Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 21º dia (31 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje foi o último dia do ano, um dia muito bom na fisioterapia em que fiz coisas novas.

Tal como ontem, comecei a andar nas barras sem as canadianas, apenas apoiado nas mãos de terapeuta, em seguida ela foi-me levando até ao corredor (fui só para o pequeno porque o chão estava molhado), ao chegar lá a terapeuta deixou-me sozinho e sem as canadianas, para eu andar apenas com uma mão no corrimão e sem qualquer apoio do outro lado, consegui para ambos os lados apesar do receio inicial.

Quando a terapeuta voltou não trouxe as canadianas, fui com ela para as escadas e subi até ao primeiro andar utilizando apenas o corrimão do lado direito e uma tábua que existe do lado direito. Foi mais fácil mas subir assim obrigava-me a fazer mais força na prótese esquerda, quando voltar a subir só com as canadianas talvez já consiga fazer a força necessária para não esforçar tanto os braços e me equilibrar melhor. A descida também foi mais simples, mas descer sem as canadianas implica avançar mais a prótese direita, o que não é fácil uma vez que não tenho qualquer alavanca que me ajuda a avançar a prótese.

Depois das escadas aproveitei para descansar um pouco até chegar lá um dos médicos, fui com ele tirar algumas fotos que irão ser usadas num congresso onde vão dar o meu exemplo como sendo um exemplo de sucesso, uma vez que consigo andar com as próteses, calça-las sozinho e a evolução tem sido muito positiva. Tiramos fotos tanto vestido com roupa normal como de calções com elas à mostra para se ter uma noção de como são as duas, também fizemos fotos nas escadas mas para ir até lá e uma vez que o chão estava molhado fui com as minhas mãos nas da terapeuta, já me sinto mais confiante, no regresso a terapeuta deu-me apenas uma das mãos, embora com receio consegui tão bem como no início quando comecei a andar agarrado às duas mãos dela.

Foi um dia muito positivo e deixa-me cheio de esperanças para o ano novo que já chega esta noite.

Muito obrigado a todos, um feliz ano novo.
Norberto Mourão

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 20º dia (30 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Mais um dia de fisioterapia com muita chuva, não foi possível fazer um treino completo, mas o que foi possível fazer foi muito rentável.

O treino foi um pouco diferente, levantei-me nas barras e ao contrário dos outros dias não andei com as mãos nas barras, a terapeuta disse-me para andar sem as agarrar mas apoiava-me nas mãos dela, o apoio que necessito é muito pequeno e por isso ela disse-me para eu andar só com uma canadiana, eu ainda não me sinto confiante para tal, no início tive mesmo de me ir apoiando ao ombro da terapeuta, fui assim até ao corredor e lá já andei sozinho, tinha o corrimão para me apoiar sempre que era necessário e era necessário muitas vezes, no fim já consegui dar alguns passos sem estar com a mão encostada à parede ou ao corrimão.

Nas escadas tentei subir sem usar os apoios fixos, não consegui porque são estreitas e acabo sempre por encostar as canadianas às paredes, sempre que faço o impulso para o degrau de cima sem encostar num dos lados acabo por não ter força para subir, preciso fortalecer a perna da prótese esquerda para conseguir fazer força com ela e não precisar tanto dos braços, fui até ao primeiro andar e correu tudo bem. A descida também correu muito bem, só preciso das canadianas e não me encosto à parede nem ao corrimão, agora só preciso reduzir o tempo que demoro a descer, embora já não demore tanto ainda tenho de ser mais rápido.

Por último apenas treinei mais um pouco a andar sem uma das canadianas, já andei um pouco melhor, consegui mesmo andar só com a canadiana do lado esquerdo e depois só com a canadiana do lado direito, na primeira tentativa no início do treino apenas tinha conseguido com a canadiana no lado esquerdo, também usei muito menos o corrimão e consegui dar passos mais certos, no entanto também não consegui avançar a prótese direita para a frente da esquerda.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 19º dia (29 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje regressei à fisioterapia depois das mini-férias de Natal, nas quais fui "obrigado" a treinar na rampa, escadas e no piso completamente irregular que existe lá na aldeia, tive de utilizar todas as técnicas que me ensinaram na fisioterapia, foi muito bom, consegui evoluir mais um pouco e isso notou-se hoje durante a fisioterapia.

