital a prótese esquerda acabou por desencaixar, tive de ir até ao ginásio para a voltar a encaixar, vim de lá já sem a cadeira de rodas. Como ainda era cedo a terapeuta ainda não tinha chegado, aproveitei que já estava em pé para subir a rampa com as canadianas e descer agarrado ao corrimão, curiosamente quando estava a descer chegou a terapeuta e penso que gostou de me ver já na rampa a treinar.
O treino foi quase todo no corredor, no início a andar só com o apoio do corrimão, tal como tenho feito nos últimos dias, consegui andar mais direito tanto para o lado direito como para o lado esquerdo e a confiança já é maior, entretanto quando a terapeuta veio ter comigo quis que eu treina-se apenas com uma canadiana e sem me apoiar no corrimão, foi muito difícil dar os primeiros passos, tinha de passar o corredor do lado esquerdo para o direito apenas com a canadiana, acabei por conseguir muito lentamente, já no lado direito fui andando sempre junto ao corrimão mas sem colocar lá a mão, acabei por conseguir para os dois lados.
Às escadas fui com as canadianas, ao subir tentei fazer o máximo de força com a prótese esquerda e reduzir a força nos braços, subi bem até ao primeiro andar apesar de sentir a perna cansada. Na descida as coisas não correram nada bem, tenho andado a fazer muita força na prótese esquerda e pouca nos braços, para descer com as canadianas tenho de fazer o oposto, mais força com os braços e menos com a prótese esquerda, deixando dessa forma o joelho flectido, no entanto não estava a conseguir e acabava por esticar o joelho, o que dificultava muito a descida, a meio acabei por conseguir descer alguns degraus mas no geral correu mal.
Foi assim o meu dia, algumas coisas correram bem e outras nem por isso, o problema que tive ontem relacionado com as dores provocadas pela prótese já não voltaram a acontecer, ontem devia estar mal encaixada.
Muito obrigado a todos pelo vosso apoio.
Norberto Mourão
Hoje foi um dia em que aconteceram coisas boas e outras menos boas.
No início do dia ao chegar ao hospital a prótese esquerda acabou por desencaixar, tive de ir até ao ginásio para a voltar a encaixar, vim de lá já sem a cadeira de rodas. Como ainda era cedo a terapeuta ainda não tinha chegado, aproveitei que já estava em pé para subir a rampa com as canadianas e descer agarrado ao corrimão, curiosamente quando estava a descer chegou a terapeuta e penso que gostou de me ver já na rampa a treinar.
O treino foi quase todo no corredor, no início a andar só com o apoio do corrimão, tal como tenho feito nos últimos dias, consegui andar mais direito tanto para o lado direito como para o lado esquerdo e a confiança já é maior, entretanto quando a terapeuta veio ter comigo quis que eu treina-se apenas com uma canadiana e sem me apoiar no corrimão, foi muito difícil dar os primeiros passos, tinha de passar o corredor do lado esquerdo para o direito apenas com a canadiana, acabei por conseguir muito lentamente, já no lado direito fui andando sempre junto ao corrimão mas sem colocar lá a mão, acabei por conseguir para os dois lados.
Às escadas fui com as canadianas, ao subir tentei fazer o máximo de força com a prótese esquerda e reduzir a força nos braços, subi bem até ao primeiro andar apesar de sentir a perna cansada. Na descida as coisas não correram nada bem, tenho andado a fazer muita força na prótese esquerda e pouca nos braços, para descer com as canadianas tenho de fazer o oposto, mais força com os braços e menos com a prótese esquerda, deixando dessa forma o joelho flectido, no entanto não estava a conseguir e acabava por esticar o joelho, o que dificultava muito a descida, a meio acabei por conseguir descer alguns degraus mas no geral correu mal.
Foi assim o meu dia, algumas coisas correram bem e outras nem por isso, o problema que tive ontem relacionado com as dores provocadas pela prótese já não voltaram a acontecer, ontem devia estar mal encaixada.
Muito obrigado a todos pelo vosso apoio.
Norberto Mourão
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Fisioterapia - 22º dia (03 - 01 - 2011)
Olá a todos os visitantes do "Biamputado"
Hoje foi o primeiro treino do ano e infelizmente não terminou como eu pretendia.