Comecei o meu treino fora das barras, levantei-me da cadeira e comecei a andar um pouco no ginásio, em seguida e depois de contar as minhas aventuras nas férias a terapeuta disse-me para irmos às escadas largas, para lá chegar tive de subir a rampa, consegui sem dificuldades. Já nas escadas experimentei subir conforme tinha feito nas férias, hoje a confiança eram muito maior e acabei por conseguir subir todos os degraus usando apenas as canadianas, sinto-me cada vez mais confiante, para descer também voltei a fazer o mesmo que fiz nas férias, só com as canadianas, meto-as no degrau de baixo, dobro ligeiramente o joelho esquerdo e coloco a prótese direita no degraus de baixo, em seguida desço a prótese esquerda, faço isso sucessivamente em todos os degraus até ao fundo das escadas. Ao voltar para o ginásio ainda precisava de descer a rampa, eu queria descer agarrado ao corrimão por causa do piso estar molhado, mas a terapeuta não deixou e tive de descer pelo meio, desci muito devagar e consegui descer tudo sem percalços pelo meio.

De volta ao ginásio andamos todos a treinar o equilíbrio usando as bolas e passando-a de uns para os outros, no início sentados e fazendo-a rodar à volta do corpo e em seguida passava-mo-la para outro, numa fase mais avançada estávamos todos em pé.

Ainda tive tempo para ir às escadas de madeira do outro ginásio, são umas escadas mais pequenas, num lado com degraus altos no outro baixos e são muito estreitas. Subi pelas baixinhas sem apoiar as canadianas nos corrimões e desci pelas altas sem precisar de me apoiar, nunca tinha conseguido sem me encostar, pois as escadas são muito estreitas. A subida foi feita pelas altas, já foi muito diferente, mais difícil e tive mesmo de apoiar as canadianas nos dois lados, não havia outra solução, por último desci pelas baixinhas e foi muito simples.

Foi assim o meu regresso das mini férias, o treino foi muito preenchido e muito positivo. Obrigado a todos por continuarem a seguir a minha evolução e por todo o apoio que me têm dado.
Norberto Mourão

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 18º dia (21 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje foi o meu último dia de fisioterapia antes do Natal, mas isso não fez com que me desleixa-se do treino.

Comecei o dia nas barras, mas andei lá pouco tempo porque já estava planeado para o início um treino no chão (deitar-me e levantar-me). Ao contrário da última vez que tinha tentado, hoje consegui passar bem para o chão, ainda que com uma mão na marquesa e outra na cadeira, em seguida meti-me de joelhos, foi muito simples e já consegui equilibrar-me muito bem, sem necessitar de estar agarrado, a partir daqui só me faltava levantar, tentei de várias formas, com a ajuda da terapeuta e agarrado ao standing acabei por me conseguir levantar, fazendo força na prótese esquerda e também com os braços,mas precisei de me agarrar à terapeuta e também que ela me ajuda-se a trancar o joelho esquerdo, em seguida tentei descer para o chão, destranquei em primeiro lugar o joelho direito e depois com a ajuda dos braços consegui descer, por fim tinha de me voltar a levantar, fiz o mesmo que anteriormente e já consegui melhor, não precisei de me agarrar tanto à terapeuta mas ainda precisei que ela me ajuda-se a trancar o joelho esquerdo. O esforço é muito grande e acabei cansado.

Voltei a ir sozinho para o corredor, mas como o piso estava um pouco molhado fui com bastante receio, dei os passos com segurança, bastante devagar e certamente não estavam a ser tão certos como têm sido, mas a segurança é muito mais importante e por isso limitei-me a ir com atenção para não cair.

Nas escadas hoje as coisas não correram tão bem, a terapeuta queria que eu subisse sem apoios fixos, eu tentei, esforcei-me mesmo muito mas não consegui, acabei por encostar sempre uma das canadianas à parede e ainda assim o receio não me estava a permitir fazer força na prótese esquerda, ao fazer força o corpo rodava e eu desequilibrava-me e isso tirava-me a confiança, ainda assim fui subindo degrau a degrau, muito lentamente e em alguns com a ajuda da terapeuta, nos últimos encostei as duas canadianas à parede e subi muito bem. A descida foi feita de costas e com as mãos nos corrimões , para treinar os movimentos que tenho de fazer ao subir, ainda que o trabalho do joelho esquerdo seja o oposto, tinha de o destrancar e puxar a prótese direita para trás, consegui com relativa facilidade, na próxima vez tenho de experimentar com pelo menos uma canadiana.

Agora durante uns dias vou estar de férias, por isso desejo a todos um Feliz Natal.
Muito obrigado
Norberto Mourão

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 17º dia (20 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje iniciou-se uma nova semana de fisioterapia e com ela veio a chuva, logo o meu treino ficou muito condicionado.

Comecei o meu treino nas barras, onde praticamente só treinei o equilíbrio, voltámos a fazer aquele jogo com as bolas e desta vez eu não estava no standing, o meu equilibro com as próteses já é muito razoável, mesmo fazendo movimentos repentinos para agarrar a bola, roda-la à volta da cintura num primeira fase e\ou à volta da cabeça numa segunda fase, sendo que começamos com uma bola pequena e de borracha e acabamos com uma bola de 2kg, mas hoje o jogo foi um pouco injusto, eu era o único que estava de pé todos os outros estavam sentados, mas para mim é muito melhor estar de pé.

Hoje andei pelo corredor sozinho, fiz o corredor todo para os dois lados, tinha a prótese esquerda um pouco rodada para fora e por isso já não consegui andar tão direito, ainda assim fui tentando controlar os movimentos do corpo e já consegui dar passos maiores com a prótese do lado direito, permitindo dessa forma andar um pouco mais rápido e sempre com atenção ao tamanho do avanço das canadianas.

Não cheguei a ir às escadas, o tempo era mais reduzido por causa da visita médica e por isso só fui à rampa, fomos quatro amputados ao mesmo tempo para a rampa, cada um com as suas dificuldades, eu subi-a sozinho sem qualquer problema, já me sinto bastante confiante, ao descer vim agarrado ao corrimão, a terapeuta estava com uma senhora amputada que tem bastantes dificuldades e por isso eu preferi começar a descer sozinho e agarrado ao corrimão, como seria de esperar correu bem a descida.

Para finalizar o meu treino só tive de me sentar na cadeira, hoje demorei um pouco mais a destrancar o joelho direito, quando o consegui destrancar acabei por me sentar de uma forma muito suave.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 16º dia (17 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje acabou a semana de fisioterapia, uma semana de sol em que foi possível treinar sem qualquer limitação relacionada com o piso molhado ou escorregadio, foi também a ultimo dia do estágio do terapeuta Tiago, desde já lhe deixo aqui um enorme agradecimento e lhe digo o que todos pensam, é um excelente profissional, ninguém naquele ginásio tem dúvidas disso e todos lhe desejam as maiores felicidades para o resto do curso e para a vida profissional, muito obrigado.

Comecei o dia a andar no corredor como tenho feito nos últimos dias, já me sinto muito bem a andar sozinho, os passos aos poucos vão ficando semelhantes, tanto no tamanho como na duração de cada um, depois voltei-me a sentar na cadeira sem qualquer apoio fixo, já me consigo sentar bem apesar de ainda demorar um pouco até o fazer.

O treino nas escadas hoje foi repartidas em duas partes:
- Primeiro nas escadas pequenas do ginásio, tentei subi as escadas baixinhas com as canadianas e sem apoio, não foi possível porque são bastante estreitas, depois desci pelas grandes também só com as canadianas, com bastante dificuldade e com apoio no lado direito acabei por as descer, ao subir coloquei uma canadiana no degrau de cima e outra no de baixo, fui conseguindo subir dessa forma embora com apoio nos dois lados, mas como já me sinto um pouco mais confiante sei que é uma boa estratégica para as subir, por último desci as escadas pequenas e correu bem.
- A segunda parte do treino foi nas outras escadas, tentei subir conforme tinha feito nas do ginásio, já se notam algumas melhorias, pois consegui subir apenas com uma das canadianas apoiadas na parede, ainda assim a meio das escadas acabei por me desequilibrar para a frente e tive mesmo de meter as mãos no chão, mas esse percalço não me impediu de continuar, subi até ao cimo e desci com as duas canadianas, tentei descer todos os degraus sem me agarrar ao corrimão, mas nuns degraus tive de usar uma pequena ajuda com o corrimão e noutros encostei-me ligeiramente à parede, ainda assim no meio consegui descer um sem me agarrar no corrimão e sem me encostar na parede usando apenas as canadianas, a evolução já é significativa em relação aos primeiros dias.

A rampa correu muito bem, subi muito bem e os passos já são maiores, também consegui descer só com as canadianas e num tempo muito menor, já não fiz tanta força com os braços e por isso não fiquei tão cansado.

No fim do treino e para a despedida do terapeuta Tiago, fui para as barras e tentei andar sem canadianas, como é normal ainda não consegui, no entanto agarrando as mãos dele eu já consegui andar, o apoio nas mãos dele chegou a ser bastante reduzido o que é um excelente sinal, só preciso mesmo de aumentar a confiança para conseguir andar sem qualquer apoio.