Comecei o dia normalmente, levantei-me e andei até ao corredor, no corredor encostei as canadianas e estive a andar apoiado no corrimão, apenas com uma mão e sempre sem fazer muita força, andei durante algum tempo e foi-se notando que tenho uma certa tendência em andar um pouco de lado principalmente quando a mão apoiada é a esquerda, vou ter de corrigir essa situação.
Às escadas voltei a ir sem as canadianas, fui até elas apenas apoiado nas mãos da terapeuta e subi agarrado aos corrimões, tive uma especial preocupação em fazer força com a prótese esquerda e já consegui perceber o que tenho de fazer para depois tentar fazer-lo quando subir com as canadianas, subi sem dificuldades até ao primeiro andar, desci tudo da mesma forma e já consegui avançar melhor a prótese direita quando descia. Entre os dois vãos de escadas existe um pequeno hall, para o atravessar fui apoiado numa parede e na mão da terapeuta, a mão que estava na da terapeuta praticamente só estava encostada, raramente fiz força nela.
No fundo das escadas já se notava que a prótese esquerda me estava a magoar, fui sentindo dor ao descer as escadas mas aguentei bem. Para andar a direito estava só a ter o apoio da mão da terapeuta, sem canadianas ou outros apoios, andar assim estava-me a provocar mais dor na parte de trás da perna esquerda, a pele devia estar a ficar um pouco entalada, penso que seja um sinal de que estou a emagrecer e que precisam de ser feitos alguns ajustes para evitar que a prótese me volte a magoar, se amanhã continuar assim irei falar com o técnico para se resolver a situação. Acabei por ir até à cadeira, fui andando ainda mais de lado e acabei por ali o meu treino de hoje.
Foi assim o meu primeiro dia de fisioterapia do ano, apesar das dores que senti no fim acabou por ser um dia positivo, deu também para perceber o que tenho de melhorar.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Hoje foi o primeiro treino do ano e infelizmente não terminou como eu pretendia.
Comecei o dia normalmente, levantei-me e andei até ao corredor, no corredor encostei as canadianas e estive a andar apoiado no corrimão, apenas com uma mão e sempre sem fazer muita força, andei durante algum tempo e foi-se notando que tenho uma certa tendência em andar um pouco de lado principalmente quando a mão apoiada é a esquerda, vou ter de corrigir essa situação.
Às escadas voltei a ir sem as canadianas, fui até elas apenas apoiado nas mãos da terapeuta e subi agarrado aos corrimões, tive uma especial preocupação em fazer força com a prótese esquerda e já consegui perceber o que tenho de fazer para depois tentar fazer-lo quando subir com as canadianas, subi sem dificuldades até ao primeiro andar, desci tudo da mesma forma e já consegui avançar melhor a prótese direita quando descia. Entre os dois vãos de escadas existe um pequeno hall, para o atravessar fui apoiado numa parede e na mão da terapeuta, a mão que estava na da terapeuta praticamente só estava encostada, raramente fiz força nela.
No fundo das escadas já se notava que a prótese esquerda me estava a magoar, fui sentindo dor ao descer as escadas mas aguentei bem. Para andar a direito estava só a ter o apoio da mão da terapeuta, sem canadianas ou outros apoios, andar assim estava-me a provocar mais dor na parte de trás da perna esquerda, a pele devia estar a ficar um pouco entalada, penso que seja um sinal de que estou a emagrecer e que precisam de ser feitos alguns ajustes para evitar que a prótese me volte a magoar, se amanhã continuar assim irei falar com o técnico para se resolver a situação. Acabei por ir até à cadeira, fui andando ainda mais de lado e acabei por ali o meu treino de hoje.
Foi assim o meu primeiro dia de fisioterapia do ano, apesar das dores que senti no fim acabou por ser um dia positivo, deu também para perceber o que tenho de melhorar.
Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
sábado, 1 de janeiro de 2011
Subir a rampa com próteses.AVI
Olá a todos os visitantes do "Biamputado", hoje é o primeiro dia do ano e por isso decidi publicar o meu segundo vídeo com as próteses, foi filmado antes do Natal, eu estava a subir uma rampa, as dificuldades ainda são muito grandes, mas aos poucos vou conseguindo evoluir.
Espero que gostem, muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Espero que gostem, muito obrigado a todos.
Norberto Mourão
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Acerca de mim
- Biamputado
- Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
- Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...