Muito obrigado a todos
Norberto Mourão

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 15º dia (16 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Felizmente o céu tem estado limpo e por isso tem sido possível treinar em todos os lados, ginásio, corredor, escadas e rampa, tendo um treino completo as evoluções são mais significativas.

Hoje estive pouco tempo nas barras, já me sinto bastante confiante a andar e por isso prefiro deixar um pouco de lado o aquecimento nas barras e andar pelo corredor, mais uma vez andei até ao fundo do corredor e voltei para o ginásio, correu bem a minha caminhada e já foi mais rápida.

Tentei subir as escadas sem recorrer muito ao apoio lateral nas duas paredes, mas é complicado porque são estreitas, ainda assim reduzi a força nos braços para fazer mais força com a prótese esquerda, senti-me bem e por vezes o apoio lateral era bem menor. A descida voltou a correr bem como ontem, desci de uma forma segura, consegui transferir bem o peso para a prótese direita e assim destrancar o joelho esquerdo facilmente.

Voltei a treinar na rampa, consegui subir um pouco mais rápido e só com as canadianas, não preciso de subir encostado a uma parede ou mesmo ao corrimão, vou pelo meio da rampa, quando cheguei lá em cima tinha um objectivo em mente para a descida, passar só com as canadianas umas marcas amarelas que existem no chão (para os carros não estacionarem), no fim dessas marcas é quando a rampa começa a ficar mais inclinada e eu ainda não tinha conseguido, por isso hoje tinha esse objectivo, comecei a minha descida muito devagar, os meus passos nem chegam a ultrapassar o outro pé, o receio de cair é muito grande e ainda não é fácil transferir o peso para o lado direito, também faço muita força nas canadianas, mas lá fui andando aos poucos e não só passei as marcas como consegui descer a rampa toda, sempre só com as canadianas, apenas tive um percalço pelo meio, não estava a conseguir passar o peso para o lado direito e destrancar o joelho esquerdo, quando cheguei ao fundo a inclinação já era menor e por isso já parecia que estava a andar a direito, esta descida demorou cerca de 10 minutos, mas aos poucos tenho a certeza que vou ser mais rápido.

Já no ginásio tentei-me sentar na cadeira sozinho, hoje foi a primeira vez que consegui de uma forma suave, os médicos dizem que tenho tido uma boa evolução, principalmente nestes dias sem chuva em que posso treinar em todos os lados.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 14º dia (15 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje está um dia muito bonito, o céu limpo e o chão está seco por isso já pude ir treinar em todos os lados, acabou por ser um dia bastante preenchido e com experiências novas.

Comecei por andar no corredor antes do ginásio abrir, fiz o corredor todo para os dois lados, consegui controlar melhor o avanço da canadiana esquerda, permitindo dessa forma andar a direito, sem o corpo rodado para o lado direito.

No ginásio começou a minha primeira experiência, tinha de passar da cadeira para o chão e depois levantar-me. Consegui passar bem da cadeira para o chão, em seguida e com algum esforço meti-me de joelhos, por fim só me faltava levantar, mas aí começaram os problemas e acabei por não conseguir, ainda não sei qual é a melhor forma de o fazer e também ainda não tenho o equilíbrio e confiança necessários para fazer força na prótese e dessa forma meter-me de pé, uma vez que não foi possível meter-me de pé, passei do chão para a marquesa e fiquei sentado, depois tive de fazer o percurso inverso, passei da marquesa para o chão sem dificuldades e do chão para a cadeira experimentei algumas maneiras, nenhuma delas era muito segura e não estava a conseguir, pensei um pouco e vi qual seria a melhor forma de o fazer, agarrei com as duas mãos na cadeira, uma de cada lado e de costas para ela, aproveitei a força que consigo fazer com a prótese esquerda e levantei-me muito facilmente.

As escadas correram melhor que nunca, subi muito bem e quase sem fazer ajustes no posicionamento, a descida foi muito suave, todos os degraus seguidos e sem grandes paragens, consegui manter o tronco direito e dessa forma destrancar bem o joelho.

Como estava sol pedi para ir à rampa, consegui subir bem a rampa com as duas canadianas, sem qualquer receio e ainda ia na conversa, ao descer tentei mais uma vez só com as canadianas, mas ainda não foi possível, ainda assim já desci mais um bocadinho, mas quando a rampa fica um pouco mais inclinada mete um pouco de receio por isso desço o resto agarrado ao corrimão.

A outra experiência do dia foi ao sentar-me, não na cadeira mas na marquesa, encostei-me à marquesa e pensei em sentar-me dobrando os dois joelhos como fazia antigamente antes do acidente, para isso bastou-me apenas destrancar em primeiro lugar o joelho direito, apoiar bem as canadianas no chão e depois dobrar o joelho esquerdo, foi muito simples agora tenho de experimentar isso na cadeira.

Muito obrigado a todos e desculpem-me por ter feito um texto demasiado longo, mas não queria deixar nada de fora.
Norberto Mourão

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 13º dia (14 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"


Hoje foi um dia normal na fisioterapia, cheguei um pouco tarde e por isso apliquei-me ainda mais.

Quando lá cheguei a prótese esquerda não estava encaixada, com a pressa acabou por sair por isso tive de a voltar a encaixar, felizmente consigo bem e não preciso de ajuda, depois disso andei nas barras durante um pouco e fiz o habitual treino de equilíbrio e de transferências de peso.

Andei sozinho no corredor grande, sempre muito concentrado e procurando sempre ter em atenção o tamanho dos passos, o avanço das canadianas e a rotação do corpo, para não andar um pouco de lado, consegui andar mais rapidamente e isso tornou a marcha mais normal, acabei por fazer todo o corredor em pouco tempo.

Subi as escadas sozinho, tive especial atenção na força e na colocação das canadianas, para tentar não me apoiar muito nas paredes e de certa forma imaginar que estava numas escadas mais largas, ainda não consegui subir sem esse apoio nas paredes e penso que não é possível naquelas escadas porque são estreitas. Para descer esperei pela terapeuta e pensei fazer uma experiência nova, tentar descer de frente, (tinha estado a pensar nisso enquanto esperava por ela),mas não foi possível, não consigo dobrar o joelho esquerdo de forma a apoiar a perna direita no degrau de baixo, por isso a única solução encontrada até agora é descer de lado, mesmo assim no último degrau tentei e consegui descer com as duas canadianas.

Sentei-me apoiado no standing e por isso consegui-me sentar de forma suave terminando dessa forma o meu treino de hoje.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fisioterapia - 12º dia (13 - 12 - 2010)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje o meu treino foi focado em grande parte nas escadas.

Comecei como tem sido hábito pelas barras, andei menos tempo e não fiz os exercícios com a bola, fiz um pequeno aquecimento e treinei um pouco o equilíbrio.

As escadas lá no ginásio são estreitas e eu encosto sempre as canadianas às duas paredes facilitando dessa forma a subida, no entanto, hoje a terapeuta disse-me que tinha-mos de treinar noutras mais largas e sem nenhum apoio fixo. Até às escadas fui andando bem mesmo a descer um passeio e a subir o outro junto às escadas, o problema veio a seguir, (é que sem pelo menos um apoio fixo não tenho confiança nenhuma e isso dificulta muito, faz mesmo a diferença toda), ajustei as canadianas e subi a perna esquerda para o primeiro degrau, depois "só" precisava de dar o impulso com a perna esquerda e fazer força com os braços, mas foi muito difícil, por muita força que fizesse parecia que estava com os músculos bloqueados, tudo devido ao receio, à falta de confiança, acabei por conseguir com a ajuda da terapeuta, o segundo degrau era mais alto e voltei a ter os mesmo problemas, ainda assim consegui mais rápido (mais de 2 minutos em cada degrau), o terceiro e o quarto já correram ligeiramente melhor, depois tinha de descer e as dificuldades aumentaram, tive mesmo de descer com uma das mãos num apoio fixo e continuo com o mesmo problema de sempre ao descer, tenho muitas dificuldades em destrancar o joelho esquerdo, preciso de o destrancar para conseguir apoiar a perna direita, enquanto isso não acontece sinto-me bastante inseguro, acabei por descer essas escadas e em seguida fui descer as outras do ginásio, como já as tenho descido mais vezes sinto-me mais confiante, a descida foi tranquila, consegui destrancar o joelho mais facilmente e a postura era mais correcta o que só prova que todas as minhas dificuldades se devem à falta de confiança, a solução é treinar muito e aumentar os níveis de confiança aos poucos.

Para acabar o dia só me faltava sentar na cadeira, consegui agarrar a cadeira com a mão esquerda e destrancar o joelho esquerdo, no entanto o joelho direito hoje não o consegui destrancar, por isso acabei por me desequilibrar para trás e sentar-me logo na cadeira, mas de uma forma bastante brusca, com treino vou conseguir sentar-me mais suavemente.

Muito obrigado a todos pelo vosso apoio.
Norberto Mourão

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...